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Unidades ópticas e tutoriais específicos [atualizado 2019]

m_ichi

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Este será uma reescrição do tópico criado em 2011 por mim, e postado nos seguintes fóruns: Neofighters, OUTERSPACE e Sega Forever, mas dessa vez, com atualizações, tanto nas fotos, quanto em vídeos e textos, detalhando modelos, formas de se instalar, corrigir problemas e dicas diversas que forem surgindo.

Portanto já peço que aguardem a colocação das informações, lembrando que é muita informação e as posteriores atualizações do primeiro post, incluindo um index dos hardwares disponibilizados, para se postar dúvidas ou quem sabe, agradecimentos ao serviço.

Será incluso um index de links de onde as informações forem extraídas, para que não haja informações 'falsas' ou que pareçam inventadas.

Pretendo não deixar nenhum videogame que utilize CDs, DVDs, GDs ou BDs sem postagem aqui.

[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]ATENÇÃO! Nem eu ou o fórum RetrogamesBrasil não nos responsabilizamos por erros que porventura possam acontecer no serviço. Se forem fazer, e NÃO TIVEREM CONHECIMENTO SUFICIENTE, por favor, façam que nem eu: Engulam a vergonha e vão em amigos ou uma pessoa especializada (que entendam de eletrônica) para lhes ajudarem.[/font]

Índice de tutoriais explicados aqui:

Parte 01 - A anatomia de uma unidade óptica
Parte 02 - Cabo Flat pode queimar Unidades ópticas?
Parte 03 - SONY Playstation (PSX/PSOne) e seus modelos
Parte 04 - Limpeza e Regulagem da unidade óptica do Playstation (Válido para todos os modelos PSX e PSOne) parte 1: Ferramentas gerais para serviço 
Parte 05 - Limpeza e Regulagem da unidade óptica do Playstation (Válido para todos os modelos PSX e PSOne) parte 2: Procedimentos
Parte 06 - Manutenção do Spindle
Parte 07 - Unidades ópticas Playstation 2 (FAT e Slim)
Parte 08 - Unidades ópticas Playstation 3 (FAT, Slim e Super Slim/Top Loader) e PSP
Parte 09 - Unidades ópticas SEGA CD (modelos diversos) 
Parte 10 - Unidades ópticas SEGA Saturn ('Olho de peixe' e model 2)
Parte 11 - SEGA Dreamcast - Unidades ópticas e teorias compatíveis
Parte 12 - Unidade óptica SNK Neo Geo CD/CDZ (Top Loader/Front Loader)
Parte 13 - Unidades ópticas 3DO (modelos diversos)
Parte 14 - X Box - Diferentes unidades, mesmos consoles! (Primeira parte: Identicando o hardware)
Parte 15 - X Box - Diferentes unidades, mesmos consoles! (Segunda parte: Unidades Opticas e.... Tirando algumas dúvidas!) 
Parte 16 - Xbox 360: o "X" marca mesmo o(s) local(is)? 
Parte 17 - Xbox One: o "X" da "nova geração!
Parte 18 - Unidades ópticas Playstation 4 (FAT, Slim, PRO)
Parte 19 - NEC: O primeiro (de muitos) da lista (PC Engine/TurboGrafx/DUO/DUO-R/DUO-RX/PC-FX)
Parte 20 - Raros e caros - Vol. 01 (Amiga CD32/Commodore CDTV, Philips CD-i, Atari Jaguar CD)
Parte 21 - 
Parte 22 - 
Parte 23 - 


Index das informações:
https://www.clubedohardware.com.br/artigos/armazenamento/anatomia-de-uma-unidade-óptica-r34513/
https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/836978-cabo-flat-pode-queimar-unidade-ótica/
http://store.richspsxparts.com/howtoreplsph.html
https://www.psdevwiki.com/ps3/Bluray_Drive
http://www.sega-16.com/forum/showthread.php?22027-Sega-CD-systems-repair-thread
http://segasaturngroup.proboards.com/thread/3217/type-lasers-saturns-use
https://consolevariations.com/database/sega/sega-saturn
originalxbox/comments/8d7pdf
https://www.thetechgame.com/Archive...xbox-dvd-drive-with-a-model-616t-samsung.html
http://www.racketboy.com/forum/viewtopic.php?p=755098
 
Começaremos então com uma aula sobre a anatomia de uma unidade óptica:

[font=Arial, sans-serif]Curioso para saber o que tem dentro de uma unidade óptica? Neste tutorial mostraremos a você os componentes principais de uma unidade óptica, tais como leitores e gravadores de CD e DVD.[/font]

[font=Arial, sans-serif] [/font]
[font=Arial, sans-serif]Introdução[/font]
[font=Arial, sans-serif]Desmontamos um gravador de DVD para mostrar a você os componentes principais que podem ser encontrados em uma unidade óptica, tais como leitores e gravadores de CD e DVD. Neste tutorial mostraremos não apenas todos os principais componentes de uma unidade óptica, mas também ensinaremos como desmontar uma.[/font]
[font=Arial, sans-serif]Ao contrário do que acontece com os discos rígidos, você pode abrir unidades ópticas sem problemas, mas você não pode ligá-las enquanto estiverem abertas. O raio laser gerado pela unidade óptica é invisível e pode deixá-lo cego caso você olhe diretamente para ele.[/font]
[font=Arial, sans-serif]Antes de abrirmos nosso gravador de DVD, vamos primeiro dar uma olhada em seus conectores (ver Figura 1).[/font]

[font=Arial, sans-serif]
cd-01.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]As unidades ópticas possuem basicamente três conectores: um para a alimentação, outro para a comunicação com o computador, e um terceiro que é a saída de áudio (também chamada “saída analógica de áudio”), que deve ser conectada em sua placa de som (ou em sua placa-mãe, caso ela possua som on-board).[/font]
[font=Arial, sans-serif]As unidades ópticas também podem ter saída de áudio digital, também conhecida como SPDIF (Sony/Phillips Digital Interface Format). Se a sua unidade óptica possui este conector, você deve preferencialmente este conector em vez de usar a saída analógica de áudio. Como o conector SPDIF transmite áudio digital em vez de analógico, você obterá melhor qualidade de áudio dos seus CDs e DVDs se usar este tipo conexão em vez da conexão analógica. Leia nosso tutorial Conexão SPDIF para mais informações sobre o assunto.[/font]
[font=Arial, sans-serif]O conector usado para troca de dados entre a unidade óptica e o computador é conhecido como “interface”. A interface mais comum usada por computadores voltados para usuários finais é chamada ATA (Advanced Technology Attachment). Existem outras interfaces, mas elas são raras hoje em dia: SATA (Serial ATA), que foi criada para substituir a ATA e está começado a chegar no mercado agora; SCSI (Small Computer Systems Interface), que é voltada para o mercado de servidores e é raramente utilizada em computadores para usuários finais; e interface proprietária, que era utilizada pelas primeiras unidades ópticas (unidades de CD-ROM “1x” e “2x”) antes de o padrão ATA ser compatível com unidades ópticas.[/font]
[font=Arial, sans-serif]O jumper mestre/escravo (master/slave) encontrado em unidades ópticas ATA pode ser configurado de três maneiras:[/font]
  • [font=Arial, sans-serif]Mestre: Significa que este é o único dispositivo IDE que estará ligado ao cabo ou será o primeiro dispositivo quando dois dispositivos forem ligados ao cabo.[/font]
  • [font=Arial, sans-serif]Escravo: Significa que este é o segundo dispositivo IDE que estará ligado ao cabo.[/font]
  • [font=Arial, sans-serif]CS (Cable Select): Significa que, com a utilização de um cabo “especial”, chamado CS, a configuração de qual dispositivo será o mestre e o escravo será determinada pela posição do dispositivo e não pela configuração do jumper.[/font]
[font=Arial, sans-serif]Obs: Neste contexto “IDE” e “ATA” são sinônimos.[/font]
[font=Arial, sans-serif]Você pode instalar discos rígidos e unidades ópticas no mesmo cabo. Porém, isto não é recomendado devido a questões de desempenho. A melhor maneira de conectar uma unidade óptica no micro é como “mestre” na porta ATA secundária da placa-mãe, enquanto que o disco rígido deve ser instalado como “mestre” sozinho na porta ATA primária.[/font]
[font=Arial, sans-serif]Antes de abrirmos a unidade e mostrarmos suas partes internas, vamos falar sobre um macete antigo que será necessário para abrirmos a unidade: a ejeção manual.[/font]

[font=Arial, sans-serif]Mecanismo de Ejeção Manual[/font]

[font=Arial, sans-serif]Todas unidades ópticas possuem um mecanismo de ejeção manual, onde você pode abrir a bandeja da unidade mesmo com o computador desligado ou com a unidade fora do micro. Este é um macete antigo, mas será necessário usá-lo para abrirmos nossa unidade óptica. Primeiro localize o buraco de ejeção manual na parte frontal da unidade. (Figura 02)[/font]

[font=Arial, sans-serif] 
cd-02.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]Em seguida, peque um clip de papel, abra-o e insira-o no furo, como mostramos na Figura 3.[/font]

