O que há de novo
https://i.imgur.com/mL3bSuR.jpg
Forum Retrogames Brasil

Seja bem vindo ao Fórum Retrogames Brasil! Leia as regras com atenção antes de se registrar!

Dúvidas da oficina

Yon disse:
Ventilador queimou um fusível desses, é mto zuado por um comum?

46ce2dZ.jpg

Coloca aquele fio 2,5mm ai no lugar que fica ótimo.  :smile:'

O problema desses fusíveis é queimar o motor por aquecimento.
 
Pessoal é o seguinte, eu estava com um dos meus GBs Classic sem ligar aqui, o modelo amarelo que era o que estava em melhor estado antes, até o início do ano passado ele funcionava, mas fiquei quase 10 meses sem ligar ele, e a alguns meses eu fui jogar nele novamente e ele não ligou mais... Ai pensei em fazer um Recap nele, só que tenho dúvidas sobre alguns capacitores, primeiro queria ter certeza de quais capacitores tem no meio da placa dele, esses 5 que tem no meio nessa foto, pelo que vi são de 1.0 uF 50v, mas será que são eles mesmo? Na placa diz, mas não tenho certeza se são realmente esses, eu levantei eles para tentar descobrir quais, mas não dizia, na foto aparece eles em pé, mas com o console fechado eles ficam deitados:



Os outros 3 eu já sei quais são, dois deles são de 100 uF 10v, e tem outro, que acredito que seja esse o problemático, que é de 10 uF 25v. Só que tenho outra dúvida em relação a esses outros 5 que falei antes, pois para trocar eles é bem difícil, pois os terminais dele ficam atrás da tela, e para tirar essa tela é bem difícil, eu até poderia desprender ela da placa e não precisar remover o flat, mas esse flat é muito sensível e tenho medo de danificar ele, então pensei em cortar os capacitores rente aos terminais, e soldar os novos em cima dos terminais antigos, mas será que ficaria bons? Ficaria um serviço porco demais?

Eu acabei montando esse GB depois que tirei as fotos, e o desgraçado voltou a ligar, mas ele liga só por um tempo e a imagem some, acredito que seja um desses capacitores mesmo, primeiro quero trocar o de 10 uF, se for só ele vou deixar assim mesmo com os outros, ele está com a aparência de enrugado, tenho quase certeza que é só ele, esse é fácil de trocar.
 
Sim, são 5x 1uF/50V

São poucos, já troca tudo mesmo.
 
Yon disse:
Sim, são 5x 1uF/50V

São poucos, já troca tudo mesmo.
Beleza, vou comprar eles, mas primeiro irei trocar o de 10 uF para ver o que acontece, tenho quase certeza que o defeito no console é por causa dele que está enrugado.

Já esses de 1.0 uF só irei trocar se for necessário mesmo, pois como falei lá no Discord, eles vão ser bem difíceis de trocar, tenho que ver um vídeo ensinando a desencaixar aquela tela com cuidado.
naldin disse:
Que delicia esse Gb amarelinho.
Ao menos esse já é amarelo de fábrica, e não é amarelado com o tempo, tem uns brancos que já estão mais amarelados que esse...
9010.gif
 
Odin disse:
Yon disse:
Sim, são 5x 1uF/50V

São poucos, já troca tudo mesmo.
Beleza, vou comprar eles, mas primeiro irei trocar o de 10 uF para ver o que acontece, tenho quase certeza que o defeito no console é por causa dele que está enrugado.

Já esses de 1.0 uF só irei trocar se for necessário mesmo, pois como falei lá no Discord, eles vão ser bem difíceis de trocar, tenho que ver um vídeo ensinando a desencaixar aquela tela com cuidado.
naldin disse:
Que delicia esse Gb amarelinho.
Ao menos esse já é amarelo de fábrica, e não é amarelado com o tempo, tem uns brancos que já estão mais amarelados que esse...
9010.gif

186b73.jpg
 
Pessoal é o seguinte, como já falei lá no Discord, espero poder comprar em breve um Odyssey lá naquele sebo que conheci recentemente, o tiozinho de lá ficou meu amigo e disse que iria guardar ele para mim, só que segunda feira passada eu falei com o filho dele, que foi quem me vendeu a Power Glove, e ele me disse que já tinha testado esse console uma vez, e que ele estava funcionando, só que depois que ele foi desmontar o console, o fio da fonte se partiu e estava meio que deteriorado, ele me garantiu que o console funcionava, só que a fonte estava com problemas, e olhando uma fonte no ML vi que ela é essa aqui:



Só que tem um problema, a algum tempo vi um vídeo de um cara que tinha conseguido um Odyssey, só que ele mostrou outra fonte que não era original dele, acho que era do Phantom System, só que ele falou que aquela fonte que ele tinha teve que ser adaptada para poder funcionar no Odyssey, pois a fonte do Odyssey original seria de corrente alternada, e que as fontes da maioria dos outros consoles não são, então fiquei nessa dúvida, o que eu teria que fazer caso eu tenha que ir atrás de outra fonte se eu não conseguir arrumar a fonte original dele? O vídeo que falei é esse aqui:



Eu ainda não entendo nada sobre esse lance de corrente alternada e outras, ano passado quando comecei a pegar consoles na loja onde comprei meu amplificador da Marshall, o cara me deu um SNES que ele disse ter queimado, e que tinha usado uma fonte alternada nele sem saber, foi a primeira vez que vi falar sobre isso, mas realmente ainda não entendo quase nada disso.
 
Caraca!!! Primeira vez que vejo um equipamento com fonte externa alternada. Teoricamente é fácil converter uma continua para alternada, basta remover os diodos e capacitores, deixando apenas o transformador. Mas era bom ver certo o que tem nela por dentro.
 
