O que há de novo
https://i.imgur.com/mL3bSuR.jpg
Forum Retrogames Brasil

Seja bem vindo ao Fórum Retrogames Brasil! Leia as regras com atenção antes de se registrar!

Recap PAC PC Engine (PCE-LP1) - SOCORROOOO

Punch

Active member
Entrou
Abr 11, 2019
Mensagens
2,445
Reaction score
0
Pontos
36
Sabe aquelas coisas onde pra alguém seguir adiante ou tem que ser muito corajoso ou muito retardado? Então...

Esses dias atrás recebi um dos PAC de PC Engine do Laseractive, que basicamente transforma o aparelho num PC Engine Duo de rico e de 10 kg. Tudo funcionou muito bem, e os jogos de CD-R rodam de primeira com o laser novo que instalei esses dias atrás, mas logo notei que nos jogos de CD o som que vinha do chip era baixíssimo e era inaudível junto com o áudio do CD. Já suspeitei problema em capacitor, o que confirmei quando abri o bendito:

(esqueci de tirar a foto da placa com os capacitores originais, vão ter que confiar em mim!)

4 capacitores perto dos op-amps estavam completamente CAGADOS. Vazamento total e descoloramento de trilha... não importa como fizesse, se fosse sozinho, mandasse para alguém, algo teria que ser feito porque senão a perda total seria certeira dentro de poucos anos.

Primeiro vem a parte da coragem: como previ que mandar pra um Nando da vida seria muito caro, demorado e dobraria o preço que eu paguei por esse PAC, criei bolas e resolvi fazer por conta própria. O site que me ajudou mais foi o https://console5.com/wiki/NEC_PAC-N10 com um mapa de capacitores e valores da placa. Comprei 100 capacitores Rubycon 22uf 25v, 100 capacitores EPCOM 10uf 16v, 50 capacitores Siemens 47uf 16v, e 20 capacitores EPCOM 100uf 16v. Comprei também no Aliexpress o famoso "fiberglass pen" para riscar fora todas as impurezas dos eletrolíticos que não sairem com álcool, e para tirar ferrugem de trilhas comprometidas. Até planejei se compraria uma estação SMD (daquelas de pistola de ar quente) ou o Salva Chip para remoção dos capacitores. E sim, os capacitores do PAC são SMD e precisam de carinho especial para remoção.

E por falar em SMD, aí vem a parte do RETARDO total: chegaram os capacitores, e ao invés de esperar a caneta de fibra de vidro e comprar o salva chip, resolvi fazer o famoso método de mexer com alicate o capacitor até sair. Sim, uma técnica totalmente retard se parar pra pensar, porque fazendo força mecânica qualquer pad comprometido pode sair junto com o componente... mas eu criei coragem depois de ver um tópico no Outerspace de um maluco querendo arrumar o SNES, onde outro user postou um vídeo do Alexandre Tabajara explicando o método (enquanto eu sugerindo evitar ao máximo o método pro user  :lol: )

[video=youtube]

Eu barganhei: bem, se uma trilha escapar eu paro na hora e compro o Salva Chip ou uma estação para SMD. Resultado: consegui tirar todos os capacitores sem comprometer um pad sequer:

ydHATsl.jpg


Aí deu pra ver a magnitude do estrago dos SMDs vazados: originalmente só dava pra ver os 4 capacitores mais óbvios dando problema, mas retirando todos percebe-se que praticamente todos os capacitores estavam em processo de vazamento.

olhem a qualidade dos SMDs que deram bandeira para reparo:

UKE3ngh.jpg


continua...


Ia postar foto da placa toda esporrada de fluido de capacitor mas é outra imagem perdida...

Enfim, no retardo máximo consegui remover tudo. O próximo passo lógico seria limpar os pads, mas como sou BURRO resolvi primeiro limpar o fluído, depois limpar os pads... resultado, fiz trabalho em dobro já que os próprios pads liberaram impureza na hora de tirar a solda e as perninhas velhas dos componentes.