[font=Arial, sans-serif]
cd-03.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]Você perceberá certa resistência. Empurre o clip de papel até que a bandeja saia um pouco, como mostramos na Figura 4.[/font]

[font=Arial, sans-serif]
cd-04.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]Agora puxe a bandeja com a mão para que ela possa ser completamente aberta.[/font](Figura 05)

cd-05.jpg


[font=Arial, sans-serif]Vamos agora abrir a nossa unidade óptica.[/font]

[font=Arial, sans-serif]Abrindo a Unidade Óptica[/font]

[font=Arial, sans-serif]Para abrir uma unidade óptica você precisará primeiro remover a porta da bandeja, onde fica normalmente a logomarca do fabricante e outras informações impressas. Siga os passos mostrados nas Figuras 6 e 7.[/font]

[font=Arial, sans-serif]
cd-06.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]
cd-07.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]Agora, desaparafuse a parte de baixo da unidade. Isto é muito simples: na maioria das vezes você terá que localizar e desarafusar apenas quatro parafusos usando uma chave Phillips.[/font](Figura 08)

cd-08.jpg


[font=Arial, sans-serif]Ao remover a tampa metálica inferior da unidade óptica a primeira coisa que você verá será a sua placa lógica. Você precisará remover também a cobertura metálica superior. Para isso, você deverá remover primeiro o painel frontal da unidade. Este painel possui duas travas, uma em cada lado da unidade. Empurre cada uma destas travas usando uma chave de fenda pequena, como mostramos na Figura 9.[/font]

[font=Arial, sans-serif]
cd-09.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]Após remover o painel, você será capaz de remover a tampa metálica superior da unidade. Ao fazer isso, você verá as partes mecânicas da unidade e a unidade óptica.[/font]

[font=Arial, sans-serif]Como Remover a Placa Lógica[/font]

[font=Arial, sans-serif]A remoção da placa lógica não é tão simples como parece. Ela possui vários flat-cables e fios. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é desconectar estes cabos.[/font]
[font=Arial, sans-serif]O principal flat-cable vem da unidade óptica (laser). Para removê-lo, você deve primeiro estudar o mecanismo usado para conectá-lo. Em nossa unidade este flat-cable era desconectado usando uma pequena chave de fendas, como mostramos nas figuras abaixo. Preste atenção porque em algumas unidades esse flat-cable é desconectado movendo a trava plástica para frente e não para cima como em nossa unidade. (Figuras 10, 11, 12, 13)[/font]

[font=Arial, sans-serif]
cd-10.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]
cd-11.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]
cd-12.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]
cd-13.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]Observe agora as travas plásticas que são usadas para segurar a placa lógica (ver Figura 14). Para remover a placa lógica pressione-as com uma chave de fendas pequena. Tenha cuidado ao remover a placa lógica. Existem alguns flat-cables e fios na parte de baixo da placa que deverão ser desconectados primeiro (ver Figura 16).[/font]

[font=Arial, sans-serif] 
cd-14.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]
cd-15.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif] 
cd-16.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]Cuidadosamente, puxe os cabos usando seus dedos para remover a placa lógica da unidade.[/font] (Figura 17)

cd-17.jpg


[font=Arial, sans-serif]Após remover os cabos a placa lógica estará solta. Vamos dar uma olhada nos componentes mecânicos da unidade.[/font]

[font=Arial, sans-serif]Componentes Mecânicos[/font]

[font=Arial, sans-serif]Falaremos agora sobre os principais componentes mecânicos de uma unidade óptica. Você encontrará três motores: o motor que movimenta a unidade óptica laser, chamado sled; o motor do disco, responsável por fazer o disco girar; e o motor da bandeja, responsável por comandar a abertura e fechamento da bandeja. Na Figura 18 a bandeja cobre o motor do disco. Note que esta figura e a Figura 19 foram tiradas antes de removermos a placa lógica.[/font]

[font=Arial, sans-serif]
cd-18.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]
cd-19.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]O motor da bandeja pode ser conectado a ela através de uma polia ou pode ser conectado diretamente a ela, em geral usando uma engrenagem, dependendo do modelo da unidade óptica. A nossa unidade usava uma polia, como você pode ver na Figura 20. Se a bandeja da sua unidade não estiver abrindo, a primeira coisa que você deve verificar é se a polia da bandeja está ou não partida.[/font] (Figuras 20, 21)

cd-20.jpg


cd-21.jpg



[font=Arial, sans-serif]Unidade Óptica Laser (Pickup)[/font]

[font=Arial, sans-serif]A unidade óptica laser, também chamada pickup, possui vários componentes. Primeiro, vamos dar uma olhada geral nesta unidade. (Figuras 22, 23)[/font]

[font=Arial, sans-serif]
cd-22.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]
cd-23.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]A unidade óptica pode ser ajustada através de trimpots (potenciômetros em miniatura) localizados em sua parte inferior. Estes trimpots servem para regular a potência do laser. Na maioria das vezes você pode resolver problemas em uma unidade óptica que não lê discos ou apresenta vários erros de leitura simplesmente ajustando esses trimpots. Em breve escreveremos um tutorial explicando como ajustar o laser da unidade óptica.[/font]
[font=Arial, sans-serif]Daremos agora uma olhada na lente principal. Esta lente é também chamada lente objetiva e possui duas bobinas. Tanto a lente quanto as bobinas estão localizadas entre dois ímãs. Dependendo da direção da corrente aplicada nas bobinas a lente pode mover-se para cima ou para baixo, e a intensidade da corrente determinará o quanto ela irá se mover. Essas bobinas controlam o foco da lente.[/font]
[font=Arial, sans-serif]Existem duas outras bobinas chamadas bobinas de movimento (tracking) que controlam o movimento lateral da lente. Através dessas bobinas o sistema pode posicionar a lente no local correto. (Figura 24)[/font]

[font=Arial, sans-serif]
cd-24.jpg
[/font]



[font=Arial, sans-serif]Unidade Óptica Laser (Pickup) (Cont.)[/font]

[font=Arial, sans-serif]Nas Figuras 25 e 26 você pode ver o interior de uma unidade óptica laser.[/font]

[font=Arial, sans-serif]
cd-25.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]
cd-26.jpg
[/font]



[font=Arial, sans-serif]Placa Lógica[/font]

[font=Arial, sans-serif]Na placa lógica você encontrará todos os circuitos responsáveis por controlar a unidade óptica. Você encontrará componentes em ambos os lados da placa lógica. Na Figura 23 mostramos o lado da placa lógica que você verá assim que abrir a unidade, que é o lado da solda. (Figura 27)[/font]

[font=Arial, sans-serif]
cd-27.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]Na Figura 28 você ver o lado dos componentes da placa lógica.[/font]

[font=Arial, sans-serif]
cd-28.jpg
[/font]


[font=Arial, sans-serif]O controlador não consegue suprir corrente suficiente para ligar ou mover os motores da unidade óptica. Por isso, todos as unidades ópticas usam um chip chamado “driver dos motores”. Este chip é um amplificador de corrente. Ele recebe os comandos enviados pelo controlador para os motores e então repassa tais comandos para os motores, mas com uma corrente maior. Ou seja, este chip é localizado entre o controlador e os motores.[/font]
[font=Arial, sans-serif]O circuito Flash-ROM é onde o firmware da unidade óptica fica armazenado. Firmware é o nome dado para todos os programas armazenados em memória ROM (Read Only Memory). O firmware da unidade óptica é o programa que o seu chip controlador executa.[/font]
[font=Arial, sans-serif]Existem dois chips de memória RAM nesta unidade: um com uma capacidade muito pequena (128 KB), usado pelo chip controlador e identificado na Figura 28 como “RAM”; e um outro chip usado para armazenar temporariamente os dados transferidos para o computador, também conhecido como buffer. Quanto maior for a capacidade do buffer, menor será a probabilidade de ocorrer erros de “buffer underrun” durante a gravação de CDs e DVDs. Na verdade, este erro nada mais é do que o esvaziamento do buffer durante o processo de gravação o que compromete o fluxo de dados contínuo para a mídia de CD ou DVD.[/font]
[font=Arial, sans-serif]Você pode descobrir a capacidade do buffer da sua unidade óptica indo ao site do fabricante do chip na Internet. Por exemplo, o chip de memória na Figura 28 é um Hynix HY57V161610DTC. Indo no site da Hynix em http://hynix.com/datasheet/eng/dram/details/dram_01_HY57V161610DTC.jsp você pode descobrir que a capacidade desse chip é de 16 Mb (Megabits). A capacidade dos chips de memória é dada em Megabits, enquanto que o uso de Megabyte refere-se a capacidade de armazenamento da memória. Por isso precisamos dividir o valor dado em Megabit por oito para obter o resultado em Megabytes. Portanto, a capacidade deste chip é de 2 MB (Megabytes) e dizemos que a unidade óptica possui um buffer de 2 MB.[/font]
[font=Arial, sans-serif]Geralmente para descobrir a função de um determinado chip simplesmente digitamos os números localizados na primeira linha do encapsulamento do chip no Google e ele retornará com várias informações sobre o chip. Mas com nosso gravador de DVD encontramos apenas informações sobre o processador principal fabricado pela NEC. Os outros chips, fabricados pela Hitachi, tivemos que “adivinhar” suas funcionalidades, já que não conseguimos encontrar nenhum material sobre eles na Internet.[/font]
[font=Arial, sans-serif]O método que utilizamos para “adivinhar” a função dos chips não foi tão complicado. O driver do motor geralmente possui um dissipador de calor passivo (sem ventoinha) acoplado e usamos esta informação como referência. Como todas as unidades ópticas precisam de um controlador do laser (também conhecido como RF), seguimos os fios que saem do conector da unidade óptica laser (pickup) e descobrimos que a maioria dos seus fios são conectados a um chip, que assumimos ser o controlador do laser (RF).[/font]
[font=Arial, sans-serif]Como fomos capazes de obter informações sobre o processador da NEC (na verdade um microcontrolador) constatamos que esse é um processador de propósito geral, então assumimos que o outro chip maior é o controlador específico que “sabe” como controlar uma unidade óptica. Dessa forma, rotulamos esse chip como “Controlador DVD+RW”.[/font]
[font=Arial, sans-serif]Se você gostaria de aprender ainda mais sobre as unidades ópticas, sugerimos que você acesse o site http://www.repairfaq.org. Esta é uma excelente fonte de informações sobre tecnologia e reparo das unidade de CD e DVD e tecnologias de laser. [/font]
 