Pessoal hoje tenho uma dúvida sobre o tal de Araldite, pois nunca usei isso e queria saber se dá para usar mesmo em eletrônicos, pois uma vez vi o @naldin falar algo sobre ele e que eu lembre, ele tinha usado naquele Arduino que ele trocou comigo...

Acontece que estou com um Classic Controller vagabundo de Wii aqui para arrumar, e o defeito dele é que os dois botões Z dele que ficam em cima, do lado dos botões L e R, o ZL e o ZR, os tact switch deles as vezes afundam para baixo se apertar muito forte, ai queria achar um jeito de fixar eles melhor para não afundarem mais... Esse controle é piratinha e bem frágil, ai queria saber se dá para usar Araldite para colar eles, se corro o risco de dar algum curto e tal, ou se posso usar sem problemas.

Também não sei se existe algum Araldite específico para eletrônica, pois nunca usei ele, mas pelo pouco que pesquisei, existem modelos diferentes.
 
Eu também fiquei curioso com essa lâmpada carrossel ai ahahahahahah
 
Vendo o post do Odin sobre o GB, que dizer que qualquer videogame antigo sempre vai ter que trocar os capacitores em alguns anos? Por isso nunca fui de pegar o Game Gear pelo problema de capacitores
 
naldin disse:
Não entendi bem o uso da cola @"Odin" mas curto não dá.
Eu só queria manter esses botões tact switch mais firmes, pois eles afundam para baixo se apertar muito forte, ai tem que abrir eles e levantar de novo, então posso usar Araldite de boa para deixar eles firmes em seus lugares?
Sonymaster disse:
Vendo o post do Odin sobre o GB, que dizer que qualquer videogame antigo sempre vai ter que trocar os capacitores em alguns anos? Por isso nunca fui de pegar o Game Gear pelo problema de capacitores
Aparentemente sim, mas acredito que os capacitores podem durar bem mais se a pessoa sempre manter os consoles funcionando de tempos em tempos, pois senão os capacitores podem secar se ficarem muito tempo parados, e os consoles terem problemas.

Mas eles tem vida útil mesmo que os consoles sejam jogados todos os dias, mas alguns consoles tem capacitores de melhor ou pior qualidade que os outros. Hoje em dia muitos SNES estão tendo problemas de capacitores, por causa de uns capacitores do capeta que eles tem, que são um saco para trocar, daqui a alguns anos vai acontecer o mesmo com os N64, felizmente no Mega Drive e Master system os capacitores que eram colocados tinham melhor qualidade e eles podem durar um pouco mais.
 
Odin disse:
naldin disse:
Não entendi bem o uso da cola @"Odin" mas curto não dá.
Eu só queria manter esses botões tact switch mais firmes, pois eles afundam para baixo se apertar muito forte, ai tem que abrir eles e levantar de novo, então posso usar Araldite de boa para deixar eles firmes em seus lugares?

Queria entender melhor esse afundar ai, mas acredito que nao vai ter problema.
 
naldin disse:
Odin disse:
naldin disse:
Não entendi bem o uso da cola @"Odin" mas curto não dá.
Eu só queria manter esses botões tact switch mais firmes, pois eles afundam para baixo se apertar muito forte, ai tem que abrir eles e levantar de novo, então posso usar Araldite de boa para deixar eles firmes em seus lugares?

Queria entender melhor esse afundar ai, mas acredito que nao vai ter problema.
É que os botões desse Classic Controller são tact Switchs, aqueles que são soldados de lado, não por baixo, que nem os botões dos controles do N64, Xbox entre outros, só que a solda deles acho que está fraca e não estão segurando direito, ou talvez os ferrinhos dos contatos cedem para baixo, vou tentar ressoldar eles primeiro, mas se não adiantar vou usar o Araldite mesmo.
 
Então que dizer que essas placas novas como Raspberry Pi tem uma vida útil bem mais se ficar muito tempo parado do que os consoles de placas antigas? eu estou perguntando porque sou leigo demais nesse assunto de eletrônica.
 
Sonymaster disse:
Então que dizer que essas placas novas como Raspberry Pi tem uma vida útil bem mais se ficar muito tempo parado do que os consoles de placas antigas? eu estou perguntando porque sou leigo demais nesse assunto de eletrônica.
A vida útil dos capacitores, a validade deles, seria de 10 a 15 anos, mas não quer dizer que eles vão durar só isso, pode ser que dure 30, 40 anos que nem meus Pongs que troquei recentemente, e alguns capacitores ainda estavam bons mesmo eu trocando eles, mas é só uma vida útil mesmo, uma validade, se passar disso eles podem durar muito mais se os aparelhos forem bem cuidados.

Eletrônicos é bom você ligar eles de tempos em tempos, ainda mais antigos, nunca é bom deixar eles muito tempo parados.
 
Por isso que sempre curtir o mecânico do que eletrônico.
 
Sonymaster disse:
Por isso que sempre curtir o mecânico do que eletrônico.

250px-Pai_de_familia_dan%C3%A7ando_tango_com_o_mecanico.jpg


Prefere um mecânico então..



Por sinal, tudo que é mecânico tem mto mais problema em ficar sem uso do eletrônicos..
 
Yon disse:
Sonymaster disse:
Por isso que sempre curtir o mecânico do que eletrônico.

250px-Pai_de_familia_dan%C3%A7ando_tango_com_o_mecanico.jpg


Prefere um mecânico então..



Por sinal, tudo que é mecânico tem mto mais problema em ficar sem uso do eletrônicos..

Sim todos eles precisam de manutenção sempre se ficar muito tempo parado. Por isso já disse ao @"Gordola da Station" para usar a piroca dele, não escuta a gente.
 
Topo