O que há de novo
https://i.imgur.com/mL3bSuR.jpg
Forum Retrogames Brasil

Seja bem vindo ao Fórum Retrogames Brasil! Leia as regras com atenção antes de se registrar!

Qual seu último conserto/gambiarra?

burn1004

Active member
Entrou
Abr 11, 2019
Mensagens
11,515
Reaction score
0
Pontos
36
Idade
31
Localização
Rio de Janeiro
100% inspirado num tópico que o Odin fez na Outerspace, segue o questionamento aqui 

Qual foi a última(o) alteração/conserto/gambiarra que você fez nos seus consoles?
 
Hoje resolvi fazer um reparo no meu SNES que tenho a 22 anos desde novo, pois ele estava com o clássico quebrado na entrada da fonte:




Eu tinha algumas sucatas aqui com essa entrada boa, mas só não fiz esse reparo antes porque por anos acreditei que era complicado demais para mim, pois achava que tinha que remover também a entrada do cabo AV e a do RF junto, e eu ainda não tenho habilidade para remover a solda de vários contatos, só que recentemente descobri que só tem dois contatos para remover a solda, então vi que não era o bicho de sete cabeças que achava, só tem que tomar cuidado para não quebrar alguns suportes, e tem que encaixar direito, também tem que tomar cuidado para não encostar o ferro de solda por muito tempo nos contatos, pois pode ajudar a quebrar ou derreter aquele pino de plástico dentro da entrada da fonte, mas consegui fazer de barbada e o resultado ficou assim:



Eu também tive muito medo de danificar esse console, pois é o console que tenho mais apego sentimental, pois está comigo a mais de duas décadas e é o console que tenho a mais tempo, foi o segundo console que tive, o primeiro que foi um Dynavision 3 que eu não tenho mais, mas esse SNES é especial demais para mim. Menos mal que o reparo foi fácil, testei ele e ficou 100%.

Mas teve outra coisa que acabei fazendo nele também, que descobri o problema por acaso, pois fazia anos que eu não abria esse console, e eu quis dar uma limpada e uma revisada nele antes de montar novamente, e acabei descobrindo que uma das pontas do flat da entrada de controles estava com zinabre, que era a ponta que estava encaixada na placa da entrada dos controles, e esse zinabre acabou pegando na entrada da placa de controles também, ai tive que trocar a entrada de controles com o flat junto, mas o mais curioso foi que a 8 dias atrás eu achei uma entrada de controles com o flat no meio de umas sucatas que tinha aqui, e só tive o trabalho de lixar os contatos do flat e limpar essa entrada, mas nem sabia que dias depois iria precisar dessa entrada, parece que adivinhei... ':bigsmile: 



Espero não quebrar de novo essa entrada, aliás, nem sei como foi quebrar essa entrada, a uns 7 ou 8 anos atrás eu só tinha esse SNES na coleção, hoje tenho três, mas um dia fui jogar ele e quando fui plugar a fonte vi que a entrada estava quebrada, mas nem vi quando quebrou, deve ter se desgastado com o tempo, já que ela é muito sensível, mas na época fiquei indignado porque eu sempre cuidei bem dele.
 
Olha, foi na cagada, mas nesse domingo desmontei meu Saturn pois a leitura dos cds estavam engasgando e notei que mesmo trocando o cabo RCA a imagem pipocava muito.

Desmontei, tentei ver o que era e pra mim detectei algumas coisas, mas não pude fazer nada.

Montei novamente o saturn e a leitura melhorou pelo menos hahaha
 
Odin disse:
Hoje resolvi fazer um reparo no meu SNES que tenho a 22 anos desde novo, pois ele estava com o clássico quebrado na entrada da fonte:




Eu tinha algumas sucatas aqui com essa entrada boa, mas só não fiz esse reparo antes porque por anos acreditei que era complicado demais para mim, pois achava que tinha que remover também a entrada do cabo AV e a do RF junto, e eu ainda não tenho habilidade para remover a solda de vários contatos, só que recentemente descobri que só tem dois contatos para remover a solda, então vi que não era o bicho de sete cabeças que achava, só tem que tomar cuidado para não quebrar alguns suportes, e tem que encaixar direito, também tem que tomar cuidado para não encostar o ferro de solda por muito tempo nos contatos, pois pode ajudar a quebrar ou derreter aquele pino de plástico dentro da entrada da fonte, mas consegui fazer de barbada e o resultado ficou assim:


