O que há de novo
https://i.imgur.com/mL3bSuR.jpg
Forum Retrogames Brasil

Seja bem vindo ao Fórum Retrogames Brasil! Leia as regras com atenção antes de se registrar!

Game Boy com Emuladores [Projeto]

naldin

Active member
Entrou
Abr 11, 2019
Mensagens
18,062
Reaction score
12
Pontos
38
Idade
49
Localização
Somewhere in Time
Website
www.twitter.com
Para comemorar os 30 anos do Game Boy resolvi iniciar um projeto que já tinha em mente fazia algum tempo. A ideia básica é usar um case parecido com o do Game Boy impresso em impressora 3D e colocar um Pi Zero rodando emuladores através do Retropie.

Conversando sobre eletrônica

Quando comecei a mexer com eletrônica lá pelo fim dos anos 80, fazer um projeto significava desenhar a placa de CI, corroer a placa, soldar todos os componentes, medir, ajustar, medir de novo, queimar componente, trocar componente e assim chegar a um projeto final. Isso se já achasse o projeto do circuito pronto, caso contrario ainda teria que desenvolver o circuito também. Hoje a eletrônica está completamente modular, em cima de uma ideia você pode comprar pequenas placas montadas com o que você precisa e uni-las para seu projeto. E é exatamente isso que irei fazer aqui.

O projeto

Eu já tinha praticamente tudo para o projeto, são peças que fui comprando na China apenas para testes e estudos e depois ficou paradas. Foi exatamente já ter quase tudo que me animou a iniciar o projeto. Estava faltando o Pi Zero que comprei a pouco tempo e o case impresso em 3D, que neste caso é fácil de fazer já que possuo uma antiga impressora 3D.
O principal guia para meu projeto é este da Adafruit: https://learn.adafruit.com/pigrrl-2

Material que será utilizado

- Pi Zero
- Display 3.5"
- Booster MT3608 para fornecer os 5V
- TP4056 para carregar as baterias
- Cartão 4GB
- E algumas coisas de sucata que irão me servir e vou comentando futuramente.

Vídeo do funcionamento. A qualidade não ficou legal :( 



Fotos do projeto pronto:

IMG-0969.jpg

IMG-0949.jpg

IMG-0950.jpg

IMG-0951.jpg

IMG-0923.jpg

IMG-0954.jpg

IMG-0979.jpg

IMG-0975.jpg

IMG-0976.jpg

IMG-0977.jpg

IMG-0978.jpg


Projeto caminhando


B1RxTrj.jpg

01.png


FAQ do projeto:
Desde o inicio do projeto quando tinha apenas ideias em minha cabeça, varias duvidas foram surgindo. Perguntas que fazia para mim mesmo e com o tempo fui achando a melhor solução. Segue as principais:

A primeira pergunta foi qual o case imprimir?
Fiquei na duvida entre os dois abaixo, o famoso da Adafruit e esse outro que é uma copia quase exata do original. Por enquanto estou tendendo pelo original por ele ter os botões ABXY maiores e mais distantes, o da Adafruit eu achei esses botões muito pequeno e próximos.
https://www.thingiverse.com/thing:1277483
https://www.thingiverse.com/thing:2676949

f104c22ca9a23e8f253fd84af8099e36_preview_featured.jpg

c21472c5f2a49d71171645d5fcbac70c_preview_featured.jpg


Qual display usar?
Tenho dois, um de 2,8" que usa o famoso controlador ILI9341 e nunca consegui colocar para funcionar, e um de video composto 3,5". Optei pelo de video composto por ser mais simples de ligar, mesmo sabendo que a qualidade do ILI9341 é melhor pelo que já li.

O display vai encaixar no case?
Sim, encaixou com precisão no case modelo original conforme pode ser visto na foto aqui:
https://retrogamesbrasil.net/showthread.php?tid=310&pid=4468#pid4468

É possível diminuir o brilho da tela?
O display sozinho tem um consumo de 185mA e tudo que não queremos em um portátil é consumo alto. Então pensei em diminuir um pouco o brilho e ganhar mais umas horinhas de jogatina, mas infelizmente, pelas características do chip de controle de video AMT630 não é possível trabalhar no brilho da back light.

