O que há de novo
https://i.imgur.com/mL3bSuR.jpg
Forum Retrogames Brasil

Seja bem vindo ao Fórum Retrogames Brasil! Leia as regras com atenção antes de se registrar!

Neo CD SD Loader - o ODE de Neo Geo CD.

Punch

Active member
Entrou
Abr 11, 2019
Mensagens
2,445
Reaction score
0
Pontos
36
EDIT 04/02/2023: Quem pesquisou a imagem do SD Loader do anúncio do ML e veio parar aqui, não se preocupe: sim, eu criei o anúncio e este tópico, o console vendido é o que está nessas fotos.

Eu não ia criar um tópico porque achei a instalação meio trivial (visto que o boçal aqui conseguiu fazer) mas já que tirei fotos, porque não.

Já começa que o Neo CD tem muito parafuso... você tem que remover a plaquinha do controle e a de vídeo + energia, e remover o shield de metal maçico da SNK para ter acesso a placa.

Removendo o conector CN3 para fazer uma ponte de CDDA entre a placa principal e a sub board de A/V, para manter o leitor original:
KJHlNx8.jpg


Levantando a 12ª perninha do TOP-SP1-3 para o SD Loader ter acesso a alguns sinais extras:
Kbj7dNn.jpg


E é isso, isso era a parte "difícil" da instalação. A placa principal do Neo CD SD Loader vem com um soquete para encaixar em cima do processador principal M68000 do Neo Geo, então é só encaixar a placa de maneira firme nele, e soldar os fios do CDDA. Também tem que ser soldado um fio no pad solto do TOP-SP1 e um em cima do pino que removemos:
YazsKIm.jpg


Depois disso é só por tudo no lugar, testar se tá funcionando mesmo a sub-placa de SD, e daí sim terminar a instalação.
kcrPp8n.jpg


Eu levei um susto do carai testando o console com o mod porque a imagem da minha TV apareceu totalmente preto e branco e zoada... mas é porque eu esqueci que eu tinha forçado NTSC na TV e o Neo CD brasileiro é PAL-M.  :facepalm: :lol:
Outras coisas curiosas: O firmware mais novo (0.8) tem um logo de boot com a paleta corrompida, fiz downgrade para 0.7 e parece ter resolvido. E duas vezes o aparelhinho bugou, apareceu "No Cheats Available :(" e quando eu tentei dar boot em um jogo ele já deu erro, igual essa imagem que eu roubei de um vídeo do youtube:

tUjigNj.png


Esse texto de erro numa tela preta, claro, já que o jogo sequer bootou. Mas enfim, eu espero que seja bug do próprio aparelho fazendo interface com o cartão SD, o que é provável, já que eu realmente espero que não seja problema de contato da placa com o CPU motorola. E por falar em problema de contato, o kit veio com duas espumas mas na hora eu só achei uma, essas espumas ficam entre a plaquinha do mod e o shield pra fazer pressão (imagino pra placa não desencaixar do processador), então provavelmente vou ter que abrir o Neo CD mais uma vez pra fazer direito porque 1 espuma só não faz nenhum contato ou pressão.

Mas enfim, como eu optei por deixar o leitor original no aparelho, eu comprei com a opção de plaquinha extensora SD que se encaixa próximo à controladora de CD original. E é um negócio bem feitinho, cai num lugar certo tanto na placa quanto no casco do videogame, quando eu vi ele na internet pensei que era uma gambiarra tosca mas não, fica legal e parece que é parte original do console de tão bem bolado. O cartão SD fica aparecendo na ventoinha superior e é fácil tirar/colocar.
zVKZRbn.jpg


Enfim, depois tiro um vídeo dele funcionando pra quem tiver interesse. Os jogos rodam MUITO mais rápido que se fosse rodar pelo próprio drive do CD, mais rápido do que o CDZ inclusive. Vai dar uma boa vida extra ao console, só preciso ver como esse mod vai se comportar, se não tem nada de errado na instalação.
 
Sou louco por esse console com esse mod, mas eu vi que tava tendo muito problema com a fabricação da placa em si, muito envio defeituoso e tal 

esperar os chinas lançarem a versão deles da parada hahaha 

Até pq eu nem tenho o neo geo ainda, e deve demorar até eu conseguir um
 
É um dos mods mais válidos pra mim.. Antigamente era barato esses neo geo cd por serem mto lentos, queria ter pegado um nessa época