Eu também tive muito medo de danificar esse console, pois é o console que tenho mais apego sentimental, pois está comigo a mais de duas décadas e é o console que tenho a mais tempo, foi o segundo console que tive, o primeiro que foi um Dynavision 3 que eu não tenho mais, mas esse SNES é especial demais para mim. Menos mal que o reparo foi fácil, testei ele e ficou 100%.

Mas teve outra coisa que acabei fazendo nele também, que descobri o problema por acaso, pois fazia anos que eu não abria esse console, e eu quis dar uma limpada e uma revisada nele antes de montar novamente, e acabei descobrindo que uma das pontas do flat da entrada de controles estava com zinabre, que era a ponta que estava encaixada na placa da entrada dos controles, e esse zinabre acabou pegando na entrada da placa de controles também, ai tive que trocar a entrada de controles com o flat junto, mas o mais curioso foi que a 8 dias atrás eu achei uma entrada de controles com o flat no meio de umas sucatas que tinha aqui, e só tive o trabalho de lixar os contatos do flat e limpar essa entrada, mas nem sabia que dias depois iria precisar dessa entrada, parece que adivinhei... ':bigsmile: 



Espero não quebrar de novo essa entrada, aliás, nem sei como foi quebrar essa entrada, a uns 7 ou 8 anos atrás eu só tinha esse SNES na coleção, hoje tenho três, mas um dia fui jogar ele e quando fui plugar a fonte vi que a entrada estava quebrada, mas nem vi quando quebrou, deve ter se desgastado com o tempo, já que ela é muito sensível, mas na época fiquei indignado porque eu sempre cuidei bem dele.

Que bom que você tinha uma régua do conector da fonte de sucata, eu como não tinha adaptei esse conector aqui:
aBiPwnE.png

Quando desmontar o meu posto umas fotos de como ficou.
 
naldin disse:
Odin disse:
Hoje resolvi fazer um reparo no meu SNES que tenho a 22 anos desde novo, pois ele estava com o clássico quebrado na entrada da fonte:




Eu tinha algumas sucatas aqui com essa entrada boa, mas só não fiz esse reparo antes porque por anos acreditei que era complicado demais para mim, pois achava que tinha que remover também a entrada do cabo AV e a do RF junto, e eu ainda não tenho habilidade para remover a solda de vários contatos, só que recentemente descobri que só tem dois contatos para remover a solda, então vi que não era o bicho de sete cabeças que achava, só tem que tomar cuidado para não quebrar alguns suportes, e tem que encaixar direito, também tem que tomar cuidado para não encostar o ferro de solda por muito tempo nos contatos, pois pode ajudar a quebrar ou derreter aquele pino de plástico dentro da entrada da fonte, mas consegui fazer de barbada e o resultado ficou assim:


Eu também tive muito medo de danificar esse console, pois é o console que tenho mais apego sentimental, pois está comigo a mais de duas décadas e é o console que tenho a mais tempo, foi o segundo console que tive, o primeiro que foi um Dynavision 3 que eu não tenho mais, mas esse SNES é especial demais para mim. Menos mal que o reparo foi fácil, testei ele e ficou 100%.