O Pi Zero possui saída de video composto?
Sim, ele apenas não tem o conector, mas tem os pads como é mostrado no link.
https://www.raspberrypi.org/magpi/rca-pi-zero/

O Pi Zero possui saída de audio?
Não. Estou fazendo uma saída de audio através da GPIO com a dica da Adafruit, os detalhes coloquei aqui:
https://retrogamesbrasil.net/showthread.php?tid=310&pid=3167#pid3167
Link Adafruit:
https://learn.adafruit.com/adding-basic-audio-ouput-to-raspberry-pi-zero/pi-zero-pwm-audio

Qual controle usar?
Conforme descrevi aqui:
https://retrogamesbrasil.net/showthread.php?tid=310&pid=2489#pid2489
Vou usar chaves micro switch que acionam a GPIO e simulam teclas de um teclado. A parte física será algo mais ou menos como o da Adafruit:
https://learn.adafruit.com/pigrrl-2/gamepad

Um Cartão de 4GB é suficiente?
Minha ideia é usar apenas emuladores 8 e 16 bits já que é o que o Pi Zero consegue rodar bem. Tenho um cartão de 2GB (pequeno), um de 4GB(bom) e um de 16GB(exagerado). Mas fiquei na duvida se caberia tudo no de 4GB e sim, 2.1GB são usados para sistema e vou usar em torno de 200MB a 300MB apenas com minhas ROM selecionadas a dedo, não quero nada de 7000 roms no sistema.

Como conseguir 12V para alimentar o display, já que o RPi trabalha com 5V?
Foi encontrado um ponto dentro do circuito do display para entrar com 5V. Ele tem um regulador de 12v para 5v e depois outro (1117) de 5v para 3.3v, então entro direto com 5v na entrada desse segundo regulador.

HtiVOH8.jpg


Qual bateria será usada para alimentar o sistema?
Provavelmente usarei baterias de litio 4.2V com um booster MT3608 que mantém em 5V. A capacidade deve ficar em torno de 2A.

Qual o consumo total do sistema? Quanto tempo a bateria irá durar?
Como meu multímetro não muito preciso, o consumo ficou em torno de 550mA com bluetooth e wifi ligados e 500mA com eles desligados. BT e wifi não terão utilidade depois do projeto pronto. Usando bateria de 2A daria uma autonomia de umas 4hs.

Como a bateria será carregada?
Através de uma plaquinha de carga TP4056 que possui um conector micro USB e pode ser carregado com qualquer cabo de celular.
 
Esse projeto é seu? Achei ele bem interessante...

Esses dias vi um projeto interessante de outro cara no Youtube também, envolvendo um PI e até dois Arduino, mas aquele era extremamente complexo, o cara fez até uma placa de circuito impresso caseira e fez a carcaça dele numa impressora 3D, fiquei impressionado com o projeto do cara, o portátil ficou parecido com um controle de WiiU.
 
Nossa, show demais Naldin!
Vai no case azul que acho que é melhor hein.. Posição do d-pad mais baixa, botões maiores.. Curti mais ela.

E que sistema vai usar? Retropie é uma mão na roda mas acho o delay nos comandos dele mto alto.. Pessoal diz que o Lakka tá melhor nisso

Bom de bateria que dá pra usar essas pra smartphone que são bem finas né, será que cabe a de algum tablet? Daí conseguiria até dobrar essa autonomia aí
 
E me reviveu uma coisa que eu tava afim de fazer  uns tempos atrás, vlw Naldin! Como se eu já tivesse pouca gambiarra pra fazer!
 
Quanto sai mais ou menos a impressão de uma case dessas? De material?
 
Odin disse:
Esse projeto é seu? Achei ele bem interessante...

Esses dias vi um projeto interessante de outro cara no Youtube também, envolvendo um PI e até dois Arduino, mas aquele era extremamente complexo, o cara fez até uma placa de circuito impresso caseira e fez a carcaça dele numa impressora 3D, fiquei impressionado com o projeto do cara, o portátil ficou parecido com um controle de WiiU.
É meu mesmo, tem varios parecidos por ai, até alguns na carcaça original.

Yon disse:
Nossa, show demais Naldin!
Vai no case azul que acho que é melhor hein.. Posição do d-pad mais baixa, botões maiores.. Curti mais ela.

E que sistema vai usar? Retropie é uma mão na roda mas acho o delay nos comandos dele mto alto.. Pessoal diz que o Lakka tá melhor nisso

Bom de bateria que dá pra usar essas pra smartphone que são bem finas né, será que cabe a de algum tablet? Daí conseguiria até dobrar essa autonomia aí
É o azul mesmo, ainda mais que vi que botes de controle de PS2 piratas parece se encaixar nele e tenho duas sucatas de controle pirata aqui.
O sistema vai ser retropie, o lakka é otimo também. Sobre input lag uso retropie com bluetooth 8bitdo ou usb X360 tem anos e nunca percebi nada, acho que vai mais é da qualidade do controle do que o sistema. E nesse caso se der certo o controle vai ser 12 micro switch direto na GPIO, impossivel qualquer input lag, ja que a IO ta direto no processador.