[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Cabo Flat Pode Queimar Unidade Ótica?[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
maxresdefault.jpg
[/font]



[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]É o seguinte pessoal, estava fuçando no meu drive lite-on do meu xbox 360, retirei o cabo flat, que liga a unidade ótica à placa, e quando fui colocar de volta acabei danificando o cabo flat, logo em seguida houve o rompimento dos conectores do cabo flat, e quando montei o drive novamente, ele não estava lendo nenhum tipo de disco, desmontei novamente, retirei o cabo flat e notei dois conectores rompidos, só o que mais me preocupa foi ver uma marquinha preta entre os conectores rompidos, tenho 99,9% de certeza que ouve um curto circuito ali, agora a minha dúvida é:
Será que queimou a unidade ótica, ou até mesmo a placa?

Creio que o drive lite-on do xbox 360 não seja muito diferente de um drive comum de pc, portanto quem tiver experiência com drives por favor me tira essa dúvida, já encomendei um cabo flat, mas vai demorar uma semana para chegar, até lá gostaria de perder essa dúvida que me aflige[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
para se ter ideia do quanto é sensivel as unidades óticas dos aparelhos (no geral), não é necessário nem provocar um curto para queimá-la, basta o simples fato de se por a mão nela ou nos condutores dela (cabo flat) conectados a ela, com o corpo carregado de energia estática que você já dispõe ela para outra finalidade, o lixo.
mas isso não ocorre tão somente com as unidades, no geral qualquer aparelho hoje em dia é composto de componentes muitos sensíveis, bastando para danificá-los ter acesso aos seus componentes internos e um leve contato com o nosso corpo.
toda vez que for mexer internamente em algum equipamento para uma limpeza ou reparo independente do que seja. som, tv, pc é recomendável após abrir um deles por a mão no chassis metálico interno desses aparelhos para justamente descarregar a estática que podemos estar carregando no momento, não adianta escostar na parte de fora pois geralmente são pintadas e isoladas, ou então usar uma manta anti estática ou um cabo de aterramento.
mas voltando ao seu problema, na maioria das situações esses cabos flats são fixados sobre pressão, nos conectores de encaixe (não em todos), existe uma aleta que facilita tanto colocar como retirar os cabos flats, uns modelos abrem para cima (tipo capô de carro) e outros tem o encaixe desencaixe no sentido do cabo, puxando para trás desencaixa empurrando encaixa, após reconectar ponha-o na posição inicial para fixar o cabo novamente.
verifique se estar conectando o cabo na posição correta, não é qualquer lado que faz contato com a placa.[/font]
 
SONY Playstation (PSX/PSOne) e seus modelos: 

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Modelos da unidades [/font]ópticas e modelos compatíveis:
  • [font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Do SCHP-55xx para 900x - KSM440ADM drive ou KSM440AEM drive (KSM440BAM drive tambem serve, mas necessita de usar flat de extensão).[/font]
  • [font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]SCHP-3000, 100x e 500x podem usar o KSM440BAM drive mas vc irá precisar de substituir a tampa de cima do BAM com a do drive original(KSM440AAM ou KSM440ACM). Então não se joga as peças anteriores fora, pois partes podem ser utilizadas![/font]
Modelos Compatíveis: 
  • (???)
KSM440-BAM.jpg


s-l1000.jpg

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Infelizmente, as imagens não mostram APENAS a unidade óptica, apenas o kit completo: unidade + motor + base. Para se achar as peças a venda NO BRASIL, vem apenas a unidade de laser. Pedindo via ALIEXPRESS por exemplo, compensa mais comprar o kit completo pra maior facilidade de manutenção do equipamento.[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Os valores desses kits não ultrapassam (normalmente) os 100 reais, portanto, na escala de pão-durísse, ainda é barato![/font]
 
Limpeza e Regulagem da unidade óptica do Playstation (válido para todos os modelos PSX e PSOne) parte 1: Ferramentas gerais para serviço

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Aqui, uma explicação de como fazer a limpeza e regulagem para a unidade óptica do Playstation (aplicável tambem a outros videogames)[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Lista de ferramentas necessárias[/font]
[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,](é bom que as tenha ou as adquira. Serão altamente necessárias não só nesses tipos de manutenção, mas para outros modelos que serão posteriormente citados...)[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
alcool-isopropilico.jpg

[/font]

alicate-bico-fino.png


alicate-pinca-bico-de-pato-reto.jpg


estilete-9mm-cavia.jpg


ferro-solda.jpg


fluido-de-isqueiro.jpg


graxa-de-silicone.jpg


kit-chave-de-fenda-de-preciso.jpg


multimetro.jpg

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
pincel-sint-tico.jpg
[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
estanho-em-carretel-para-solda.jpg


pasta-para-solda.jpg
[/font]


[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]...Então vamos para a listagem escrita?[/font]

  • [font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Pincel de cerdas sintéticas (pincel 'normal' é feito de crina de cavalo. Esse material pode carregar energia eletroestática)[/font]
  • [font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Multímetro (Recomendo a marca MININPA, mas se for pra economizar dinheiro, mande ver. Só não compre as marcas mais baratas, pois pode haver discrepâncias de valor)[/font]
  • [font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Jogo de chaves de precisão (também conhecido como chaves para relojoeiros)[/font]
  • [font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Graxa 'Branca' ou de Silicone [/font]
  • [font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Fluido de Isqueiro ou Alcool Isopropílico (prefiro o Alcool Isopropílico, mais por causa do cheiro!) (LEMBRANDO: Produto altamente inflamável e de facil evaporação. Recomendo cuidado ao utilizar ou chamar papai ou mamãe pra ajudar...)[/font]
  • [font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Ferro de Solda (existem muitos modelos. Os mais interessantes são o que a base tem um trimpot de regulagem de potência)[/font]
  • [font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Estilete (recomendável os mais finos, pois tem locais que a largura vai importar...)[/font]
  • [font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Alicate de bico fino e pinça de pressão (útil em qualquer serviço eletrônico)[/font]
  • [font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Linha/Fio de estanho e pasta para solda[/font]
E então, depois da apresentação das ferramentas mais necessárias, vamos para a manutenção em si.
 
Limpeza e Regulagem da unidade óptica do Playstation (Válido para todos os modelos PSX e PSOne) parte 2: Procedimentos


[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Acreditem ou não, sujeira é a maior inimiga da UNIDADE ÓPTICA, tanto do Playstation 1 quanto do Playstation 2. Sujeira acumulada no caminho do laser (lente), espelho refletor e demais objetos da Unidade Óptica, acabam criando dificuldades na leitura da maioria dos CDs, principalmente CD-R ! Esse tipo de CD é o que mais causa danos ao seu console a curto ou médio prazo. Sempre que for usar CDs alternativos, prefira sempre os CDs PRENSADOS (prateados). Infelizmente esses CDs estão um pouco raros nos dias de hoje, e a maioria dos jogos que encontramos por aí, além de serem gravados em CD-R muitas vezes de baixíssima qualidade, são gravados em alta velocidade: 8x , 16x e até 24x. Isso acaba desalinhando a Unidade Óptica muito mais rápido do que agente possa imaginar, pois a capacidade de leitura do console é de 2x. Dá para imaginar o esforço danado que o coitado tem que fazer não é mesmo ?! Então, vamos começar nosso tutorial.[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]1º) Use um cotonete umedecido com Fluido de Isqueiro e limpe a lente gentilmente, com movimentos circulares, sem forçar a lente para baixo, coforme mostra a Figura 1. Não se preocupe se a lente ficar se mexendo de um lado ao outro em conseqüência de limpar. Isso ajuda realmente a afrouxar os pivôs para fazer o laser seguir mais corretamente. Não limpe a lente até que sua unidade esfrie para evitar riscá-la. Se antes você tiver jogado por algum tempo, deixe seu Vídeo Game esfriar completamente e só depois comece a limpar a lente. Teste a unidade.[/font]