Mas teve outra coisa que acabei fazendo nele também, que descobri o problema por acaso, pois fazia anos que eu não abria esse console, e eu quis dar uma limpada e uma revisada nele antes de montar novamente, e acabei descobrindo que uma das pontas do flat da entrada de controles estava com zinabre, que era a ponta que estava encaixada na placa da entrada dos controles, e esse zinabre acabou pegando na entrada da placa de controles também, ai tive que trocar a entrada de controles com o flat junto, mas o mais curioso foi que a 8 dias atrás eu achei uma entrada de controles com o flat no meio de umas sucatas que tinha aqui, e só tive o trabalho de lixar os contatos do flat e limpar essa entrada, mas nem sabia que dias depois iria precisar dessa entrada, parece que adivinhei... ':bigsmile: 



Espero não quebrar de novo essa entrada, aliás, nem sei como foi quebrar essa entrada, a uns 7 ou 8 anos atrás eu só tinha esse SNES na coleção, hoje tenho três, mas um dia fui jogar ele e quando fui plugar a fonte vi que a entrada estava quebrada, mas nem vi quando quebrou, deve ter se desgastado com o tempo, já que ela é muito sensível, mas na época fiquei indignado porque eu sempre cuidei bem dele.

Que bom que você tinha uma régua do conector da fonte de sucata, eu como não tinha adaptei esse conector aqui:
aBiPwnE.png

Quando desmontar o meu posto umas fotos de como ficou.

A entrada do meu SNES Baby também está quebrada, mas esse infelizmente não tenho de reposição ainda... Mas o dia que eu conseguir uma será mais fácil de trocar, e será sem medo, pois hoje foi a primeira vez que fiz esse transplante... ':bigsmile:

Essas entradas originais são uma porcaria, menos mal que os consoles seguem funcionando depois que quebra, só tenho medo que dê algum mau contato, quando vê um dia queima o console...
 
Interessante essa, se o cara não ter outra entrada original para colocar essa opção é uma boa alternativa ;:biggrin:; 

Já essa do fusível eu conheço várias alternativas, tem gente que coloca até um fio de cobre soldado na placa, mas esse seria um serviço extremamente porco, essa do suporte seria a melhor opção, mas tem vários formatos, eu só cheguei a colocar um daqueles suportes de metal, que é um saco de soldar, mas o dia que precisar irei colocar um suporte desses.
 
Estou feliz pra caramba, pois acabei de fazer o conserto mais difícil que fiz até hoje, que foi trocar um slot de SNES!  ;:biggrin:;

A algumas semanas meus amigos que me doaram um lote de consoles no fim do ano passado me deram 7 SNES para mim tentar arrumar para eles, pois eles não acham mais nenhum técnico que arrume consoles antigos, só atuais, e eles queriam tentar arrumar esses para eles venderem, pois SNES tem bastante procura na loja deles, e consegui arrumar três consoles até agora, mas dois nem postei aqui, pois foram consertos fáceis, eu só troquei o cristal deles e não levei nem 10 minutos, mas esse que arrumei hoje me deu bastante trabalho, primeiro eu tive que remover o slot de uma placa de SNES Baby sucata que tinha aqui e que uso para retirar peças, e fiquei do meio dia as duas da tarde fazendo isso, removendo tudo com cuidado, e acabei conseguindo... Ai mais tarde quase 6 da tarde resolvi pegar esse SNES que estava com defeito, que pega os cartuchos com bastante dificuldade, pois para pegar um cartucho tinha que tirar e colocar ele umas 10 vezes até pegar, e eu sabia que isso era oxidação em alguns dentes do slot, e para isso tinha que trocar ele, só que eu nunca tinha conseguido fazer isso antes, pois é bastante trabalhoso, e uma vez inutilizei um SNES tentando fazer isso, fiquei meio traumatizado com esse SNES que eu tinha estragado, que eu tinha tentado consertar no fim de 2017, mas hoje estou mais experiente que aquela vez, aprendi um monte de coisas com esses SNES que peguei agora, e hoje resolvi pegar esse SNES para tentar trocar o slot, esse console não é daqueles mais antigos que tem o slot removível, é daqueles últimos FAT que o slot é soldado direto da placa, acho que todos os da Playtronic/Gradiente são com slot soldado na placa, e esse curiosamente é da Gradiente, não da Playtronic, eu nem sabia que existia SNES FAT da Gradiente! Achava antes que todos os SNES da Gradiente eram os Baby... Mas ai a partir das 6 da tarde comecei o processo com todo o cuidado de remoção do slot desse console, primeiro puxei somente a carcaça de plástico dele, e deixei só os dentes do slot soldados na placa, eu queria ver quais dentes estavam enferrujados, e achei quatro dentes, um bem enferrujado no meio, provavelmente era esse que estava dando o problema, e mais três do lado dele que estavam meio enferrujados, ai comecei o processo de remoção dos dentes, tirei um por um, depois removi o resto de solda com cuidado dos terminais para poder encaixar o slot que eu tinha pego da placa sucata sem problemas, depois encaixei o slot e veio a parte mais difícil, que é soldar... Eu não tenho habilidade com solda ainda, preciso de muita pratica ainda, mas criei coragem e fui soldando terminal por terminal, depois de quase uma hora consegui soldar todos, e olhei com bastante cuidado para ver se algum terminal não estava dando curto, e o resultado ficou assim, uma pena que a imagem ficou ruim, mas cada terminal ficou de um jeito, só tomei cuidado para não deixar nenhuma solda fria:



Ai depois disso limpei bem a placa, montei o console, coloquei meu cartucho de testes e... Funcionou de primeira! Ainda testei mais dois jogos, um F-Zero que sei que tem um chip especial, e o Starfox que tem o chip FX para ver se os dentes a mais também estavam pegando, e eles pegaram e primeira...



Ainda dei uma jogadinha nesse SNES e funcionou perfeitamente, fiquei bastante feliz por ter arrumado esse console, pois foi o conserto mais difícil que consegui fazer até agora, eu sei que um técnico consegue fazer isso de barbada, mas para mim ainda é algo bastante difícil, apesar de eu ter ganho mais experiência hoje, na próxima vez que eu tiver que fazer isso, irei fazer com mais calma. Na semana passada eu tinha pego um cartucho de Atari como pagamento por um desses SNES que consertei, agora esse acho que vou pegar algum item melhor como pagamento lá na loja, pois esse me deu bastante trabalho... ':bigsmile:
 
@"Odin" muito bom!!! Esse acho que deve ser o serviço mais difícil de fazer em um SNES, o meu é assim também soldado e tenho um único terminal enferrujado que sempre me trás problema, ai limpo ele, dou uma raspadinha com um chave de fenda fina e volta a funcionar, mas já vi que um dia vou precisar trocar o slot. Mas me fala aí qual a forma você usou para retirar o slot, sugador de solda? barra de dessolda?
 
E procura um médico, @"Odin" essa tremedeira não é normal kkk
 
naldin disse:
@"Odin" muito bom!!! Esse acho que deve ser o serviço mais difícil de fazer em um SNES, o meu é assim também soldado e tenho um único terminal enferrujado que sempre me trás problema, ai limpo ele, dou uma raspadinha com um chave de fenda fina e volta a funcionar, mas já vi que um dia vou precisar trocar o slot. Mas me fala aí qual a forma você usou para retirar o slot, sugador de solda? barra de dessolda?
Para remover o slot da placa sucata eu usei sugador, mas é o jeito mais difícil de fazer, não recomendo...

Mas acabei descobrindo um jeito mais fácil tranquilo, mas bem mais demorado de fazer quando fui remover o slot com defeito, primeiro o cara remove aquela placa metálica, depois dá para remover essa parte de plástico do slot com uma chave de fenda, deixando só os dentes do slot a mostra na placa, essa carcaça do slot pode ser reaproveitada depois:



Hoje fiz isso novamente em outra placa de SNES que estou tentando recuperar, é dela essas fotos, e a vantagem é que você pode identificar os dentes oxidados, e pode reaproveitar o restante dos dentes sem precisar de outro slot novo inteiro, nessa imagem achei 7 dentes oxidados, 3 de um lado e 4 de outro:

[url=http://www.imagebam.com/image/9002bc1204563524]