Yon disse:
E me reviveu uma coisa que eu tava afim de fazer  uns tempos atrás, vlw Naldin! Como se eu já tivesse pouca gambiarra pra fazer!
Conta ai, qual é?

Yon disse:
Quanto sai mais ou menos a impressão de uma case dessas? De material?
 Não tenho ideia ainda, tenho que fatiar o .stl pra ver, mas quando for fazer informo aqui.
 
Ah tá, beleza então, realmente tem vários projetos similares na internet, pensei até que fosse algum projeto gringo de tão complexo :rofl:'


Mas parabéns pelo projeto! Tomara que você consiga fazer ele, eu sei que esses projetos são difíceis, esse que falei que vi no Youtube era um console portátil muito grande e deu uma trabalheira para o cara fazer, ele ficou parecido com um controle de WiiU, imagina esse seu como deve ser complicado pelo tamanho reduzido...
 
naldin disse:
Odin disse:
Esse projeto é seu? Achei ele bem interessante...

Esses dias vi um projeto interessante de outro cara no Youtube também, envolvendo um PI e até dois Arduino, mas aquele era extremamente complexo, o cara fez até uma placa de circuito impresso caseira e fez a carcaça dele numa impressora 3D, fiquei impressionado com o projeto do cara, o portátil ficou parecido com um controle de WiiU.
É meu mesmo, tem varios parecidos por ai, até alguns na carcaça original.

Yon disse:
Nossa, show demais Naldin!
Vai no case azul que acho que é melhor hein.. Posição do d-pad mais baixa, botões maiores.. Curti mais ela.

E que sistema vai usar? Retropie é uma mão na roda mas acho o delay nos comandos dele mto alto.. Pessoal diz que o Lakka tá melhor nisso

Bom de bateria que dá pra usar essas pra smartphone que são bem finas né, será que cabe a de algum tablet? Daí conseguiria até dobrar essa autonomia aí
É o azul mesmo, ainda mais que vi que botes de controle de PS2 piratas parece se encaixar nele e tenho duas sucatas de controle pirata aqui.
O sistema vai ser retropie, o lakka é otimo também. Sobre input lag uso retropie com bluetooth 8bitdo ou usb X360 tem anos e nunca percebi nada, acho que vai mais é da qualidade do controle do que o sistema. E nesse caso se der certo o controle vai ser 12 micro switch direto na GPIO, impossivel qualquer input lag, ja que a IO ta direto no processador.

Yon disse:
E me reviveu uma coisa que eu tava afim de fazer  uns tempos atrás, vlw Naldin! Como se eu já tivesse pouca gambiarra pra fazer!
Conta ai, qual é?

Yon disse:
Quanto sai mais ou menos a impressão de uma case dessas? De material?
 Não tenho ideia ainda, tenho que fatiar o .stl pra ver, mas quando for fazer informo aqui.

Fazer isso com uma coisa que já tá virando tralha na casa de todo mundo e nem sei como não aproveitam nesses projetos da forma que devia.. Pegar um smartphonezinho mais antigo e por ele numa case

Eu ficava doido pra fazer isso uns 2 anos atrás, mas na época a parte da eletrônica básica envolvida era mto nebulosa pra mim ainda..
Mas vendo isso aí reviveu a chama haha


https://www.instructables.com/id/GameDroid-Android-Gameboy/


FKT2J3NIP9ZMMNJ.LARGE.jpg


Esse foi o único projetinho que achei um bom material sobre.. Pelo que vi por cima o cara usou uma plaquinha desses tecladinhos bluetooth pra fazer os comandos.

Eu tenho um Samsung I5500, telinha de 2,8".. do GBA é 2,9" :itwasntme:' 
Samsung-Galaxy-5-i5500.jpg

Ele tem alguns botões físicos que dá pra pensar numa forma de serem usados.. Mas de qualquer forma tava pensando em arrumar um adaptador OTG bom pra poder ligar a placa de um controle de PS2 que tenho aqui da época que tava pensando em fazer um arcade. Corto e torço pra ela pegar no mesmo local do case hahaha

Mas quando tiver uma noção do preço do case 3D me conta. No Aliexpress tá uns 40 reais com o frete uma case de GBA, no ML sai por uns 60..  Negócio é por pra funcionar e se eu chegar a fazer isso, comprar uma case por aqui mesmo e arrumar uns botões pra por mais 2 acima dos de GBA haha

Seria bem útil pra jogar no metrô, já que não saio com o 3DS de jeito nenhum e não gosto de jogar no touch
 
Será que fica mto barulhento colocar switchs no lugar das borrachinhas, Naldin? :wondering:,


E o bom da internet: Sempre que vc tem uma idéia meio idiota, vc acha pessoas que já fizeram aquilo pra te dar apoio:

kxF80gI.png


Analógico de Switch, no caso esse aí usa raspberry mesmo.



