O que há de novo
https://i.imgur.com/mL3bSuR.jpg
Forum Retrogames Brasil

Seja bem vindo ao Fórum Retrogames Brasil! Leia as regras com atenção antes de se registrar!

Unidades ópticas e tutoriais específicos [atualizado 2019]

burn1004 disse:
Odin disse:
Caramba Doraemon, essa eu não sabia...

Eu sempre achei que os leitores do Xbox Classic eram todos da Samsung, já vi algumas vezes gente falar que as lentes deles era daqueles drive de CD combo 3 em 1 da Samsung, que tem CDRW e leitor de DVD, até guardei um drive desses aqui para usar caso um dia pegasse um Xbox com defeito no leitor... Mas agora fiquei surpreso que existem leitores de outras marcas para ele também.

Eu tenho dois Xbox sucata aqui, um que está quase inteiro, e outro que é só uns restos, nem sei se um deles tem volta, mas interessante saber isso, quem sabe os leitores deles sejam diferentes também e não sejam da Samsung, uma coisa eu sei, é que eles não são a mesma versão, pois a fonte dos dois são diferentes.

Bota esses bichos pra funcionar Odin
O xbox aceita várias gambiarras, dá pra colocar até drive de DVD de computador nele de boa
Não consigo, ainda não entendo quase nada deles...

O mais completo está com a carcaça em bom estado, tem quase todas as peças, mas ele não liga, e falta o cabo IDE dele que é diferente dos cabos normais de PCs antigos, eu tenho uns 10 cabos IDE aqui, mas nenhum cabe no console, e o outro Xbox sucata não é a mesma versão dele, a fonte é outra, e até consegui ligar ele uma vez e fazer ele dar imagem, mas aparecia uma tela de erro só, ai fui limpar a placa dele com álcool isopropílico, pois estava extremamente suja, e dai ele não ligou mais... Essa placa não cabia na carcaça do outro, a carcaça desse sucata falta a faceplate e estava bem quebrada, mas tenho várias peças dele aqui, e do outro também, tenho um HD original e outro de 40 GB que acho que tem jogos nele, mas não consegui ver, pois a formatação dele deve ser diferente, tipo o WBFS do Wii, mas não sei qual é, pois esse HD nem reconhece nos meus PCs.
 
Odin disse:
burn1004 disse:
Odin disse:
Caramba Doraemon, essa eu não sabia...

Eu sempre achei que os leitores do Xbox Classic eram todos da Samsung, já vi algumas vezes gente falar que as lentes deles era daqueles drive de CD combo 3 em 1 da Samsung, que tem CDRW e leitor de DVD, até guardei um drive desses aqui para usar caso um dia pegasse um Xbox com defeito no leitor... Mas agora fiquei surpreso que existem leitores de outras marcas para ele também.

Eu tenho dois Xbox sucata aqui, um que está quase inteiro, e outro que é só uns restos, nem sei se um deles tem volta, mas interessante saber isso, quem sabe os leitores deles sejam diferentes também e não sejam da Samsung, uma coisa eu sei, é que eles não são a mesma versão, pois a fonte dos dois são diferentes.

Bota esses bichos pra funcionar Odin
O xbox aceita várias gambiarras, dá pra colocar até drive de DVD de computador nele de boa
Não consigo, ainda não entendo quase nada deles...

O mais completo está com a carcaça em bom estado, tem quase todas as peças, mas ele não liga, e falta o cabo IDE dele que é diferente dos cabos normais de PCs antigos, eu tenho uns 10 cabos IDE aqui, mas nenhum cabe no console, e o outro Xbox sucata não é a mesma versão dele, a fonte é outra, e até consegui ligar ele uma vez e fazer ele dar imagem, mas aparecia uma tela de erro só, ai fui limpar a placa dele com álcool isopropílico, pois estava extremamente suja, e dai ele não ligou mais... Essa placa não cabia na carcaça do outro, a carcaça desse sucata falta a faceplate e estava bem quebrada, mas tenho várias peças dele aqui, e do outro também, tenho um HD original e outro de 40 GB que acho que tem jogos nele, mas não consegui ver, pois a formatação dele deve ser diferente, tipo o WBFS do Wii, mas não sei qual é, pois esse HD nem reconhece nos meus PCs.