Eu jogaria esse leitor o mais longe que fosse possível kkk


Zuera, deixaria pra manter a cara original, mas olharia com desprezo pra ele sempre
 
burn1004 disse:
Sou louco por esse console com esse mod, mas eu vi que tava tendo muito problema com a fabricação da placa em si, muito envio defeituoso e tal 

esperar os chinas lançarem a versão deles da parada hahaha 

Até pq eu nem tenho o neo geo ainda, e deve demorar até eu conseguir um

Acho que fez bem hein, parece que muitos tiveram problema com o soquete do M68000, e eu acho que eu posso estar tendo alguns problemas ligeiros também com isso... às vezes o bichinho buga de maneiras esquisitas e nada mais explica. Mas pelo menos no jogo ainda não tive nenhum problema, não testei extensivamente em um jogo ainda por falta de tempo mas acredito que o principal esteja funcionando sem problemas se passou da tela de boot  :lol:

Yon: entendo perfeitamente seus sentimentos com o leitor original  :lol:
 
Punch disse:
burn1004 disse:
Sou louco por esse console com esse mod, mas eu vi que tava tendo muito problema com a fabricação da placa em si, muito envio defeituoso e tal 

esperar os chinas lançarem a versão deles da parada hahaha 

Até pq eu nem tenho o neo geo ainda, e deve demorar até eu conseguir um

Acho que fez bem hein, parece que muitos tiveram problema com o soquete do M68000, e eu acho que eu posso estar tendo alguns problemas ligeiros também com isso... às vezes o bichinho buga de maneiras esquisitas e nada mais explica. Mas pelo menos no jogo ainda não tive nenhum problema, não testei extensivamente em um jogo ainda por falta de tempo mas acredito que o principal esteja funcionando sem problemas se passou da tela de boot  :lol:

Yon: entendo perfeitamente seus sentimentos com o leitor original  :lol:

sim sim, vi bastante gente reclamando e parece que o pós venda é só um "foda-se" educado né? 


espero que contigo não dê problemas, torcendo por você aqui
 
Caralho, que bom que tem para Neo Geo CD.

O do DC fica bem melhor, dizem que do Saturn idem.

Mas a do Neo Geo CD é algo praticamente indispensável porque tanto CD como CDZ é algo surreal de lento.

Parabéns pela instalação e vai postando atualizações.
 
Burn, valeu! Qualquer coisa dá pra fazer igual um espanhol fez que eu vi no youtube, soldar pino a pino do processador na placa :lol:

Acho que uma troca vai ser inviável, até se num milagre o Furrtek concordar de enviar outro vai ser complicado por conta da receita taxaceira. Vou ter que viver com esses bugs mesmo... mais tarde vou ver se desmonto ele, verifico se o processador ainda está bem encaixado, e vou colocar a segunda parte da espuma pro shield fazer pressão.

Henrico: vou ver se gravo um vídeo dos loadings pra você ver o quanto melhora o NGCD. Art of Loading 3 até que é digestível agora haha
 
Aproveitando o tópico, caso alguém com o SD Loader esteja lendo: o Archive.org tem downloads de jogos protegidos do Neo CD com a proteção anti cópia removida:

https://archive.org/details/RealBoutFatalFury1996SNKJPUSInGameCDZProtectionRemoved.7z

Só que faltam alguns jogos que não se encontram em lugar nenhum. Eu tenho um CD-R velho do Super Sidekicks 3 sem proteção aqui que eu dumpei via imgburn para usar no SD Loader, upei no archive.org também para qualquer um que esteja à procura:

https://archive.org/details/MAIS_QUE_BRAVO
 
Instalei a segunda espuminha pra desencargo de consciência, agora o shield anti-interferência faz pressão no soquete do M68k.

OmJLSRB.jpg


Eu ia aparar um pouco a ponta dos fiozinhos que chegam no SD Loader mas fiquei com preguiça pra fazer aquele ritual de preparar o ferro de solda.

Eu acho que os bugs eram neura minha. O bug de perder sinal de vídeo no boot era problema no meu conversor HDMI (só agora vi que ele está com mal contato na entrada VGA), o bug de não carregar jogos em alguns boots sumiu e provavelmente era erro de firmware que foi patcheado com a 0.8, e o bug do Cartão SD com a paleta incorreta também provavelmente é questão de bug de firmware, já que a BIOS do Neo CD brasileiro (TOP-SP3) é um pouco mais rara e o Furrtek deve ter esquecido na hora de montar a feature nova de restaurar o logo de boot original.

A única coisa que não acho muito legal é que a região BRAZIL não funciona de jeito nenhum no SD Loader, então quem quiser verificar coisas feitas para o público brasileiro em discos que não têm seletor de linguagem (tipo Metal Slug com o Combat School traduzido num portugues surpreendentemente bom), só via CD mesmo. Esse também deve ser oversight de programação do SD Loader.

O Furrtek fechou a fila de espera mas segundo ele, vai fazer uma queima de estoque em Março. Então caso queiram um SD Loader original fiquem de olho, mas acho que não vai ser a última oportunidade de ter um porque o Furrtek postou todo o código fonte do FPGA e o layout da placa-mãe no github. Ja já os chinas começam a agir.