[/url] Ai dá para o cara remover dente por dente só colocando um pouco de estanho em cada um dos 62 terminais, depois é só encostar o ferro de solda nos terminais e puxar os dentes com cuidado, sem entortar eles ou puxar um pedaço da trilha da placa junto, ai o cara pode reaproveitar os dentes bons do slot e colocar de volta na carcaça, com cuidado para não entortar eles, ai o cara pode pegar só alguns dentes novos de um slot sucata, ao invés de colocar um slot inteiro. Mas também demora para o cara colocar todos os 62 dentes no slot, tem que ter paciência, mas ao menos é um processo mais fácil e tranquilo, só tem que ter tempo e saco.
Yon disse:
E procura um médico, @"Odin" essa tremedeira não é normal kkk
Eu estava cansado na hora, pois levei umas três horas para retirar o slot da placa sucata, mais umas três horas para remover o slot com defeito e soldar esse novo... Cansei pra caramba fazendo isso, fora o medo de estragar o console ou não dar certo o conserto... :rofl:'
 
depois dá para remover essa parte de plástico do slot com uma chave de fenda

@"Odin" Gostei demais dessa ideia ai de remover o slot, mas ele então é so encaixado? não corre risco do plastico quebrar quando forçar com a chave de fenda? To pensando em retirar o meu pra tentar fazer uma limpeza melhor no unico terminal que tá muito enferrujado.
 
naldin disse:
depois dá para remover essa parte de plástico do slot com uma chave de fenda

@"Odin" Gostei demais dessa ideia ai de remover o slot, mas ele então é so encaixado? não corre risco do plastico quebrar quando forçar com a chave de fenda? To pensando em retirar o meu pra tentar fazer uma limpeza melhor no unico terminal que tá muito enferrujado.
Forçando devagar, com cuidado não quebra, tome cuidado também para não marcar o plástico do slot, pode até não quebrar, mas pode ficar aquelas marcas de força bruta quando o cara tenta arrombar algo com uma chave de fenda, eu tirei três slots assim e não ficou marcas, usei uma chave de fenda pequena, mas dependendo da chave pode marcar.

Se você tirar essa carcaça você vai ter que remover todos os dentes depois, pois é impossível colocar essa carcaça de volta nos dentes sem ter que remover eles da placa, eles podem entortar ou quebrar se você tentar colocar de volta sem tirar eles, e se você tirar só um dente e tentar colocar de volta, ele nunca vai ficar alinhado como os outros, você vai ter que tirar todos eles e colocar eles manualmente dentro da carcaça, esse processo demora mas não é complicado de fazer, tem que tomar cuidado para não entortar eles quando for colocar na carcaça também.
 
Agora que entendi, é tirar a carcaça e assim vou ter acesso facil para remover todos os pinos, depois coloco pino a pino na carcaça pra soldar tudo de novo. Realmente é muito boa a ideia.
 
naldin disse:
Agora que entendi, é tirar a carcaça e assim vou ter acesso facil para remover todos os pinos, depois coloco pino a pino na carcaça pra soldar tudo de novo. Realmente é muito boa a ideia.
Pois é, assim mesmo, uma pena que só descobri isso depois que já tinha removido o primeiro slot, que fiquei umas 3 horas removendo ele com o sugador... :rofl:' 

É bom você um dia pegar um SNES sucata qualquer, remover o slot e guardar os dentes, pois eles são úteis para serem usados algum dia, o primeiro SNES que removi o slot e que foi o que falei que tinha inutilizado no fim de 2017, eu joguei todos os dentes fora, me arrependo amargamente disso, pois eu podia ter usado eles nesse transplante. Eu acabei perdendo alguns dentes nesse processo, alguns enferrujados que não valia a pena limpar, outros entortaram, mas como tinha sobrado os dentes desse SNES que troquei o slot pude substituir eles, e guardei o restante para futuros transplantes.
 
Hoje o dia rendeu, consegui arrumar mais um console e fiz um MOD que a tempos queria fazer, hoje consegui arrumar um SNES que eu tinha pego ontem com os meus amigos, ele estava dando tela preta e a chavinha de liga e desliga estava estragada, ai troquei a chavinha e ele tinha voltado a funcionar, mas notei que tinha algo estranho com o fusível, e olhando ele vi que ele tinha queimado, e alguém tinha colocado um fio de cobre nele, ai vi que era uma gambiarra, e resolvi tirar eles fora e botar um suporte com fusível de vidro, coloquei ele meio de lado porque estava pegando no fio da chavinha, mas ficou muito bom, bem melhor do que estava antes:



Mas quando montei o console ele voltou a dar tela preta, ai lembrei que ontem quando abri o console, vi que o botão de plástico do reset estava meio frouxo, o botão da placa estava bom, mas o da carcaça parecia estar quebrado, ai abri o console novamente, desmontei a parte da carcaça onde dá para remover esse botão, e vi que tinha duas garrinhas que segura o botão quebradas, ai fixei ele com cola quente, e voltou a ficar firme:



Ai montei o console, liguei ele e voltou a dar tela novamente, agora ele está 100% de novo, o problema da tela preta era nesse botão do Reset que estava bamba e estava acionando o reset sem parar, agora que ele está firme parou de resetar. Eu pensei até em trocar o botão dele e pegar um bom das minhas sucatas, mas preferi manter o botão original, pois os donos podiam não gostar de eu ter trocado ele, ao menos ele voltou a ficar firme de novo, nem parece que foi colado.

Já o MOD que fiz era uma coisa que queria fazer a tempos, mas tinha muito medo de fazer, mas agora que consegui os componentes para fazer finalmente criei coragem e resolvi fazer, que foi colocar uma entrada de cabo AV no meu SNES Baby da Gradiente!



A parte técnica em si é barbada de fazer, é só o cara remover a parte de plástico de trás da placa do console, ele só fica ligado pela entrada da fonte, ai tem que dissoldar ela e ele pode ser destacada, e tem que remover também o dissipador do console, que é parafusado por dois parafusos em baixo da placa, ai o cara fica com essa parte livre para colocar os capacitores e a entrada do cabo AV. Eu coloquei uma entrada original do SNES, mas dá para colocar entradas RCA comuns também, mas quis deixar mais parecido com o original, ai soldei a entrada AV na placa, os terminais dessa entrada já tem na placa, é só remover a solda que tem neles e colocar e soldar a entrada AV, depois adicionei os três capacitores, que são os três primeiros que aparecem atrás da entrada RF, o primeiro que é o maior é um de 220 uF de 16v, e os outros dois são de 10 uF de 16v:




Essa parte foi barbada, mas o mais difícil estava por vir... Que era fazer o maldito buraco para passar a entrada AV... Eu ainda não tenho o equipamento necessário para fazer esse buraco com um bom acabamento, ai tive que fazer o sacrilégio de usar meu ferro de solda para abrir o buraco, ai fiz um buraco grande, depois removi o excesso de plástico queimado com um alicate, e fui lixando até dar um acabamento razoável, mas ele não ficou muito bom, e ainda fiz o buraco um pouco maior... Mas eu não me importei muito com esse acabamento, pois em breve quero conseguir outra parte de plástico do SNES Baby com a entrada da fonte inteira para substituir essa, pois a entrada do meu SNES Baby está com a entrada quebrada, esse é um clássico problema do SNES... Depois que conseguir outra vou fazer um acabamento melhor.

Mas teve mais um detalhe que tive que fazer também, que é cortar um pedaço e lixar essa parte também, pois senão não encaixa essa parte plástica nos terminais da entrada da fonte:



Infelizmente não ficou o acabamento que eu queria, mas fui testar o SNES Baby, instalei ele na TV, liguei a chave do console e... Ele não ligou! Levei um cagaço da porra, tive um pânico de 5 segundos, mas ai me lembrei da entrada da fonte que por estar quebrada, as vezes ela dava um mau contato e o console não ligava, ai mexi no plug da fonte e ele ligou, e essa foi a primeira imagem que meu SNES Baby exibiu pela entrada AV...




A modificação funcionou perfeitamente, recomendo quem quiser fazer esse MOD no SNES Baby da Gradiente que faça, pois vai melhorar muito a imagem do console, a parte técnica em si é barbadinha, os capacitores são fáceis de encontrar, não custam nem um real os 3... Só é chato de furar a carcaça, essa foi a primeira que furei, e não tinha o equipamento adequado, mas na próxima quando eu for fazer de novo, com certeza vou fazer algo mais caprichado.
 
Topo