(olhem as listras em volta dos conectores dos capacitores removidos... todos branquinhos né? não por muito tempo)

CsAJZz4.jpg


Enfim, após isso o processo foi:

1. Aplicar solda nova em cada pad
2. no momento da solda, puxar as perninhas para fora do pad (elas grudam no ferro de solda o que facilita a remoção)
3. TIRAR a solda nova com fita desoldadora junto da solda antiga impura
4. Passar álcool isopropílico via cotonete em volta e nos pads para limpar o máximo das impurezas
5. Adaptar o componente para SMD cortando as perninhas
6. Soldar novo componente

Eu basicamente fiquei das 4 até as 9 da tarde fazendo isso. Deus abençoe o home office.

Parece fácil no papel mais foi muito trabalhoso. Alguém notou o descoloramento da trilha dos 4 capacitores que eu mostrei? Basicamente eu encostar com o probe do multímetro foi o suficiente para a tinta verde protetora desgrudar sozinho da parte contaminada da trilha. Quando eu soldei os 4 capacitores 47uf, tive que raspar essa trilha e passar uma camada de solda em cima. Como desejei ter esperado a caneta de fibra de vidro vir... foi um horror raspar cautelosamente a parte ruim da trilha antes de soldar. Ficou assim:

p5zz8GM.jpg


Outra coisa: o chip OKI (que faz as vozes ADPCM do PC Engine CD) estava com uma aparência muito feia também, e temi que fosse vazamento de eletrolítico. Se fosse corrosão, aí sim teria que ir de rabo abanando para um NandoGames da vida. Mas descobri que nada mais era que pasta de soldar (o famoso flux) de fábrica. Aparentemente a Pioneer soldou vários componentes à mão, por algum motivo. Prova? Repare no lado de baixo da placa, o primeiro e o último pino do chip tortos para ajudar o cara da fábrica a soldar a peça no lugar. Isso em vários componentes "de furinho" na placa. Tive mais um trabalho extra de limpar esse mertiolate com isopropílico.

QebEVE8.jpg


Enfim, o trabalho final ficou assim... não vou ganhar nenhum prêmio de soldador do ano, mas quando eu fui testar (com o maior cagaço do mundo porque qualquer curto no Laseractive manda o leitor pro espaço, leitor que já é raro pra caralho) funcionou e não só os jogos de hucard estavam com o som mais alto, como também finalmente ouvia os efeitos sonoros nos jogos de CD. Minha solda xingling Hikari 40w estava esquentando demais e oxidando a ponta toda hora, então as soldas não ficaram 100%, mas não estão frias pelo menos.

wflBu1Y.jpg


<editado> Estou gostando dessa aventura nos retrogames e espero conseguir reparar mais aparelhos conforme forem aparecendo... sempre quis entrar no hobby de eletrônica, hehe.


Foto do "antes", depois de remover alguns capacitores, para referência.

MCCuCoY.jpg
 
Devia ter aproveitado que tava aí e dado um banho de deixar a placa imersa no álcool isopropílico por um tempo e tal..

É, não tem mistério, mas é chatinho fazer da primeira vez.. Já que gosta e tá sempre gastando, vê de comprar uma estação de solda.. Vale mto a pena
 
Yon disse:
Devia ter aproveitado que tava aí e dado um banho de deixar a placa imersa no álcool isopropílico por um tempo e tal..

É, não tem mistério, mas é chatinho fazer da primeira vez.. Já que gosta e tá sempre gastando, vê de comprar uma estação de solda.. Vale mto a pena

Pois é, pra quem manja deve ser coisa boba, mas pra mim foi uma epopéia :lol:

Estava querendo comprar há tempos uma estação de solda boa mas acabei reservando o $$$ do trimestre para comprar um osciloscópio. Sinceramente devo comprar um assim que possível, meu ferro é potente mas oxida muito rápido a ponta e esquenta demais, sem falar na falta de ponteirinhos extras para trabalhar.
 