Acho que dá pra ver muito bem o ganho de performance (apesar do meu cabo SCART com interferência de som ali kkk)
 
Excelente tópico, eu também peguei o meu e estou gostando demais do resultado.

Aqui alguns testes:

[video=youtube]


Aqui meu NeoGeo CD com o NeoCD SD Loader e o mod Full Sanwa nós controles feijão.

 
weltoninja disse:
Excelente tópico, eu também peguei o meu e estou gostando demais do resultado.

Aqui alguns testes:

[video=youtube]


Aqui meu NeoGeo CD com o NeoCD SD Loader e o mod Full Sanwa nós controles feijão.





Bacana, bom trabalho! Chegou a notar alguma falha de funcionamento em algo? Aqui fora uns bugs em firmware mais antiga, ocorreu tudo bem.
 
Boa tarde! Fiz a instalação pra manter o drive de cd, e infelizmente o som dos jogos está com muito ruído nas músicas!

Já tentei de tudo e o ruído continua!
 
thiaguinho_pump disse:
Boa tarde! Fiz a instalação pra manter o drive de cd, e infelizmente o som dos jogos está com muito ruído nas músicas!

Já tentei de tudo e o ruído continua!

Fala amigo, tentou soldar de novo os pontos do CDDA na placa principal no SD Loader?

Recomendo você mandar um email para o furrtek (acho que na página do SD Loader tem) caso ressoldar os pontos não dê concerto.
 
Punch disse:
weltoninja disse:
Excelente tópico, eu também peguei o meu e estou gostando demais do resultado.

Aqui alguns testes:

[video=youtube]


Aqui meu NeoGeo CD com o NeoCD SD Loader e o mod Full Sanwa nós controles feijão.





Bacana, bom trabalho! Chegou a notar alguma falha de funcionamento em algo? Aqui fora uns bugs em firmware mais antiga, ocorreu tudo bem.



Rapaz, desculpe a demora. Não tive problema nenhum. Inclusive agora já estou usando a firmware 0.9 tá voando o console.


Punch disse:
weltoninja disse:
Excelente tópico, eu também peguei o meu e estou gostando demais do resultado.

Aqui alguns testes:

[video=youtube]


Aqui meu NeoGeo CD com o NeoCD SD Loader e o mod Full Sanwa nós controles feijão.





Bacana, bom trabalho! Chegou a notar alguma falha de funcionamento em algo? Aqui fora uns bugs em firmware mais antiga, ocorreu tudo bem.



Rapaz, desculpe a demora. Não tive problema nenhum. Inclusive agora já estou usando a firmware 0.9 tá voando o console.
 
Já faz mais de um ano que estou com o SD Loader, o Furrtek parou de fabricar e apareceram chineses por aí vendendo o aparelho de novo. Vale a pena?

Minha resposta sincera é que só vale se você tiver um NGCD, principalmente um com o leitor avariado.

Parece que tem outro fabricante gringo agora com um conector de CPU muito melhor, mas esse soquete é o ponto fraco do SD Loader, e com certeza pode te dar problema. Aqui vira e mexe eu tenho que reabrir o console e mexer nos conectores pq de tempos em tempos alguma coisa buga, leva meu cartão SD pro espaço e não funciona mais nem com o leitor original. Sim, pra donos do NGCD vale a pena, mas estejam cientes de que ele pode te dar uma certa dor de cabeça e continua caro (os do Aliexpress são quase o dobro do valor original).

Quem não tem NGCD? Fuja disso e monte um MVS consolizado com um cartucho multijogos (ou o cartucho Neo SD para os adinheirados). Vale muito mais a pena.
 
Neo Geo só me lembra que era/é console de rico.

Poh punch, posta umas fotinhas da montagem aí né?
 
Bom, pelo menos ainda tem um SD Loader para ele.

Neo Geo CD é só para entusiasta dos entusiastas mesmo. Apesar que alguns jogos dele, com a diferença gritante das músicas, fazia uma puta diferença.

Eu mesmo não consigo jogar KOF 96 MVS examente por causa das músicas. Não tem como voltar atrás depois de chegar no trio Boss Team, com o Geese sendo o primeiro e aquela porrada do Dies Irae em nossos ouvidos.
 
naldin disse:
Neo Geo só me lembra que era/é console de rico.

Poh punch, posta umas fotinhas da montagem aí né?

Não entendi naldin, as fotos estão ali no post inicial. Não aparece aí?
Apesar que alguns jogos dele, com a diferença gritante das músicas, fazia uma puta diferença.
Pois é, eu acho que tem jogo que era ajudado pelas trilhas refeitas em CD, mas jogos que eram mais legal no MVS mesmo. Vai do gosto do freguês hehe.
 
naldin disse:
Neo Geo só me lembra que era/é console de rico.

Poh punch, posta umas fotinhas da montagem aí né?

Entendi nada, agora as fotos estão aparecendo
 
Topo