E esse com analógicos de 3DS hahaha
 
O legal é isso, são inúmeras possibilidades de fazer. Sobre o case eu só vou imprimir porque já tenho impressora, se procurar com calma acha sucata de Game Boy baratinho só pra tirar a carcaça. A impressão 3D nao fica tão linda quanto parece em fotos por causa das fatias. Fica melhor se der uma lixada e pintar, mas ai ja começa a dar trabalho demais. Olha o preço desse que é até possível recuperar, um sem recuperação sai mais barato ainda:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1219075296-game-boy-gb-com-defeito-na-tela-_JM
 
Cara, que incrível, vou adicionar ao tópico oficial no sábado sem falta 
Parabéns Naldin, tenho mó vontade de meter o louco e fazer esses projetos também, me falta tempo, inspiração e dinheiro só HAHAHAHAHA
 
naldin disse:
O legal é isso, são inúmeras possibilidades de fazer. Sobre o case eu só vou imprimir porque já tenho impressora, se procurar com calma acha sucata de Game Boy baratinho só pra tirar a carcaça. A impressão 3D nao fica tão linda quanto parece em fotos por causa das fatias. Fica melhor se der uma lixada e pintar, mas ai ja começa a dar trabalho demais. Olha o preço desse que é até possível recuperar, um sem recuperação sai mais barato ainda:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1219075296-game-boy-gb-com-defeito-na-tela-_JM

Foda é o estado desses consoles originais.. já teria que gastar a mais com a proteção da tela e tals..
Vendem só a carcaça, tô pensando é nisso:
https://produto.mercadolivre.com.br...dvance-sp-borrachas-condutoras-_JM?quantity=1

Mas vou ter que por algum cyanogen da vida pra passar o cel pro 4.0 pra cima e aumentar o clock dele.. Na época eu lembro que de 600mhz o povo passava pra 800mhz fácil
E eu rodava Snes, Mega, GBA bem fluido nele, lembro que só ficou ruim pra rodar ps1, mas com o snes9x mais atual ele ficou um pouco lento.. Ter que pesquisar emulador pro snes pra achar um mais leve. De GBA rodou bem, o resto não acredito que dê problemas.

Sobre impressão 3D, é que tenho um amigo da sala que tem impressora.. Se eu comprar o material ele imprime pra mim de boas..
Só que realmente, sem acabamento eu acho feinho, daí iria mais trampo ainda de lixar, passar primer, lixar mais, pintar kk
Odeio lixar, tenho paciência nenhuma pra isso.
 
Tava testando ali, se eu focar em consoles com menos botões, dá pra eu usar os físicos do próprio celularzinho
Só triste que ele tem um ghost chato. Pra cada lado do direcional ele anula uma das outras teclas..

Assim eu facilitaria mto meu trabalho, mas ficaria bem limitado a jogos mais parados e não poderia jogar Snes.

Ver se arrumo uma caixinha de plástico ou um pote de sorvete pra fazer um protótipo hahaha
 
Acho que esse site vai agradar vocês com esse projeto;


http://retroflag.com/


Meu amigo tem o case do mega, coisa linda mesmo! Tem do SNES e dos controles, tudo muito legal mesmo!
 
Yon disse:
Tava testando ali, se eu focar em consoles com menos botões, dá pra eu usar os físicos do próprio celularzinho
Só triste que ele tem um ghost chato. Pra cada lado do direcional ele anula uma das outras teclas..

Assim eu facilitaria mto meu trabalho, mas ficaria bem limitado a jogos mais parados e não poderia jogar Snes.

Ver se arrumo uma caixinha de plástico ou um pote de sorvete pra fazer um protótipo hahaha
Esse tel tem bluetooth? Qualquer coisa voce usa os botoes do telefone pra jogos simples e pra snes usa um controle iPega bluetooth.

Henrico D. Santo disse:
Acho que esse site vai agradar vocês com esse projeto;


http://retroflag.com/


Meu amigo tem o case do mega, coisa linda mesmo! Tem do SNES e dos controles, tudo muito legal mesmo!
Esses retroflag são maravilhosos.


burn1004 disse:
Cara, que incrível, vou adicionar ao tópico oficial no sábado sem falta 
Parabéns Naldin, tenho mó vontade de meter o louco e fazer esses projetos também, me falta tempo, inspiração e dinheiro só HAHAHAHAHA
Valeu!!! Tomara que de certo ne? Ainda tem um bom caminho pela frente.
 