Punch disse:
Yon disse:
Devia ter aproveitado que tava aí e dado um banho de deixar a placa imersa no álcool isopropílico por um tempo e tal..

É, não tem mistério, mas é chatinho fazer da primeira vez.. Já que gosta e tá sempre gastando, vê de comprar uma estação de solda.. Vale mto a pena

Pois é, pra quem manja deve ser coisa boba, mas pra mim foi uma epopéia :lol:

Estava querendo comprar há tempos uma estação de solda boa mas acabei reservando o $$$ do trimestre para comprar um osciloscópio. Sinceramente devo comprar um assim que possível, meu ferro é potente mas oxida muito rápido a ponta e esquenta demais, sem falar na falta de ponteirinhos extras para trabalhar.

Dá uma olhada na Yaxun 902 ou 702.. Tenho e indico muito!
Fazer solda desse tipo com ferro de solda comum é muito difícil.. Dps que pega um de verdade que a gente entende kkk
Ele esquenta sem controle nenhum (o que dá pra resolver com um dimmer) daí oxida todo, não pega solda direito..
 
porra que trampo foda 
tu devia estar no discord cara, a gente troca uma ideia sobre essas paradas o dia quase todo por lá
 
burn1004 disse:
porra que trampo foda 
tu devia estar no discord cara, a gente troca uma ideia sobre essas paradas o dia quase todo por lá

Ce tem que ir mesmo la no discord pra trocar ideias com a gente de eletrônicas de tv velha, som velho, arduino, raspberry e todas essas tranqueiras além de vg claro.

O trabalho ficou muito bom mesmo e o lance do pessoal que trabalha com isso não tem mesmo como cobrar barato, até porque o cara não vai sobreviver fazendo dois aparelhos por dia e cobrando 50 mangos em cada.
 
Parabéns pelo recap, depois que a gente consegue fazer os primeiros é bastante gratificante e a gente acaba pegando o gosto por esses reparos e acaba querendo fazer e aprender mais, foi assim que aconteceu comigo a dois anos quando comecei com meus reparos :lol:

Quem tinha postado esse vídeo do Tabajara Labs lá na OS fui eu, eu sou o Odin Games lá :lol:
 
Odin disse:
Parabéns pelo recap, depois que a gente consegue fazer os primeiros é bastante gratificante e a gente acaba pegando o gosto por esses reparos e acaba querendo fazer e aprender mais, foi assim que aconteceu comigo a dois anos quando comecei com meus reparos :lol:

Quem tinha postado esse vídeo do Tabajara Labs lá na OS fui eu, eu sou o Odin Games lá :lol:

Então você é o maluco querendo arrumar o snes... não podia ser outro :lol:
 
naldin disse:
Odin disse:
Parabéns pelo recap, depois que a gente consegue fazer os primeiros é bastante gratificante e a gente acaba pegando o gosto por esses reparos e acaba querendo fazer e aprender mais, foi assim que aconteceu comigo a dois anos quando comecei com meus reparos :lol:

Quem tinha postado esse vídeo do Tabajara Labs lá na OS fui eu, eu sou o Odin Games lá :lol:

Então você é o maluco querendo arrumar o snes... não podia ser outro :lol:
Não era eu o maluco que ele estava falando, eu era o outro user que passou o vídeo do Tabajara Labs :lol:

https://forum.outerspace.com.br/ind...nes-com-volume-muito-baixo-no-cabo-av.570207/

O camarada que estava tentando arrumar o SNES tinha algumas dúvidas sobre o console, e eu estava dando algumas dicas a ele, uma delas foi passar esse vídeo. O Punch usa outro nick lá na OS :lol:
 