Os HDs tem bootloader travado, por isso vc não consegue acessá-los no pc, não é difícil mudar isso não, mas também não faz muita diferença nesse caso em específico
É po, tem vários tutoriais dele no YT e em blogs mais antigos, dá pra fazer uma graça aí, esse console é bom demais da conta
 
burn1004 disse:
Os HDs tem bootloader travado, por isso vc não consegue acessá-los no pc, não é difícil mudar isso não, mas também não faz muita diferença nesse caso em específico
É po, tem vários tutoriais dele no YT e em blogs mais antigos, dá pra fazer uma graça aí, esse console é bom demais da conta
Não sabia sobre esse bootloader, um é o original de um deles, o outro é um Maxtor de 40 GB que eu lembre... O que está mais inteiro veio com o Maxtor, já o sucata veio com o HD original, esse sucata veio com o chip Aladdin também, mas ele estava dessoldado da placa, nem sei onde ele era soldado.

Quem sabe se eu conseguir um IDE original eu me anime a tentar ressuscitar um deles, tenho bastante peças deles aqui, e tenho também alguns acessórios importantes que comprei antes, como um cabo AV original, um controle original, e até um controle remoto original e um memory card que são lacrados, só me falta jogos e um console funcionando ;:biggrin:;
 
Odin disse:
burn1004 disse:
Os HDs tem bootloader travado, por isso vc não consegue acessá-los no pc, não é difícil mudar isso não, mas também não faz muita diferença nesse caso em específico
É po, tem vários tutoriais dele no YT e em blogs mais antigos, dá pra fazer uma graça aí, esse console é bom demais da conta
Não sabia sobre esse bootloader, um é o original de um deles, o outro é um Maxtor de 40 GB que eu lembre... O que está mais inteiro veio com o Maxtor, já o sucata veio com o HD original, esse sucata veio com o chip Aladdin também, mas ele estava dessoldado da placa, nem sei onde ele era soldado.

Quem sabe se eu conseguir um IDE original eu me anime a tentar ressuscitar um deles, tenho bastante peças deles aqui, e tenho também alguns acessórios importantes que comprei antes, como um cabo AV original, um controle original, e até um controle remoto original e um memory card que são lacrados, só me falta jogos e um console funcionando ;:biggrin:;

Só tem Dr. em xbox classic aqui. Vocês três podiam criar um tópico dele com todas dicas.

Queria jogar um Black nesse Xbox pra ver a diferença do PS2.
 
naldin disse:
Odin disse:
burn1004 disse:
Os HDs tem bootloader travado, por isso vc não consegue acessá-los no pc, não é difícil mudar isso não, mas também não faz muita diferença nesse caso em específico
É po, tem vários tutoriais dele no YT e em blogs mais antigos, dá pra fazer uma graça aí, esse console é bom demais da conta
Não sabia sobre esse bootloader, um é o original de um deles, o outro é um Maxtor de 40 GB que eu lembre... O que está mais inteiro veio com o Maxtor, já o sucata veio com o HD original, esse sucata veio com o chip Aladdin também, mas ele estava dessoldado da placa, nem sei onde ele era soldado.

Quem sabe se eu conseguir um IDE original eu me anime a tentar ressuscitar um deles, tenho bastante peças deles aqui, e tenho também alguns acessórios importantes que comprei antes, como um cabo AV original, um controle original, e até um controle remoto original e um memory card que são lacrados, só me falta jogos e um console funcionando ;:biggrin:;

Só tem Dr. em xbox classic aqui. Vocês três podiam criar um tópico dele com todas dicas.

Queria jogar um Black nesse Xbox pra ver a diferença do PS2.