Henrico D. Santo disse:
Acho que esse site vai agradar vocês com esse projeto;


http://retroflag.com/


Meu amigo tem o case do mega, coisa linda mesmo! Tem do SNES e dos controles, tudo muito legal mesmo!

São mto fodas, Henrico! Pena que sai caro pra gente aqui no BRzão
naldin disse:
Yon disse:
Tava testando ali, se eu focar em consoles com menos botões, dá pra eu usar os físicos do próprio celularzinho
Só triste que ele tem um ghost chato. Pra cada lado do direcional ele anula uma das outras teclas..

Assim eu facilitaria mto meu trabalho, mas ficaria bem limitado a jogos mais parados e não poderia jogar Snes.

Ver se arrumo uma caixinha de plástico ou um pote de sorvete pra fazer um protótipo hahaha
Esse tel tem bluetooth? Qualquer coisa voce usa os botoes do telefone pra jogos simples e pra snes usa um controle iPega bluetooth.

Preciso passar o Android pro 4.0+ pra conseguir usar o iPega.
Se eu fosse uma pessoa que termina o que começa sempre até sacrificaria o meu que nunca gostei de usar pra fazer o portátil kkk

Ah, ou faço direito usando um controle USB de doador e um cabo OTG pra poder carregar com o controle ligado no USB ou faço um quebra galho com os botões físicos do cel mesmo..

Querendo fazer o protótipozinho pra ver se me satisfaz desse jeito..
 
@"Yon" Realmente, pensando melhor essa do OTG rola demais, acho que é a melhor opção, fica bem DIY e você já tem o controle, não custar fazer um teste.
 
Hoje fiz o teste de fazer o controle com botões ligados na GPIO e funcionou perfeito. O programa da Adafruit é bem simples, depois de instalado ele simula teclas de um teclado em cada pino da GPIO. Os detalhes estão aqui:
https://learn.adafruit.com/pigrrl-2/software#installing-keypress-retrogame-support-4-9

Para instalar basta usar os comandos:
Código:
curl https://raw.githubusercontent.com/adafruit/Raspberry-Pi-Installer-Scripts/master/retrogame.sh >retrogame.sh
sudo chmod +x retrogame.sh
sudo bash retrogame.sh

O primeiro comando baixa o script, o segundo da permissão de execução no script e o terceiro executa. Após a execução basta escolher "1. PiGRRL 2 controls" e rebootar.

Será criado um arquivo /boot/retrogame.cfg então basta edita-lo de acordo com algum teclado que já esteja configurado, ou configurar o teclado de acordo com o arquivo. O teclado é configurado no menu do Retropie em configure input. O arquivo retrogame.cfg segue o padrão:
Código:
LEFT       4  # Joypad left
RIGHT     19  # Joypad right
UP        16  # Joypad up
DOWN      26  # Joypad down
LEFTCTRL  14  # 'A' button
LEFTALT   15  # 'B' button
Z         20  # 'X' button
X         18  # 'Y' button
SPACE      5  # 'Select' button
ENTER      6  # 'Start' button
A         12  # Left shoulder button
S         13  # Right shoulder button

Onde a primeira coluna é a tecla do teclado a segunda é a referencia da GPIO, não é o pino e a terceira é o comentário de qual botão será acionado no jogo/menu seguindo o padrão SNES. Abaixo segue a numeração da GPIO onde seguindo o arquivo acima por exemplo, a tecla Z do teclado aciona a GPIO 20 e o botão "X". A GPIO 20 é o pino 38. A primeira coluna pode ser alterada livremente de acordo com a configuração que foi feita no teclado. 

C3aWDkK.png


Abaixo um video do teste:




Agora acho que falta apenas testar o esquema de saída de audio e se funcionar já vai dar pra imprimir o case e começar a montagem.
 
Henrico D. Santo disse:
Acho que esse site vai agradar vocês com esse projeto;


http://retroflag.com/


Meu amigo tem o case do mega, coisa linda mesmo! Tem do SNES e dos controles, tudo muito legal mesmo!
Que cases bonitos, espero que não seja caros, dá vontade de comprar todos :rofl:'
 
Bem massa, Naldin! Tá andando o projeto, isso é bom!
Esses Pi Nano aguentam rodar uns filtros simples?
 
Topo