[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]2º) Se limpar não for bastante para fazer sua lente trabalhar, a seguir prosiga com a "lente que bate". Usando seus dedos indicador e médio, bata nesta parte da Unidade (Figura 2) algumas vezes com força mais ou menos idêntica como deixar cair uma bola de golf de 2 a 3 pés de altura. Outra vez, não se preocupe - isto não danificará a lente. Ajuda afrouxar todas as engrenagens, e afrouxará mais ainda os pivôs para que o laser trabalhe melhor. Teste a Unidade.[/font][/font][/size]

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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Se esses procedimentos não foram suficientes para resolver seu problema, então vamos para um nível mais forte![/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Enquanto você joga, a lente se aquece e há uma fricção causada entre os trilhos do trenó, o coletor da lente, e as engrenagens. O PASSO 2 trata mais das engrenagens da Unidade Ótica e dos trilhos do trenó. O problema de congelamento de tela durante o jogo e jogos que não carregam são causados geralmente pela falta de lubrificação adequada nas engrenagens e no trilho do Trenó.[/font][/font][/size]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]1º) Desaparafuse a tampa da Unidade Ótica usando uma chave philips pequenina.[/font][/font][/size][/font][/size]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]2º) Remova a tampa da Unidade Ótica desta extremidade primeiramente, conforme mostra a Figura 2, e depois desloque LEVEMENTE a tampa para o lado esquerdo para que ela seja retirada de forma mais fácil.[/font][/font][/size][/font][/size][/font][/size]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]4º) Remova a primeira engrenagem, apontada com a seta vermelha na figura 4, pois essa engrenagem é a que trava as demais. É completamente difícil removê-la da primeira vez, mas é necessário para que você consiga mover o suporte da lente pelo trenó. Há 2 maneiras removê-la. Vire a Unidade Ótica para baixo e então:[/font][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]5º) a) Empurre a engrenagem com o alicate de bico longo, ou[/font]
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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]     b) Introduza uma chave de fenda entre as 2 partes plásticas da engrenagem e então empurre cuidadosamente para que a engrenagem saia completamente. Repare na seta da figura 5. Tenha cuidado ao executar esse procedimento,  pois essa engrenagem é muito frágil e tembém muito fácil de quebrar ![/font][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]8º) Retire o suporte da lente, conforme mostra a figura 8.[/font]
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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]10º) Com uma chave de fenda, remova a graxa endurecida de cada uma das 3 engrenagens, conforme mostra a figura 10, principalmente da engrenagem conectada ao motor. Embebendo as engrenagens em Fluido de Isqueiro (exceto a do motor) ajuda a tirar a graxa.[/font]
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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]11º) Lubrifique os trilhos do trenó com a graxa, incluindo as engrenagens e os respectivos suportes. Figura 11.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]12º) Coloque o suporte da lente para trás no trilho. Deslize-o para a frente e para trás diversas vezes para distribuir bem a graxa e assegurar-se de que esteja deslizando livremente conforme mostra a figura 12.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]13º) Remonte todas as peças novamente. Deixe aquela primeira engrenagem que você retirou (figura 4) por último. Antes de colocar a engrenagem, mova o suporte da lente (trenó) totalmente para a extremidade esquerda, encostado ao motor, conforme mostra a figura 13.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]14º) Coloque a tampa e prenda os parafusos. Figura 14.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]15º) Limpe a lente mais uma vêz e teste a Unidade Óptica para ver o resultado. Figura 15.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]16º) Se com todos esses procedimentos você ainda não obteve um resultado satisfatório, você pode ajustar a potência do Emissor Laser girando o ajustador do laser que fica atrás da Unidade no cabo Flat que liga a Unidade a Placa Mãe, figura 16. Girá-lo no sentido horário aumentará o potência, no sentido anti-horário fará o oposto. Esta é a parte mais crucial no estágio 2 visto que o aumento demasiado da potência pode danificar o Emissor Laser permanentemente. O ajuste tem que estar entre 700 e 1300 Ohms, nem mais nem menos. Então, hora de usar seu Multímetro e seu conjunto de chaves pequenas. Gire o ajustador 1/8 de cada vez ao procurar o ajuste apropriado para a lente. Para explicar melhor, vá aumentando ou diminuindo sempre de 50 em 50 Ohms até achar o melhor ajuste, veja figura 17. Teste a unidade depois de cada ajuste para ver se ela trabalha melhor ou não. Você não precisa colocar a tampa superior do Vídeo Game para fazer esses testes, pois você terá que ficar girando esse interruptor (Trimpot) até achar o melhor ajuste. Tenha o cuidado de DESLIGAR A TOMADA do Vídeo Game conforme você for fazendo esses testes para EVITAR CHOQUES ELÉTRICOS ! Cada vêz que você for fazer um ajuste, certifíque-se de que o cabo de força de seu Vídeo Game esteja desligado da tomada ![/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Bom, se mesmo depois de tudo isso você ainda não tiver alcançado um bom ou ótimo resultado, então você deverá seguir o PASSO 3. Essa etapa do curso exigirá de você muita paciência e cautela, pois é uma área extremamente delicada em que você aprenderá a alinhar a Unidade Óptica. É isso mesmo que você leu ! Agora é que começa o curso de alinhamento pra valer ![/font][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]O PASSO 3 requer tempo e paciência. Se sua Unidade estiver realmente aceitando alinhamento, o PASSO 3 poderá resolver o seu problema definitivamente. Dependendo da condição de sua Unidade Óptica, executar as etapas nesta seção pode melhorar consideravelmente sua Unidade. Contudo em alguns casos, ela ainda poderá não ler alguns CDs, especialmente se ela estiver extremamente desgastada. Isso ocorre quando usamos o Vídeo Game virado de ponta cabeça por muito tempo, como uma espécie de "quebra galho" . Então, tenha muita paciência e comece a seguir os procedimentos abaixo. Boa Sorte ![/font]
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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]1º) Siga as 4 primeiras etapas descritas no PASSO 2 , até a figura 4, para dar continuidade as explicações do PASSO 3. Se não quiser ir até o passo 2, siga a sequência das fotos abaixo por ordem alfabética, que vai da letra A até a D.[/font]



[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]2º) Trabalhando no suporte da lente, primeiramente desaparafuse e remova a tampa que protege a lente, conforme mostra a figura 1.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]3º) Levante delicadamente o conjunto da lente para que você possa ver embaixo um pequeno espelho. Figura 2.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]4º) Agora você vai limpar o Espelho Refletor que fica embaixo da lente, mas antes é preciso que você desparafuse o conjunto da lente. Os pequenos parafusos ficam na parte de baixo do suporte. Limpe o espelho com um cotonete de algodão umedecido em Fluido de Isqueiro, conforme mostra a figura 3, para começar a remover toda a poeira acumulada que possa estar impedindo o laser de refletir no espelho corretamente.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]5º) Vire o suporte da lente e remova então as 2 arruelas da corrediça com uma chave de fenda. Essas arruelas podem estar um pouco gastas, o que acaba causando o desalinhamento da Unidade Óptica. Figura 4.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]6º) Tente arrumar um pedaço de plástico com 3 ou 5 milímetros de espessura para fazer novas arruelas para a corrediça do suporte. Com um estilete, corte dois pedaços do plástico e faça 2 arruelas, figura 5 - tamanho mais ou menos idêntico as arruelas plásticas que você retirou. Quando digo tamanho mais ou menos idêntico, estou me referindo a LARGURA e COMPRIMENTO. A espessura deve ter entre 3 ou 5 milímetros conforme citei acima, de preferência 5 milímetros para que o Suporte da Lente fique bem elevado.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]7º) Imprense as duas novas arruelas nos pinos do suporte. Sei que é um tanto difícil, pois se o plástico for muito duro, você terá que fazer um furo em cada um deles, antes de encaixá-los nos pinos. Figura 6.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]8º) Use uma tira da fita adesiva metálica preferivelmente e coloque-a na área indicada, na figura 7, com um risco vermelho. Você pode necessitar usar cola tipo Super Bonder para assegurar-se de que a fita permaneça no lugar. Se não tiver fita adesiva metálica, você também pode usar um pedacinho de alumínio, daqueles que tem nos Diskettes. Retire de algum Diskette que você não esteja utilizando mais, corte um pedacinho e cole no local indicado pelo risco vermelho.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]9º) Remonte todas as peças da Unidade, coloque a tampa e prenda os parafusos. Teste a Unidade. Se ela trabalhar corretamente, passe para a etapa 18. Se não, prossiga abaixo.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]10º) Esta parte seguinte requer muita paciência e um pouco de habilidade com as mãos. Por tanto, tome o máximo de cuidado nessa parte do curso para que não haja nenhum problema.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]11º) Usando o Alicate de Bico Longo, puxe delicadamente para trás, conforme mostra a figura 10, para inclinar o ângulo do conjunto da lente. Faça exatamente como mostra a figura e tome cuidado para não forçar muito ![/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]12º) Faça o mesmo com o outro lado para assegurar-se de que a inclinação esteja igual e paralela em ambos os lados do conjunto da lente. Figura 11. Esse procedimento serve para deixar os ímãs alinhados com as duas bobinas do conjunto da lente.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]13º) Fica mais fácil se você mantiver a tampa protetora da lente ao fazer essas inclinações. A tampa agirá como um dispositivo de medição para que determine se você inclinou o conjunto demasiadamente, ou seja, a lente tem que estar bem no centro da tampa protetora da lente, conforme mostra a figura 12. Você pode também colocar o suporte da lente nos trilhos do trenó ao fazer isto. Isto facilitará para testá-lo após cada ajuste.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]14º) Certifique-se de que o conjunto da lente esteja centrado. Para verificar seu alinhamento, os 2 ímãs devem estar no centro das 2 bobinas. Mesmo apenas uma fração de milímetros pode fazer com que a lente trabalhe impropriamente. Se o conjunto da lente ainda não estiver centrado, faça novamente as etapas 11 e 12. Este é um exemplo de uma lente desalinhada - a distância dos 2 ímãs do ponto A e B das bobinas não é igual, conforme mostra a figura 13.[/font]