Cara, faz anos que eu não mexo no Classic, mas lembro que ele não era um bicho de sete cabeças não e as possibilidades com o bichinho eram assustadoras

E respondendo a sua vontade, a diferença é BRUTAL, sério, parece que vc tá jogando em um console de uma geração a frente
 
burn1004 disse:
naldin disse:
Odin disse:
burn1004 disse:
Os HDs tem bootloader travado, por isso vc não consegue acessá-los no pc, não é difícil mudar isso não, mas também não faz muita diferença nesse caso em específico
É po, tem vários tutoriais dele no YT e em blogs mais antigos, dá pra fazer uma graça aí, esse console é bom demais da conta
Não sabia sobre esse bootloader, um é o original de um deles, o outro é um Maxtor de 40 GB que eu lembre... O que está mais inteiro veio com o Maxtor, já o sucata veio com o HD original, esse sucata veio com o chip Aladdin também, mas ele estava dessoldado da placa, nem sei onde ele era soldado.

Quem sabe se eu conseguir um IDE original eu me anime a tentar ressuscitar um deles, tenho bastante peças deles aqui, e tenho também alguns acessórios importantes que comprei antes, como um cabo AV original, um controle original, e até um controle remoto original e um memory card que são lacrados, só me falta jogos e um console funcionando ;:biggrin:;

Só tem Dr. em xbox classic aqui. Vocês três podiam criar um tópico dele com todas dicas.

Queria jogar um Black nesse Xbox pra ver a diferença do PS2.

Cara, faz anos que eu não mexo no Classic, mas lembro que ele não era um bicho de sete cabeças não e as possibilidades com o bichinho eram assustadoras

E respondendo a sua vontade, a diferença é BRUTAL, sério, parece que vc tá jogando em um console de uma geração a frente

Sempre imaginei isso assistindo videos no Youtube
 
Pô, se é fácil mexer nele, então os meus devem estar muito detonados mesmo, por isso não consegui recupera-los...

Me arrependo muito de não ter investido em um a uns 6 ou 7 anos atrás, via muitos a venda no ML só com o leitor zoado, ou que não abria a gaveta, por 150, 200 reais, mas depois que realmente tive interesse em comprar um, e consegui achar alguns acessórios dele, não achei mais nenhum por esse valor...
 
Odin disse:
Pô, se é fácil mexer nele, então os meus devem estar muito detonados mesmo, por isso não consegui recupera-los...

Me arrependo muito de não ter investido em um a uns 6 ou 7 anos atrás, via muitos a venda no ML só com o leitor zoado, ou que não abria a gaveta, por 150, 200 reais, mas depois que realmente tive interesse em comprar um, e consegui achar alguns acessórios dele, não achei mais nenhum por esse valor...

Olha eles de novo com carinho que você consegue consertar de boa
 
Xbox 360: o "X" marca mesmo o(s) local(is)? 

Um upgrade bem (mal) feito (em certos aspectos) mas que fez sucesso! Grandes jogos, um equipamento que é interessante e que poucos falam de problemas NESSA área, mas deve ser citado!

Passando por muitos modelos, o X360 é notório por ter sido BEM DIFERENTE do primeiro hardware, onde passou por apenas 3 marcas de leitores de CD/DVD. Cada revisão do equipamento teve também suas diferenças em seus leitores (incluindo o falecido HD-DVD, que ainda pode ser citado aqui!)

dvd-drives-x360.jpg

 
dvd-drives-x360-2.jpg

 

Além de verificar primeiro das leitoras (BenQ, Lite-On, Toshiba-Samsung e Hitachi-LG) nos primeiros modelos do Xbox, ainda DEVE SER VERIFICADO o número da firmware!

dvd-drives-x360-3.jpg

 

BenQ Modelo VAD6038 e Lite On modelo 16d5s usam unidade HOP-141X / 14XX

Toshiba-Samsung modelo TS H943 usa unidade SF-HD67

Lite On DG-16D4S (modelos Slim e Super Slim) usam unidade HOP-15XX

LG-Hitachi modelo 79FK GDR3120 usa unidade SF-HD63

X369LENS.jpg

 

Mas, pra falar de um... "Acessório"...

