O que há de novo
https://i.imgur.com/mL3bSuR.jpg
Forum Retrogames Brasil

Seja bem vindo ao Fórum Retrogames Brasil! Leia as regras com atenção antes de se registrar!

[Ajuda] Dicas de limpeza e recuperação de CDs?

RebQuaker

Member
Entrou
Jan 29, 2023
Mensagens
40
Reaction score
0
Pontos
6
Idade
25
Localização
Jundiaí
Website
youtube.com
Aoba meu povo! Bão?

Tenho um Metroid Prime do GameCube que está até bonito de aparência, menos riscado que os demais discos que tenho para o mesmo. Ele até boota o logo da Nintendo, mas logo já dá erro de leitura, já tentei limpar de várias formas e nada.

O que recomendam nestes casos?
Cheguei a verificar se não haviam bolhinhas ou pedacinhos microscópicos faltando na gravação do disco, mas não notei falta de nada .-.

Postarei fotos aqui em breve se conseguir tirar uma bacana mostrando ele em alta definição.

Aproveito deixar outra dúvida, quais as melhores formas de manter um disco com limpeza e armazenamento.
 
Na época de cds de musica eu removia arranhados com pasta de dente e camisa de malha, a pasta daquelas brancas mais comuns mesmo

Sugestão usar um cd que seja lixo para testar e entender melhor
 
Antonio Neto disse:
Não será sujeira no leitor também?

Você mora no litoral?

Não senhor, moro no interior de SP.
No leitor não é pois faço limpeza do laser dele com uma frequência bacana até, e todos os outros discos funcionam perfeitinho, mesmo os que estão mais riscados do que ele


naldin disse:
Na época de cds de musica eu removia arranhados com pasta de dente e camisa de malha, a pasta daquelas brancas mais comuns mesmo

Sugestão usar um cd que seja lixo para testar e entender melhor

Eu fazia isso com jogos paralelos de PS2 quando criança também, depois de anos achava que era mito isso daí, mas bom saber que tem um fundo de verdade, como ele já não funciona mesmo de forma alguma, vou tentar com ele e veremos no que dá
 
É bom que seja essas pastas brancas, das mais comuns.. Pensa que tem que polir o disco, então vai passando fazendo movimento circular, sem forçar demais até ver que ele ficou melhor
 
Yon disse:
É bom que seja essas pastas brancas, das mais comuns.. Pensa que tem que polir o disco, então vai passando fazendo movimento circular, sem forçar demais até ver que ele ficou melhor

Você falando dessa forma me faz cogitar utilizar a cera que uso pra polir o carro pra passar no disco  :lol: :lol: :lol:  Se não funcionar com a pasta de dente acho que terei uma boa experiência pra realizar aqui hein...
 
RebQuaker disse:
Yon disse:
É bom que seja essas pastas brancas, das mais comuns.. Pensa que tem que polir o disco, então vai passando fazendo movimento circular, sem forçar demais até ver que ele ficou melhor

Você falando dessa forma me faz cogitar utilizar a cera que uso pra polir o carro pra passar no disco  :lol: :lol: :lol:  Se não funcionar com a pasta de dente acho que terei uma boa experiência pra realizar aqui hein...

O certo é usar uma massa de polir automotiva, se quiser fazer essa gambiarra.. A cera deixa mais resíduo, sei lá se seria interessante. Faça por sua conta e risco
fingerscrossed.png
 
Yon disse:
RebQuaker disse:
Yon disse:
É bom que seja essas pastas brancas, das mais comuns.. Pensa que tem que polir o disco, então vai passando fazendo movimento circular, sem forçar demais até ver que ele ficou melhor

Você falando dessa forma me faz cogitar utilizar a cera que uso pra polir o carro pra passar no disco  :lol: :lol: :lol:  Se não funcionar com a pasta de dente acho que terei uma boa experiência pra realizar aqui hein...

O certo é usar uma massa de polir automotiva, se quiser fazer essa gambiarra.. A cera deixa mais resíduo, sei lá se seria interessante. Faça por sua conta e risco
fingerscrossed.png

Ouvi falar que massa de polir automotivaé ótima, desde que saiba aplicá-la pra não cagar no processo.

Nucna tentei e nunca tive coragem, tenho um trauma grande com CDs riscados e outros com descando o magnético (acho que é assim que se escreve).
 
Atualização: Testei com a pasta branca e não obtive sucesso.

Infelizmente acabei localizando dois problemas nesse disco em específico: Uma possível quantidade de bits apagados (Isso vocês devem me dizer se é ou não realmente um bit apagado ou se é comum da gravação do disco) e fungos começando a aparecer no centro do disco.

lCTTpGU.jpg


J2bSTPb.jpg
 
O centro é só acrílico, não era pra criar problema em nada.. Mas pelo visto a mídia tá com algum problema mesmo ou o seu leitor tá de mal dele
 
Yon disse:
O centro é só acrílico, não era pra criar problema em nada.. Mas pelo visto a mídia tá com algum problema mesmo ou o seu leitor tá de mal dele

Imaginei isso, é o unico disco que não funfa de todos que tenho, o restante abre mega rapido. Inclusive, esses dias ele abriu o logo da Nintendo e deu erro em seguida. Mas pode ser leitor mesmo. Estou com um problema parecido numa midia de dreamcast do soul calibur, ela boota e volta pro menu do console em seguida. Acho que é hora de meter um gdemu nele e talvez considerar um SD2SP2 nesse gczinho dol-001 aí
 
RebQuaker disse:
Yon disse:
O centro é só acrílico, não era pra criar problema em nada.. Mas pelo visto a mídia tá com algum problema mesmo ou o seu leitor tá de mal dele

Imaginei isso, é o unico disco que não funfa de todos que tenho, o restante abre mega rapido. Inclusive, esses dias ele abriu o logo da Nintendo e deu erro em seguida. Mas pode ser leitor mesmo. Estou com um problema parecido numa midia de dreamcast do soul calibur, ela boota e volta pro menu do console em seguida. Acho que é hora de meter um gdemu nele e talvez considerar um SD2SP2 nesse gczinho dol-001 aí

Com a facilidade de usar o picoboot hoje em dia, vale bem a pena instalar um aí..
 
Yon disse:
RebQuaker disse:
Yon disse:
O centro é só acrílico, não era pra criar problema em nada.. Mas pelo visto a mídia tá com algum problema mesmo ou o seu leitor tá de mal dele

Imaginei isso, é o unico disco que não funfa de todos que tenho, o restante abre mega rapido. Inclusive, esses dias ele abriu o logo da Nintendo e deu erro em seguida. Mas pode ser leitor mesmo. Estou com um problema parecido numa midia de dreamcast do soul calibur, ela boota e volta pro menu do console em seguida. Acho que é hora de meter um gdemu nele e talvez considerar um SD2SP2 nesse gczinho dol-001 aí

Com a facilidade de usar o picoboot hoje em dia, vale bem a pena instalar um aí..

É uma ótima ideia, e descobri que é compatível com o DOL-001.
Combinei com um amigo que faz esse tipo de modding de estarmos instalando nele ano que vem, mas ele me alertou que tem alguns games que não são compatíveis com o picoboot. Vocês tem alguma recomendação antes de eu prosseguir com essa ideia maluca?
 
Pergunta idiota, mas seus outros jogos estão funcionando normalmente, certo?

Essa parte geralmente não tem dados, mas quando começa esses descascamento do magnético é um sinal de o problema pode degringolar.

O Neto lá em cima perguntou se você mora em litoral pois nessas áreas a oxidação dos componentes e eletrônicos e o descascamento das mídias são bem mais comuns.
 
Topo