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[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]15º) Remonte todas as peças e teste a Unidade. Escute com cuidado o som que a lente faz. Se fizer ruídos tiquetaqueando, eleve o suporte da lente um  pouco mais (uns 2 milímetros) com arruelas de plástico um pouco mais grossas. Se ouvir ruídos seguidos, é porque o suporte da lente está muito elevado e nesse caso você deve abaixar a elevação, ou seja, colocar arruelas mais finas. Por essa razão, é recomendável que você corte arruelas plásticas de três espessuras diferentes para facilitar esse trabalho, que infelizmente é cansativo. Faça isto até que você encontre a melhor elevação. Se a Unidade trabalhar corretamente, passe para a etapa 18. Se não, prosiga abaixo.[/font]



[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]16º) Em últimos casos tente trocar a lente, pois ela pode estar riscada ou extremamente desgastada. Se sua lente  estiver cheia de riscos, então você necessita substituí-la por outra, que pode ser até mesmo de um Discman ou de um aparelho de tocar CDs, desde que seja da marca Sony !. O preço dessa lente varia entre R$ 20,00 e R$ 30,00 reais e você pode encontrá-las em alguns sites que vendem peças para Vídeo Games ou em Assistências Técnicas. Remova com cuidado a lente introduzindo uma chave de fenda pequena entre a lente e seu suporte, conforme mostra a figura 15. Substitua a lente velha pela nova.[/font]



[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]17º) Remonte todas as peças e teste a Unidade.[/font]



[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]18º) Limpe mais uma vez sua lente e teste a Unidade.[/font]



[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]19º) Refine o desempenho do laser ajustando o Trimpot do laser como explicado no PASSO 2, etapa 16.[/font]


[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small][font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Se depois de seguir todos esses procedimentos a sua Unidade Óptica ainda não estiver funcionando corretamente, é porque infelizmente ela não está mais aceitando Alinhamento. Nesse caso você terá que fazer um recondicionamento de canhão, que consiste na substituição de uma ou mais peças de sua Unidade. Nas oficinas especializadas em Vídeo Games, esse serviço custa em média de R$ 40,00 a R$ 70,00 reais. Uma Unidade nova dura em média 3 anos ou até mais dependendo de quantas horas você joga, já uma Unidade recondicionada ou alinhada dura em média 8 meses ou 1 ano.[/font][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size][/font][/size]
 
Manutenção do Spindle

Muitas vezes, o jogo não roda e, quando você abre a tampa do console, o disco está rodando de uma forma que aparente estar empenado.

Nessas ocasiões, deve se verificar primeiro a mídia e fazer a pergunta: "O disco está empenado?" Se a resposta for "Sim", teste com outro disco. Mas e se der o mesmo problema e o disco não tiver com problemas?

Então o grande problema está no Spindle. E é disso que falaremos!

O Spindle tem a função de travar o CD/DVD no motor e manter o disco alinhado para a correta leitura das informações pela unidade de laser do equipamento. Se ele estiver quebrado, trincado ou faltando pinos de segurança, pode ficar ciente que o disco não ficará firme e consequentemente VAI DAR PROBLEMAS na unidade de laser que vai ficar louca tentando ler o que não pode.

Então, vamos exemplificar com o PSX a troca do Spindle.

Lembrando que:

Existem diversos modelos para cada videogame. 

cd.jpg

Gamecube.jpg

images.jpg

sony-ps1-cd-hub.jpg


E isso tem que ser verificado porque, um modelo errado não vai dar o espaçamento correto para o funcionamento do disco em questão! Portanto é verificar.

hub1.jpg


O primeiro passo é identificar o problema. Se o Spindle está faltando esferas ou quebrado/trincado então é a troca. Para remover o Spindle, uma opção é usar uma faca de manteiga (daquelas de ponta redonda e que quase não cortam nem o pão...) em baixo do spindle e girar a faca, apoiando um dos lados no motor e o outro, impulsionando o Spindle pra cima.

Se quebrou o Spindle velho? E daí? Tá tudo bem, já que ele não prestava mesmo.... O que tem que tomar cuidado é com as esferas. Se caírem dentro do videogame, abra o equipamento e as retire. Lembre que são esferas metálicas...

hub2.jpg


Removeu o Spindle velho? Então é hora de colocar o novo. Para o instalar, pressione a nova peça no pino do motor com o seu dedão no centro do Spindle. Não o tente pressionar pelas laterais, já que são bem frágeis (e não force com muita força, senão seu dedo vai parar no pino do motor, e isso é pra não deixar que tal serviço seja 'sangue, suor é lágrimas'....). Uma vez que sentir o pino no seu dedão, já foi!

hub3.jpg


Mas, e se descer demais?

Daí, depois de consertar seu dedo, verifique se ele está rodando o cd. Se não estiver, use a faca de novo. Mas use GENTILMENTE para levantar e não quebrar a peça nova. Mas normalmente não vai dar problemas se fizer com calma....
 
Unidades ópticas Playstation 2 (FAT e Slim)


[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]SCPH-10000 to SCPH-3000x: Sony KHS-400A lens[/font]
[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]SCPH-10000 to SCPH-3500x: Sony KHS-400B lens[/font]
[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]SCPH-10000 to SCPH-5000x: Sony KHS-400C lens[/font]
[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]SCPH-10000 to SCPH-50010 and SCHP-3000xR: Sony KHS-400R lens, Sanyo SF-HD7 lens(substitutos)[/font]

[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]KHS-400A pode substituir o KHS-400B somente se uma fina placa de metal estiver tapando o lado do case formando uma esquina de como o do modelo B, mas não pode substituir o KHS-400C ou R devido a essa base fina.[/font]

[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]KHS-400B pode substituir o KHS-400A sem nenhuma modificação mas esse modelo não substitui os modelos C e R devido a sua base fina.[/font]

[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]KHS-400C é fino e por isso pode substituir os modelos A e B assim como o modelo R.[/font]

[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]KHS-400R tambem é fino e pode ser usado no lugar dos modelos C assim como os A e B. Este modelo e o substituto direto da Sanyo com o modelo SF-HD7.[/font]

[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]
PS2-Laser-Small.jpg
[/font]


PS2-lense-fix-300x300.jpg

[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]
X7OQK.jpg
[/font]


[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]SCPH-7000xCB (PSTwo yellow box): NEC SPU-3170 lens???[/font]
[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]SCPH-7000x (PSTwo): Mitsumi TDP-082W drive, Mitsumi PVR-802W lens[/font]
[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]SCPH-7500x (PSTwo): Mitsumi TDP-082W drive???, Mitsumi PVR-802W lens[/font]
[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]SCPH-7700x, SCPH-7900x (PSTwo): Mitsumi TDP-182W drive, Mitsumi PVR-802W lens[/font]
[font=BlinkMacSystemFont,-apple-system,]Some PSTwo have the Sony KHM-430AAA drive with the Sony KHS-430A lens. The Mitsumi and Sony models are interchangeable, but not the NEC models.[/font]

EXTRA (arquivo guardado para um post separado ou futura edição)

SONY PSP

Esse videogame portátil merece ser citado, mas com uma ressalva:

O PSP é notório por usar um complexo sistema de leitura de micro DVDs conhecido como UMD (Universal Media Disc), uma mídia exclusiva para o equipamento, que tem a capacidade máxima de armazenamento de dados de 1.8 Gb, Ela não foi comercializada virgem para tentar deter a pirataria (conseguiu por algum tempo...) e geralmente, quase ninguém dá a devida atenção ao seu leitor.

Pois bem, procurando na internet sobre tal assunto, descubro que não é vendida APENAS a unidade optica, mas sim, o conjunto completo:

OCGAME-6pcs-lot-High-Quality-Original-new-KHM-420-AAA-KHM-420-420-AAA-Laser-Lens-For-PSP1000-jpg-640x640.jpg

 
original-new-khm-420aaa-khm-420-420aaa-laser.jpg

 
psp-umd-laser-and-mechanism-khm-420aaa-45-p.jpg

 

Denominado de KHM 420AAA, é uma micro unidade optica com todos os mecanismos e cabo flat para sua instalação (que não é fácil devido ao tamanho do portátil...)
 