...ERA UMA VEZ, um sonho. Um sonho que se tornou um TREMENDO...

freddy-krueger.jpg

 

..É isso aí!

Na briga do surgimento e adequação de uma mídia para o povão, assim como aconteceu nos anos 80 com a controversa guerra de formatos (vhs/BETAMAX/LD) e diferente do que houve na época onde o mais fraco e não tão barato vhs venceu por sua versatilidade (barrando o BETAMAX, mais barato e com melhor qualidade e o LD com qualidade superior, mas com preço mais superior ainda...), o Blu Ray derrota o HD DVD justamente, com preços menores (??) e qualidade maior.

Por que não falar mais dele?

E teve jogo pra ele? Não! Mal saíram filmes.... Daí, vai ficar encostado num lugar onde pode fazer a diferença:

xboxhddvd-legbalance.jpg
 
Eu achava que tinham chegado a lançar jogos nesse formato, filmes eu sabia que tinham, menos mal que essa batalha de formatos não durou muito tempo e o bluray foi escolhido de maneira rápida, ao contrário do VHS vs Betamax que apesar da Sony não permitir que outras empresas fabricasse aparelhos, ela resistiu fortemente por mais de uma década com o seu Betamax...
 
Xbox One: o "X" da "nova geração!
 
xones.jpg

 
...Esse até o professor X voltou a aparecer!
 
x1-01.png

 
Devido a seus modelos de aparelho (na teoria) devem existir diversos modelos, já que o próprio videogame passou por diversas modificações e atualizações (mais ou menos o que houve com o Xbox e o X360)
 
Vamos definir os modelos?
 
x-Original-Xbox-One.jpg

 
O modelo original é o que saiu primeiro (dãããããããññññññ...) Esse foi (como havia dito antes e não vou repetir) o princípio (uau!). Hoje em dia, ele DEVERIA SER mais barato (mas com o diabo dessa doença chata toda, os preços andaram cheirando gás hélio e foram pro espaço...)
 
x-Xbox-One-S.jpg

 
O modelo S é o videogame 'de pobre' (americano, ou de outros países). Houve mudanças nele pra melhorias e a aparência de VHS permaneceu, mas agora, usando as cores do NES americano (hahaha!) e teve uma variação que... Não seria uma coisa boa de se comentar!
 
x-Xbox-One-S-All-Digital.jpg

 
...Eu não quero falar com você, ô treco feio! (tadinho, "amputaram" a unidade óptica dele....). O Modelo S All Digital, como o próprio nome diz, é um videogame que só funciona usando a internet pra se comprar os jogos, aliado a um HD grande na máquina pra TENTAR segurar uns bons... 2 ou 3 jogos (dependendo de suas DLCs) (....Nome detestável!)
 
Xbox-One-X.png

 
Esse é o modelo completo. Se fosse um carro, seria conhecido como um superesportivo. Se fosse uma casa, seria uma mansão com piscina, mas... Levando em consideração o preço dele, dá pra comprar um Uno 2002 com ele...
 
Mas, estranhamente depois....
 
...Só existe UM MODELO de unidade óptica que eu achei pra eles!!!
 
hhop-b150.jpg

hop-b150.jpg

 
A unidade modelo HOP-B150 é utilizada dentro das seguintes unidades:
 
Para o Classic Xbox One: Dg-6m1s  (Microsoft)
Para o Modelo S: Lite-On DG6M5S-01B (Philips)
Para o modelo S All Digital: Nenhuma...
Para o modelo X: Lite-On DG-6M5S-02B (Philips)
 
E, com isso, terminamos os videogames da M$ (até o momento. Afinal de contas, não sabemos do novo Xbox X....X (tem mais X nele?) Olha o Xavier ouvindo...
 
Unidades ópticas Playstation 4
 
ps4.png

 
Assim como aconteceu com os videogames da M$, a 'mãe $onya', criou modelos em cima de modelos pro seu caça níqueis videogame e... Bom, tem alguns modelos que devem ser aproveitáveis (acho eu.... Ainda não tive um, e mal vi 5 jogos em funcionamento chegando ao tempo de uso de menos de 8 horas de teste prático.... E com os preços praticados, antes eu comprar um carro do que... Ahhhhhh... Isso não é coisa pra se citar aqui, mas vai ficar pra posteridade!)
 