Odin disse:
naldin disse:
Odin disse:
Parabéns pelo recap, depois que a gente consegue fazer os primeiros é bastante gratificante e a gente acaba pegando o gosto por esses reparos e acaba querendo fazer e aprender mais, foi assim que aconteceu comigo a dois anos quando comecei com meus reparos :lol:

Quem tinha postado esse vídeo do Tabajara Labs lá na OS fui eu, eu sou o Odin Games lá :lol:

Então você é o maluco querendo arrumar o snes... não podia ser outro :lol:
Não era eu o maluco que ele estava falando, eu era o outro user que passou o vídeo do Tabajara Labs :lol:

https://forum.outerspace.com.br/ind...nes-com-volume-muito-baixo-no-cabo-av.570207/

O camarada que estava tentando arrumar o SNES tinha algumas dúvidas sobre o console, e eu estava dando algumas dicas a ele, uma delas foi passar esse vídeo. O Punch usa outro nick lá na OS :lol:

Nuuu, confundi os assuntos todos. Esse OS é legal? Nunca me interessei. No meu emprego anterior tinha um colega que ficava o dia todo nesse forum, ele trabalhava no forum e recebia da empresa que trabalhávamos kkkk
 
Odin: por incrível que pareça não relacionei o user da OS com o user do fórum daqui, kkk.

Pessoal, você são foda também né, agradeço o convite, mas como é que eu vou entrar nesse discord sem link de invite?  :lol:
 
Punch disse:
  Odin: por incrível que pareça não relacionei o user da OS com o user do fórum daqui, kk

Pessoal, você são foda também né, agradeço o convite, mas como é que eu vou entrar nesse discord sem link de invite?  :lol:

:facepalm: :facepalm:
https://discord.gg/8nXKKdyW
 
naldin disse:
Odin disse:
naldin disse:
Odin disse:
Parabéns pelo recap, depois que a gente consegue fazer os primeiros é bastante gratificante e a gente acaba pegando o gosto por esses reparos e acaba querendo fazer e aprender mais, foi assim que aconteceu comigo a dois anos quando comecei com meus reparos :lol:

Quem tinha postado esse vídeo do Tabajara Labs lá na OS fui eu, eu sou o Odin Games lá :lol:

Então você é o maluco querendo arrumar o snes... não podia ser outro :lol:
Não era eu o maluco que ele estava falando, eu era o outro user que passou o vídeo do Tabajara Labs :lol:

https://forum.outerspace.com.br/ind...nes-com-volume-muito-baixo-no-cabo-av.570207/

O camarada que estava tentando arrumar o SNES tinha algumas dúvidas sobre o console, e eu estava dando algumas dicas a ele, uma delas foi passar esse vídeo. O Punch usa outro nick lá na OS :lol:

Nuuu, confundi os assuntos todos. Esse OS é legal? Nunca me interessei. No meu emprego anterior tinha um colega que ficava o dia todo nesse forum, ele trabalhava no forum e recebia da empresa que trabalhávamos kkkk
É legal, é um fórum grande e tem milhares de membros ativos todos os dias, tem tanto membro lá que as vezes topo com algum que tem mais de 20 anos de fórum e eu nunca tinha visto ele por lá... :lol:

O único problema é que tem alguns retardados por lá que nem tinha no UOL Jogos, mas você ficando longe da pasta política e religião já elimina 50% do stress que tem por lá.
 
Tem uns doentes que reconheço que vieram diretamente da pasta consoles da UOL mas geralmente são zoados com vigor. A maioria do pessoal de lá é tranquilo... assim como o UOL, só evitar a pasta consoles e política  :lol:
 
Tá errado né kkkkkk

Eu cliquei em fazer convite só e tava em outro canal

Mals ae :bigode:
 
Fala amigos. Podem mandar um novo link para o discord? Meio q cansei de foruns ?
 
Shinriji disse:
Fala amigos. Podem mandar um novo link para o discord? Meio q cansei de foruns ?

Mas cansou com 1 post?  :lol:
 
Topo