Unidades ópticas Playstation 3 (FAT, Slim e Super Slim/Top Loader)

Modelos das unidades ópticas e modelos compatíveis:

  • CECHA, CECHB, CECHC (e alguns modelos CECHE e CECHG)
Modelos FAT iniciais com os Drives BD-400, e com a 'placa irmã' (daugherboard) BMD-001 são capazes de trabalhar com o slide KEM-400AAA e o laser modelo [size=small]KES-400Ahttps://www.psdevwiki.com/ps3/KES-400A.https://www.psdevwiki.com/ps3/KES-400A[/size]

  • CECHE
Alguns utilizam o modelo de Laser de lente dupla KES-410ACA

  • CECHG
Usados em primeira mão nos modelos CECHGxx: Permanece o drive modelo BD-400, mas já utiliza a 'placa irmã' de modelos BMD-002 e BMD-003.

  • CECHH, CECHI, CECHJ, CECHK, CECHM, CECHN, CECHO, CECHP, CECHQ
Desde o modelo CECHHxx em diante, foi mudado para o drive de modelo BD-410 com a 'placa irmã' de modelos BMD-003/BMD-006/BMD-011/BMD-021/BMD-031, juntamente com o laser de lente dupla KES-410A

  • CECH2000
Os modelos Slim (CECH-20xx) apresentaram o drive de modelo BD-450 com a 'placa irmã' modelo BMD-051, capaz de trabalhar com o laser de modelo KES-450A e o slide KEM-450AAA

  • CECH2100
Os modelos Slim (CECH-21xx) também utilizam o drive de modelo BD-450 com a 'placa irmã' modelo BMD-051, capaz de trabalhar com o laser de modelo  KES-450A e o slide KEM-450AAA (mas existem casos onde usam o laser KES-460A) 

  • CECH2500, CECH3000 sem 'placa irmã'
Os modelos Slim (CECH-25xx e depois nos modelos CECH-30xx) moveram com sucesso os componentes da 'placa irmã' para a placa mãe principal do PS3. Mas tem mais cabos flat diferenciados usados para conectar o drive. Eles são eletricamente intercambiáveis (2500<>3000), mas exibem diferenças sutís de montagem. Podem ser modificadas para servir cortando alguns pinos plásticos na parte da frente e embaixo do drive (isso é para se encaixar perfeitamente com os botões START/EJECT da placa).
O laser modelo KES-460A é compatível com todos os modelos Slim a partir da série CECH-30xx
O laser KES-470A NÃO É RETROCOMPATÍVEL e só trabalha com a série CECH-30xx

  • CECH4000 Top Loader/Super Slim
É apresentado o modelo CECH-40xx Top Loader/Super Slim (tipo o PS2 Slim e o antigo modelo PS1) com o laser modelo KEM-850 e a montagem PHA 0672 

  • Modelos sem referência
KES-450E
KEM-480AAA - Modelos desconhecidos de PS3 (???)
KEM-495AAA *CECH-4301C





O "Repatriamento" do drive de BluRay



O drive da 'placa irmã' é pareado com a placa mãe do PS3, portanto a troca do drive de BluRay necessita do repatriamento da 'placa irmã'
 
Unidades ópticas SEGA CD (modelos diversos) 

Modelos das unidades ópticas e modelos compatíveis:

DLc45.jpg


  • SEGA CD/Mega CD (modelo 01 - Rampa)
Unidade óptica da JVC modelo "Optima-5" pode ser substituído pela sua versão atualizada "Optima-5S", que tem um preço maior, mas por ser um modelo mais novo, pode ser mais resistente para as placas modelo [size=small][font=Verdana, Arial, Tahoma, Calibri, Geneva, sans-serif]1690-18.[/font][/size]
SONY KSS-210A
SONY KSS-240A

sega-cd-model-2.jpg


  • SEGA CD (modelo 02 - Top Loader)
Unidade óptica Samsung SOH-T4 pode ser substituida pela sua versão mais atualizada, Samsung SOH90-T4N [size=small][font=Verdana, Arial, Tahoma, Calibri, Geneva, sans-serif]para as placas modelo MK-4102, Board rev BE2200G02B02[/font][/size]
Unidade óptica JVC modelo "Optima-6 pode ser substituida pela "Optima-6S" e (?) "Optima-150" (não está confirmada para funcionamento (dados de 2012) ainda, mas aparentemente tem compatibilidade pelos pinos) [size=small]para as placas modelo [font=Verdana, Arial, Tahoma, Calibri, Geneva, sans-serif]MK-4102A, board rev SEGA 1993 171-6528C.[/font][/size]
SONY KSS-240A  
  • CDX/Multi Mega
Sanyo SF-C93
  • X'Eye
Unidade óptica JVC modelo "Optima-7"
  • Victor Wonder Mega e Wonder Mega 2
Unidade óptica modelo "Optima-6"
Unidade óptica modelo "Optima-7"

JVC-OPTIMA-OPT-5.jpg


kss210a.jpg


las-optima7-15pin-13s.jpg


lente-laser-soht4-samsung.jpg


optima-5s-jvc.jpg


optima-5s-jvc2.jpg


SF-C93.jpg

soht4-samsung.jpg
 
Unidades ópticas SEGA Saturn ('Olho de peixe' e model 2)

Modelos das unidades ópticas e modelos compatíveis:

  • Model 01 ('Olho de Peixe' - Victor V-Saturn M1/Samsung Saturn)
Unidade óptica JVC modelo EMW10447 (pode ser substituída pela JVC modelo "Optima 150S", que basicamente é uma "Optima-6)
ATENÇÃO: Alguns modelos 01 tiveram modelos diferenciados de unidades ópticas. 

  • Model 02 (botões redondos - Victor V-Saturn M2)
Unidades ópticas JVC modelos "Optima-6" e "Optima-6S" (mais uma vez a JVC "Optima 150S" aparenta ser a única substituta avaliável até o momento)

ATENÇÃO: Alguns modelos 02 tiveram modelos diferenciados de unidades ópticas.


  • Modelos 01 e 02 utilizando unidades Sanyo
Unidades ópticas Sanyo modelos "SF-P101-15P" e "SF-P101N-15P"



Original-SF-P101-15-Pin-CD-Optical-Laser-Pickup-for-SANYO-SFP101-SF-P101-jpg-640x640.jpg

SF-P101-N15pins16pinscoilcompare50.jpg

SF-P101-N15pins16pinscoilcompare550.jpg




AVISO: Não achei detalhes sobre substitutas avaliáveis ou peças originais avaliáveis para venda. Possivelmente, AliExpress será a salvação da lavoura pra tais modelos.



  • Hitachi HiSaturn/ "Game & Car Navi Hi Saturn" (Hitachi)
Unidade óptica HITACHI modelo "HOP-E1" (utilizada também no videogame PC-FX da NEC)



hop-e1-2.jpg


hop-e1-4.jpg
 
SEGA Dreamcast - Unidades ópticas e teorias compatíveis

Modelos das unidades ópticas e modelos compatíveis:

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Yamaha drive (round CD pickup): NEC SPU-3200 lens, NEC SPU-3201 lens[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Samsung drive (square CD pickup): Samsung SOH-R48 lens[/font]
laser-sohr48-1-0219.jpg


laser-sohr48-2-0219.jpg

dreamcast-spu3200-16-pinos.jpg

spu-3200-16pin.jpg

SPU3201.jpg

SPU3201-2.jpg

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Modelos de Leitores de CD cuja Unidade Ótica é compatível com a do Dreamcast:[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]CREATIVE 32X MODEL NO: CD3228[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]CREATIVE 32X MODEL NO: CD3231[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]CREATIVE 32X MODEL NO: CD3231E[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]CREATIVE 24X MODEL NO: CD2428[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]CREATIVE 24X MODEL NO: CD2428LD[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Troni CD-ROM DRIVE MODEL NO: CSI-56[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
creative-cd-rom.jpg
[/font]


[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Existem muitos casos de unidades de CD Rom de computador que, sequer conseguem enxergar o CD em seu local original, e que ao ser adaptado no videogame, funciona perfeitamente por mais de 3 anos. Então, tutoriais desse nível devem ser verificados. Acredita-se que exista mais modelos compatíveis portanto, o que for atualizado ou descoberto, será atualizado aqui.[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Também funciona qualquer lente com as seguintes numerações:[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]SPU3000[/font]
SPU3200
PXR-550X 
[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small]PXR-560X [/font][/size]
[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small]HOP-A1[/font][/size]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,][size=small]Essas servem, mas algumas delas vai necessitar de ajustes nas áreas plásticas pra seu correto funcionamento![/font][/size]
 
Unidade óptica SNK Neo Geo CD/CDZ (Top Loader/Front Loader)

Modelo da unidade óptica e modelo compatível:

TODOS os modelos de Neo Geo, utilizam de apenas UM MODELO de Unidade óptica: [font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]H8147Af / H8147 (Sharp)[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
Custom-replacement-neo-Geo-Front-Loader.jpg

[/font]

H8147.jpg


H8147-AF-Optical.jpg

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
neogeo-toploader-h8147af.jpg
[/font]


