O que há de novo
https://i.imgur.com/mL3bSuR.jpg
Forum Retrogames Brasil

Seja bem vindo ao Fórum Retrogames Brasil! Leia as regras com atenção antes de se registrar!

[Dúvida] Consoles Retrô e Dispositivos Inteligentes (IoT)

RebQuaker

Member
Entrou
Jan 29, 2023
Mensagens
40
Reaction score
0
Pontos
6
Idade
25
Localização
Jundiaí
Website
youtube.com
Saudações, galera!

Eu sou um entusiasta de automação residencial com dispositivos de assistente pessoal (Alexa e Google), e estive criando alguns comandos referentes ao meu setup gamer, para executar uma série de funções.
Bom, com dispositivos conectados ao Wi-Fi é fácil, pois conseguimos realizar pelo menos o básico (Ligar) via MAC Address, como é o caso do PC e TVs Smart mais antigas.

Mas estive discutindo com um amigo esses dias sobre automatizar os consoles retrô também, há como fazer substituindo o botão liga/desliga por um ESP8266 ou 32 unido a um relé, porém isso tiraria a originalidade do console, e eu sou bem chatinho com hardmodding quando o assunto são consoles os quais possuo apenas uma unidade ?.

Ele deu a ideia de comprar tomadas ou régua inteligente para conectar os consoles retrô nelas, e mantê-los sempre com o botão acionado no "Ligado", e aí entra o motivo desse post: Basicamente a função será deixar ele sempre ligado e basicamente "Tirar" da tomada toda vez que der um comando de desligar e colocar na tomada de novo quando ligar. Isso pode danificar o console de alguma forma? Estamos falando de Nintendo 64, Dreamcast e GameCube. Não sei se a função de desligamento deles efetua alguma outra função ao ser acionada, como descarregar algum capacitor antes de desligar completamente ou qualquer coisa do tipo.
Uma outra dúvida seria: A mola do botão provavelmente vai danificar mantendo ele ligado o tempo todo?
 
Antonio Neto disse:
ideia interessante

mas EU , PESSOALMENTE, não pegaria um console velho funcional pra fazer mods.

no maximo comprar algum meio lixo, estragado, etc.

boa sorte com o projeto!

Concordo, me incomoda também, já chorei pra aceitar que o rapaz que me vendeu meu Dreamcast trocasse o terminal da bateria pra uma de CR2032, eu sou extremamente anti-hardmodding huahauhua, e acho que só faria no máximo no meu 64 comum, tenho um comum e um custom case, o custom não mexo por nada nesse mundo.
 
Já conversei um bucado sobre isso com o burn.. Consoles mais antigos, que tem a chave com posição off e on são tranquilos, deixa ele ligado e põe um switch externo, igual vc disse.. Acho que o GC e DC são assim, não?
 
Yon disse:
Já conversei um bucado sobre isso com o burn.. Consoles mais antigos, que tem a chave com posição off e on são tranquilos, deixa ele ligado e põe um switch externo, igual vc disse.. Acho que o GC e DC são assim, não?

Isso, na sexta gen e até na quinta a maioria dos consoles são chaveados, o dc e o cube e até o 64 tem uma chave que alterna liga desliga, não é "toggle" igual ps2.


naldin disse:
Eu iria nessa ideia da tomada mesmo, mais fácil e não altera o console

é acho que vou fazer isso mesmo mano, só espero que ficar cortando energia brusca do console não zoe ele, apesar que os chaveados já são assim tecnicamente né
 
Topo