Então, voltando pra vaca fria...
 
...Existem 3 modelos (eu acho) do console, que são:
 
ps4-i.png
 
O primeiro modelo a ser lançado. Veio com HD de 500 Gb e era GRANDE! BEM GRANDE!!!
 
ps4-slim.png

 
O Slim era bem menor que o primeiro (e isso assusta, porque o primeiro modelo era GRANDE! BEM GRANDE!!!). O que acontece é que, como é uma revisão, diminuíram o treco, com menor consumo médio de energia, maior resistência e um HD de 512 Gb (mas pode ser maior!). Se formos analisar mais a fundo, o processador, tanto do modelo 'clássico' quanto do Slim é o mesmo (1.6GHz 8-core AMD custom "Jaguar" CPU), placa de video é a mesma também mas, tem variação em alguns detalhes como seu peso e sua rede que é mais avançado, fora outros detalhes já mencionados!
 
ps4-pro.png
E, eis que então, vem o modelo PRO. O treco é GRANDE! BEM MAIOR QUE SEU ANTECESSOR...
 
Mas, em nível tecnológico, tem suas GRANDES vantagens como:
 
  • Ele roda em KKKK (grande vantagem pra quem tem tvs que tem essa capacidade. Pra quem não tem... Acho que ele aguenta rodar nessas tvs!)
  • Um HD de 1Tb (que pode ser trocável)
  • Ele é MAIOR que o modelo clássico, mais pesado, mas tem uma configuração mais parruda!
  • Não se esqueçam que ele também é MAIS CARO!!!! MUITO MAIS CARO (no Brasil, claro!)
Mas, vamos ao que interessa que é justamente em seu interior:
 


ps4-models.png
 
Vejam bem! Tem 3 MODELOS de unidades opticas para o videogame, catalogadas, mas no caso dos dois primeiros modelos, eles compartilham essas duas da foto.
 
9cf3febd2e88be5445faf98787e95f8a.jpg

KEM-496-AAA-with-KES-496-Optical-Head-for-PS4-Slim-CUH-jpg-q50.jpg

 
Nestas imagens, mostra as 3 unidades ópticas, em suas bases e na foto tem a explicação sobre elas (mas irei colocar em texto aqui pra ficar mais fácil)
 
Então vamos lá?
 
KEM-490AAA - Esse modelo vai para as seguintes plataformas: CUH-11XX e em alguns modelos CUH-12XX e servem nas bases de modelo BDP-020 e BDP-025;
KEM-860PAA (double eye) - Esse modelo vai pra CUH-10XX e serve nas bases de modelo BDP-010 e BDP-015;
KEM-496AAA - Essa vai para os modelos Slim e PRO, mas também servem em alguns modelos CUH-12XX
 
Mas espera! Meu videogame NÃO SEGUE essas numerações! O que devo... Quero dizer, COMO EU DEVO PROCEDER NESSES CASOS???
 
A resposta pra isso é EXTREMAMENTE confusa mas fica assim:
 
Which Model to Choose:
Sony has been changing its PS4 internal parts including this laser drive model. Even the PS4 with the same CUH- number may came with different internal parts with different model number. It’s a must to check which one is yours before ordering. Dismantle the Blu-ray drive, compare it with the pictures, choose the right one:
 
❌KEM-860PAA (KEM-860AAA) - features double laser eye - fits BDP-010 and BDP-015 DVD drive daughterboard, usually found in CUH-10XX console models
✅KEM-490AAA - features single eye - fits BDP-020 and BDP-025 DVD drive daughterboard, usually found in CUH-11XX and some CUH-12XX consoles
❌KEM-496AAA - feathers single eye - fits PS4 Slim and PS4 Pro (CUH-20XX and CUH-70XX). Also found in some CUH-12XX consoles
 
(Be noticed: This correspondence between console CUH- number and laser deck model is roughly estimated. Not accurate! It’s a must to check which one is yours before ordering!) 
 