[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]E, pra piorar, não existe (até o momento) um modelo compatível como alternativa de manutenção. O modelo dessa unidade, criada pela Sharp está se tornando BEM raro, é bem frágil e de curta duração de vida (mesmo utilizando apenas jogos originais, ou mesmo fazendo as gravações com CDs virgens de alta qualidade), além de estar com preço inflacionado (como quase tudo nesse país, mas isso já é outro assunto...)[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Pra se indicar um 'bom' local de compra, como sempre, o AliExpress (não sou garoto propaganda deles, devo ressaltar) será um dos melhores portos pra se comprar algo (mas será o famoso 'Refurbished'), portanto reparem na hora da compra![/font]
 
Unidades ópticas 3DO (modelos diversos)

Modelos das unidades ópticas e modelos compatíveis:

São apenas 2 modelos de Unidades ópticas para os equipamentos: [font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]sf92.5 (Sanyo) / Goldstar 3DO: Sanyo SF-C93[/font]

Original-SF-92-5-11-P-4.jpg


Original-SF-92-5-11-P-4-P.jpg

SF-C93-2.jpg


SF-C93-3.jpg

SF-C93.jpg


creative-CR563-B.jpg


[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Leitor do CD-ROM Creative 2X modelo CR563-B é justamente o desejo de TODOS que tem um 3DO em casa e que começa a apresentar problemas![/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]A Unidade óptica do Creative é a mesma dos modelos de 3DO, sendo 100% "plug'n'Play" e, como dito em um post anterior, mesmo que no PC não dê sinal, no 3DO ela dura por mais de 4 anos sem problemas![/font]


[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]Aqui tem videos demonstrando a correta troca da Unidade óptica do 3DO. Minha sugestão é que GRAVEM/BAIXEM os videos para futuras referências (e é claro, deem o like para o criador do video, que ajuda a muitas pessoas!)[/font]

[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
[font=BlinkMacSystemFont, -apple-system,]
 
X Box - Diferentes unidades, mesmos consoles! (Primeira parte: Identicando o hardware)

Esse videogame deveria ser conhecido como o "X" da questão!

181-1813377-image-free-stock-community-abed-professor-x-png.png


(Não tem nada a ver com você, Charli... Mas deveria ter algo a ver!)

Apesar dos pesares, para cada modelo ou revisão do Videogame, existem leitoras de DVD diferentes pro aparelho:

Samsung SDG605
Thompson TGM600
Philips VAD6011

xbox-drivedetermination.gif


Mas não para por aí! Ainda existe uma quarta revisão com o modelo mais raro, da Hitachi:

Xbox-Hitachi-Disc-Drive.jpg


A rampa da gaveta, como visto nas duas fotos, já revela os modelos básicos usados no Xbox (também chamado como Xbox Clássico, na internet) e isso ajuda no princípio de manutenção do sistema!

Continuando a ideintificar seu equipamento de hardware...

O Xbox, modelo 1.0 era produzido na Hungria e no Mexico mais ou menos em 2001. Essa versão era única e tinha um sistema de refrigeração "ativa" (dissipador + cooler) na GPU. Usava o DVD da Thomson e HD da Seagate. Essa primeira versão usava o chip de video da Conexant que permaneceu até a versão 1.3

A priemeira revisão (1.1) sumiram com o cooler da GPU, deixando apenas o dissipador. Houve uma mudança no local de fabricação, passando da Hungria para a China.

A segunda revisão (1.2) sofreu mudanças com peças diferentes em sua construção. O DVD mudou para a Philips na maioria dos modelos e o HD de algumas unidades foram pra Western Digital.

As revisões mais comuns (1.3 e 1.4) são as de maior período de produção e com a maior quantidade de aparelhos. Essa versão conta com o drive da Samsung (mas existem modelos usando as unidades da Philips e Thomson em poucas unidades. Essa versão também apresenta um segundo HD da Seagate de 10 Gb em algumas unidades.

Ainda assim, a revisão 1.4 (talvez a versão mais fabricada de todos) era exclusivamente feito na China. Essa versão também conta com o DVD da Samsung na sua grande maioria dos modelos, além de se usar um chip de video da Focus (a primeira mudança no chip de video desde sua primeira fabricação)

A próxima revisão (1.5) tem uma história interessante que o acompanha; Enquanto que as informações não são oficiais, essa versão foi feita na China por um curto período de tempo até cancelarem sua produção e a REVERTEREM para a versão 1.4. Tem gente que diz que houve algum tipo de engano na produção inicial que não foram detectadas no seu início. De qualquer forma, as duas fábricas (China e Taiwan) resolveram voltar ao modelo 1.4, cancelando a 1.5 e, em pouquíssimo tempo, veio a versão 1.6. Pra se identificar a versão 1.5 é complexo porque ela usa o Chip de video Focus e é bem parecido com a versão 1.4. Muitos criadores de Mod Chips não acreditam na existência dessa versão, pois as mudanças efetuadas nele não permitem o uso de mods. Essa versão é extremamente rara (se ela existir!)

Na sua última revisão (1.6) o hardware passou por mudanças BEM radicais na placa mãe do Xbox. O chip TSOP (contendo a BIOS) não é mais 'flasheavel' (mas é atualizável) significando que os exploits e hacks via software não são mais possíveis, já que a BIOS não pode ser 'flasheada'. A M$ também removeu as linhas Power e Data da porta de expansão LPC utilizado por Mod Chips, requerendo uma habilidade a mais para se instalar. Um novo chip de video chamado Xcalibur (reconhecível pela logo do Xbox nele) foi usada nessa versão. As mudanças foram feitas também para se tornar a placa mãe mais compacta.

Verificando pela data de fabricação

Essa é a parte mais estranha: A data de fabricação é apenas uma "sugestão" para sua revisão. As datas de manutenção estão impressas na etiqueta (Label) no fundo do Xbox.
01/2001–10/2002 1.0 Hungary
11/2002–04/2003 1.1 Hungary, Mexico
05/2003–03/2004 1.2–1.5 China
04/2004–? 1.6 China, Taiwan

Número serial do Hardware
Aqui você pode decodificar o número serial do hardware (se estiver aparecendo...)

LNNNNNN YWWFF

L é o número da linha de produção da fábrica. 
NNNNNN é o número do Xbox produzido durante a semana de trabalho.
Y é o último dígito do ano de produção. 
WW é o número da semana do ano de produção.
FF é o código da fábrica onde o Xbox foi fabricado. 

02 Mexico 1.0 or 1.1
03 Hungary 1.0
05 China 1.2 (or later)
06 Taiwan 1.2 (or later)

...E graças a essa metodologia de código não ser tão confiável (justamente porque PODEM ESTAR FALTANDO códigos nessa lista), vamos tentar (leiam bem! TENTAR) outro método de identificar seu Xbox de uma forma que preste. Abaixo está uma lista de checagem serial que torna 'menos doloroso', mas ainda não é o método perfeito. Se seu código não está aqui eu recomendo usar o método "tabela do chute" (o que for mais próximo, deve funcionar...)

LNNNNNN 20WFF 1.0
LNNNNNN 21WFF 1.0
LNNNNNN 23WFF 1.0, 1.1
LNNNNNN 24WFF 1.1
LNNNNNN 25WFF 1.1
LNNNNNN 30WFF 1.2
LNNNNNN 31WFF 1.3
LNNNNNN 32WFF 1.3
LNNNNNN 33WFF 1.4, 1.5
LNNNNNN 42WFF 1.6

Existe ainda uma informação que deve ser citada: O Xbox clássico ACEITA a troca das unidades originais usando as seguintes regras:

Unidades ORIGINAIS do sistema - Funcionam em qualquer Xbox, sem alteração
Unidades EXCLUSIVAS (não originais do sistema) - necessitam de alteração para o correto funcionamento do equipamento
Unidades NÃO OFICIAIS - funcionam APENAS jogos gravados. Originais? Não!

(não tenho tempo de traduzir as informações agora, mas as manterei em inglês pra depois completar o serviço)

How to replace your Xbox DVD drive with a model 616T Samsung DVD-rom drive. This drive will allow you to play games in the following formats: originals (Xbox brand), DVD-r, DVD-rw, CD-r, CD-rw. 



Things you will need: 

* A 616T Samsung DVD-rom drive 
* Soldering iron 
* solder 
* about 4 pieces of thin wire 
* power splitter for the DVD-rom power 



Step 1 

Flash the drive using MTKWinFlash (Windows based flash utility that works great) found @ [ Register or Signin to view external links. ] You will need to flash the drive with the Samsung 605 firmware. Do not ask me for firmware since I do not know where to get it. I have heard it comes in a zip foler named this: Samsung_SDG-605_firmware.zip. This is a relatively easy process. I do encourage you to disconnect any other DVD/CD drive you have when flashing the Samsung just as a precautionary measure. 

At this point I want to clear up some misinformation that has been spread throughout the scene that made this process sort of confusing for me. 

-The eject button will NOT work after you have flashed the drive with the new firmware until you hook it up to the Xbox. This is since the 605 firmware is from the Xbox Samsung drive which does not have an eject button. If you want the drive to open use the really small hole in front of it aka the emergency eject. 

-This drive WILL work in Windows XP as a normal drive, but WILL NOT read originals. I have not heard of anybody so far who has made this happen. So if this is your goal, think again. If I am wrong and you are able to read originals on your PC then let me apologize now. The closest thing I have heard is "you SHOULD be able to plug it into a PC now and read originals" and like I stated this has not been confirmed by me or anybody else to the best of my knowledge. 

-This drive WILL NOT read originals as a backup drive on your Xbox (similar to this [ Register or Signin to view external links. ] I do not know why as of this moment but the ONLY way I have found to play originals in the Samsung 616T is to completely replace the original drive (i.e. not in the PC, and not as a backup drive). 

-The Main PCB on the drive says 616F, this is OK - you still have the 616T if that is what you bought. Those two drives share parts. 

-At least for me this happened but I have heard other reports, the Xbox eject button will no longer work! You must use the eject button on the drive which will be fully functional. As times goes by I expect this to be fixed in a firmware patch of some sorts or possibly a rewiring. I am really not bothered by this at all. 



Step2 

Take the bottom off of the 616T. Look around and get aquainted with the set up. Tiros' hack involved using an audio cable but I couldn't find one so I just decided to splice right into the Xbox yellow cable. I figured if I messed up the cable I would just splice it back and everything would be OK again, which is true. 

Here is an overview of the bottom of the drive with the wires soldered in: 
You see labeled in the picture, Eject, M1 (aka "Ready"), Trin, and Trout. The nice thing about this is there are ONLY 4 wires you have to splice to get this going! So yes that means there are 8 sort of trivial wires left in the cable that we do not care about. 

Here is how to splice the wires. Just be careful about this. There is a large end and a small end to the yellow Xbox cable. Make sure you have it in the right order when following these directions. 
Where the yellow cable plugs into the back of your Xbox drive there are 12 pins: 

|01 02 03 04 05 06| 
|07 08 09 10 11 12| 

We will be using the 03, 04, 08 and 09 positions. 

03 connects to Trin 
04 connects to Trout 
08 connects to Eject 
09 connects to M1 

The final step: 
This sounds hard but it isn't. You have to switch the motor function. This step will most likely eventually be eliminated as soon as somebody patches the firmware but for now get out your soldering iron. We will be concentrating on the motor on the Front PCB. 

Now unsolder those two big globs, lift up the moter and turn it 180 degrees and resolder. Also the little belt (rubber band looking thing) will probably fall off when you remove the motor. Do not forget to put this back on (I did and couldn't figure out for an hour why this darn thing wouldn't eject!). 

CONGRATS YOU ARE FINISHED! 

Now it is time to test. I put some tape over the fresh solering points just as a precautionary measure (not the motor points). After you have done that put the bottom back on the drive and plug it into the Xbox mainboard, give it some power and plug in the IDE cable. Make sure the drive is on SLAVE mode otherwise you get some Xbox error. 

It should be working now. In case it doesn't here are some things to look for: 

-Did the flash go OK? Did you get the right firmware? 
-Do you have the wires hooked up correctly? 
-Check the wires once again  
-If it doesn't eject check to see if the rubber band belt was placed back in correctly.
 
Caramba Doraemon, essa eu não sabia...

Eu sempre achei que os leitores do Xbox Classic eram todos da Samsung, já vi algumas vezes gente falar que as lentes deles era daqueles drive de CD combo 3 em 1 da Samsung, que tem CDRW e leitor de DVD, até guardei um drive desses aqui para usar caso um dia pegasse um Xbox com defeito no leitor... Mas agora fiquei surpreso que existem leitores de outras marcas para ele também.

Eu tenho dois Xbox sucata aqui, um que está quase inteiro, e outro que é só uns restos, nem sei se um deles tem volta, mas interessante saber isso, quem sabe os leitores deles sejam diferentes também e não sejam da Samsung, uma coisa eu sei, é que eles não são a mesma versão, pois a fonte dos dois são diferentes.
 
Odin disse:
Caramba Doraemon, essa eu não sabia...

Eu sempre achei que os leitores do Xbox Classic eram todos da Samsung, já vi algumas vezes gente falar que as lentes deles era daqueles drive de CD combo 3 em 1 da Samsung, que tem CDRW e leitor de DVD, até guardei um drive desses aqui para usar caso um dia pegasse um Xbox com defeito no leitor... Mas agora fiquei surpreso que existem leitores de outras marcas para ele também.

Eu tenho dois Xbox sucata aqui, um que está quase inteiro, e outro que é só uns restos, nem sei se um deles tem volta, mas interessante saber isso, quem sabe os leitores deles sejam diferentes também e não sejam da Samsung, uma coisa eu sei, é que eles não são a mesma versão, pois a fonte dos dois são diferentes.

Bota esses bichos pra funcionar Odin
O xbox aceita várias gambiarras, dá pra colocar até drive de DVD de computador nele de boa
 
X Box - Diferentes unidades, mesmos consoles! (Segunda parte: Unidades Opticas e.... Tirando algumas dúvidas!) 

Bom, agora é falar do que importa, as unidades opticas que os leitores do Xbox Clássico (também chamado carinhosamente de "Xisburger") usam:

PHILIPS
Leitor/Modelos compatíveis:
SPU 3141 VAD 6011
SPU-3141 VAD 6021

Philips-SPU3141-VAD-6011-VAD-6121.jpg

 

SAMSUNG
Leitor/Modelos compatíveis:
SOH-D12
SOH-D16

xbox-classic-samsung-soh-d12.jpg

 

SF-HD68

xbox-classic-lg-samsung-sf-hd68.jpg

 

(ATENÇÃO! As unidades NÃO SÃO COMPATÍVEIS ENTRE MODELOS. Verifique sempre o modelo da unidade de CD/DVD para comprar a unidade certa!)

THOMSON (Thompson)

Leitor/Modelos compatíveis: 
Thomson TOP-60

Thomson-TOP60.jpg

 

Considerando que....

Temos 3 modelos de leitores, e os modelos de unidades disponíveis, já podemos dizer que estamos aptos a trabalhar pra manter os videogames funcionais. MAS....

Vamos ver uma coisa antes:

Das 3 unidades, a melhor sem dúvidas é a Samsung, sendo a Philips aceitável e a Thomsom.... Bom.... Lixo!

Vou repassar uma crítica que achei das unidades em questão (extraídas do http://roosterteeth.com/forum/xbox/topic/2058054 )

(leiam imaginando a voz do Rick, do seriado "Trato Feito" da Discovery. Fica mais engraçado!)

(Rick) "Legal. Eu vi centenas de pessoas vindo com seus problemas no Drive de DVD e tudo que eu achei foram pessoas respondendo "compre um novo Xbox!"

Comprar um novo Xbox é desnecessário. De fato, se o seu Xbox está recusando a ler discos ou volta e meia vem com a mensagem de "disco sujo", quando você sabe que seu disco não está sujo, o melhor conselho é comprar um Drive para ele. Muito mais barato e irá evitar que você perca seu valioso Morrowind ou o Halo 2. Você vai perder a garantia (haha!), mas tudo bem! Tenho certeza de que você vai descobrir que isso não importa. Então, vamos te passar algumas informações dos drives de DVD do Xbox. Algumas pessoas podem ter outras opiniões, talvez por só querer originais mas isso é o de menos.

(Chum Lee chega e pergunta) Ô Rick, essa sua careca vai definir os modelos de leitor, é?

(Rick) Volte... Ao... trabalho! Se não fosse amigo do meu filho, já teria te demitido...

(Chum Lee) Fica frio Rick!

(Rick)Thomson TGM600: Esse vem com os Xbox de primeira geração. Pra mim, a Microsoft deveria apalhar de pau mole e ser torturada por esse pedaço de merda. Se você tem um drive desses e ainda não deu problemas.... Confie em mim. Esses drives não leem CD-Rs e tem problemas de leitura com muitos CD-RWs. Esse drive NÃO... PRESTA! E eu já vi muita gente jogando fora um excelente Xbox em funcionamento apenas por esse drive de DVD. É triste...

(Chum Lee) Ô Rick.... Posso pagar 15 reais num TGM600?

(Rick) Não.

(Chum Lee) Foi mal, mas o careca não aceita isso...

(Rick) Phillips VAD6011: Esse drive vem com as versões mais novas, como a 1.3. Pra mim seria como um Thomson bombado. Não lê a maioria dos CD-Rs mas lê a maioria dos CD-RWs. Também não dá tanto problema quanto os Thomson então... Nesse caso, a Microsoft só merece um belo tabefe nessa. 

(Chum Lee) Ô Rick.....?

(Espirito do velho) Cale a boca Chum Lee!

(Rick) Samsung 605: Sairam duas versões desse drive. Se você tem um Xbox com ele, você nã precisa de se preocupar, pois esse é o melhor drive já lançado pra ele já que ele só não reconhece DVD+R e DVD+RW. Os DVD-R e DVD-RW ele reconhece de boa, e você pode comprar uma versão modificada dele para PC que é o Samsung 616T. Esse modelo está ficando raro e caro, e é o que uso no meu videogame.

(Chum Lee) Eu pensei que você tinha parado de jogar na época do Banco Imobiliário.

(Rick) E é por isso que eu tenho dinheiro!

(Chum Lee) Hitachi GDR-8050L: O Rick não falou mas esse seria como um Philips, com a excessão de que é o único drive que roda tudo, incluindo DVD+R e DVD+RW. Tá vendo só Rick?

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