Essas informações vieram (por mais incrível que pareça) do site de vendas da AMAZON.COM 
 
Traduzindo pra explicar mais um pouco, fica assim:
 
Qual modelo escolher:
Sony andou mudando as partes internas do PS4 incluindo o modelo do drive de laser. Mesmo o PS4 com a mesma numeração CUH pode ter partes internas diferentes contidas nas informações de seu número de modelo. É ALTAMENTE NECESSÁRIO VERIFICAR QUAL É O MODELO DO SEU ANTES DE FAZER O PEDIDO. Sempre compare com as fotos para selecionar a unidade correta (berço + unidade óptica)
 
Então fica o aviso. Nesse caso, temos um impasse nas informações enviadas, mas por sorte, são apenas 3 modelos de unidade para os videogames e, mesmo com preços em conta (não são caros!), tenham cuidado.
 
Nesse caso, termino a área da Sony, no aguardo das informações de seus novos modelos, que serão atualizados assim que forem liberados (da mesma forma que vai acontecer com a M$)
 
NEC: O primeiro (de muitos) da lista 
 
Em meados de 1987, chega aos mercados o videogame que definitivamente foi uma pedra nos sapatos da Nintendo e Sega. O PC Engine não merece apenas a alcunha do pseudo 16 bits, mas merece a fama de ter sido o primeiro a ter o acessório que iria modificar o meio de armazenamento dos jogos de forma mais contundente!
 
O problema é que... Não teve apenas UM modelo. Teve UM MONTE de modelos!
 
Vendido como se fosse uma peça de moda para hardwares, o PCE teve 3 modelos de CD Rom² e mais 3 videogames onde o principal era a diferença entre capacidade de memória de cada um. Influenciado pelo crescimento do hardware dos outros concorrentes (e é claro, o surgimento de novas tecnologias), foram feitas modificações interessantes em cada um deles, mas, diferente de um outro videogame (cof, cof... Xbox... Cof, cof, me deu uma coceira na garganta...) onde cada uma de suas versões tinham modelos e mais modelos a torto e a direito de unidades ópticas, a NEC seguiu outra linha de pensamento:
 
"UMA SÓ UNIDADE PARA DIVERSOS MODELOS" (lembra os carros nacionais, não? Diversos modelos, um só motor, que dá diversos problemas... Diferentes de serem iguais, mas por aí vai!)
 
Segundo o que achei, as unidades usadas neles são:
 
HOP-M3.jpg

 
HOP-M3
 
Sem parentesco de peças com outros videogames, Os videogames da série DUO (Turbo Duo, PCE Duo, Duo-R, Duo-RX) usam a HOP-M3
 
Mas, as versões mais antigas (CD Rom²/CD Rom2, TurboGrafx CD), já usam uma série conhecida, mas de modelo diferente:
 
kss220-a.jpg

kss220-a.jpg
 
KSS-220A e KSS-162A
 
kss-162a.jpg

kss-162a-l.jpg
 
Segundo sites de venda de unidades opticas (em russo acha mais fácil...), esses dois modelos são IGUAIS, sendo que um deles, funciona no outro e vice versa.
 
AGORA, VEM A PARTE DIVERTIDA
 
São raras? Mais ou menos... Mas...
 
...Como as unidades são da Sony, elas podem ser encontradas "facilmente" nos equipamentos das seguintes séries: 
 
D4, D11, D12, D33, D34 
 
CDP-D11.jpg

cdp-d12.jpg

SONY-D33-CD.jpg

Sony-MXD-D4-CD.jpg
 
Segundo o que estava verificando, são difíceis de se achar, mas não impossíveis!
 
Existe uma informação conflitante que é o seguinte: o Super CD Rom² utiliza uma outra variante que é a KSS-210B
 
cd-rom-grande.png

ax14-comparingunits.jpg

kss-210b.jpg

kss-210-B.jpg
 
Aparentemente é a mesma unidade óptica pra substituição do Amiga CD 32 (informação ainda será comprovada mais pra frente)
 
Agora vem o final da NEC, que foi o PC-FX:
 
pcfx-laser06.jpg

 
Esse utiliza a unidade HOP-E1, já citada pois é utilizada nos videogames Hitachi HiSaturn/ "Game & Car Navi Hi Saturn" (Hitachi)
 
Raros e caros - Vol. 01 (Amiga CD32/Commodore CDTV, Philips CD-i, Atari Jaguar CD)
 
Comecemos a briga com os consoles mais caros com o Amiga CD32 e o raro Commodore CDTV:
 
Amiga-CD32-Open-2.jpg

Cdtv-right.jpg

CDTV-drive.jpg

 
O primeiro 32 bits (disputando esse único feito com o... Philips CD-i, que também irei falar dele...) utiliza uma unidade óptica que já foi citada no tópico anterior e agora, foi confirmado.
 
ax1-laserbox.jpg

ax13-comparingunits2.jpg

ax14-comparingunits.jpg

 
KSS-210-B
 
Não é nada fácil de se trocar as unidades e SEMPRE deve ser feito o RECAP completo dos equipamentos, pois isso é o que acarreta os problemas no equipamento
 
Magnavox/Philips CD-i
 
O CD-i foi o competidor direto do Amiga CD32/CDTV como o videogame que liderou o lançamento dos 32 bits e, mesmo falhando (como seu arqui inimigo fez....) ainda trouxe novas tecnologias e não pode ser descartado tão fácil assim. Pensando nisso, fiz uma ligeira pesquisa sobre ele.
 
Normalmente ele usa a unidade CDM 12.4 da própria Philips com a versão VAM-1204 compatível:
 
Free-Shipping-Original-CDM12-4-Optical-Pick-up-CDM-12-4-CD-Laser-Lens-VAM1204-VAM.webp

 
Os modelos PHILIPS CDI-210 40, CDI-210 41, CDI-210 45, CDI-220 61, CDI-220 65, CDI-220 77 aceitam essas unidades.
 
Já os modelos Philips CDI-450 e CDI-470 usam a CDM 12.1 com as versões VAM 1201/1202 compatíveis. Agora...
 
Os modelos não listados aqui, que usam as unidades CDM 21.0, 12.1 e 12.2, TAMBÉM ACEITAM as versões VAM 1201 e 1202, portanto taí a dica!
 
vam1201-vam1202.jpg

 
Atari Jaguar CD
 
cdjag.jpg

 
O gracioso 'troninho' da Atari tem uma peculiaridade: QUANDO SE CONSEGUE SALVAR O ADD ON, arrumando o CD, já pode se considerar feliz! Mas normalmente, a unidade óptica morre e o videogame vai junto....
 
Agora, se for pra tentar... Ela já foi citada anteriormente, pois é usada em outro videogame. No caso, é justamente o acima citado Philips CD-i modelos 450 e 470 ou seja, a CDM 12.1 e as VAM 1201/1202
 
Outra curiosidade é que, pra se trocar, usa praticamente o mesmo formato da troca efetuada no CD-i (será que a unidade completa do Laser é a mesma integralmente?!?)
 
(Não tão) Raros e (BEM) caros (pra encardir!) - Vol. 02 (Playstation 5 e Xbox X series)

Por mais GREGO que possa parecer...

ps5-laser-pickup1-greek.png


(...e isso NÃO É BRINCADEIRA!)

Até a data de hoje, achar mais detalhes das unidades (ou da unidade) infelizmente não é fácil, mas também, quando se acha....

PS5-KES-496-front.png

PS5-KES-496-back.png


As coisas começam a fluir com maior facilidade.

A KES-496 habita em todos os modelos do Playstation 5 (SE É QUE EXISTE TANTO MODELO ASSIM! Já saiu alguma revisão da placa mãe dele?!?) e, na GRANDE maioria dos casos de problemas de leitura registrados pelas assistências técnicas, citados abaixo....

PS5 aceita o disco, mas não lê de forma alguma;
PS5 aceita o disco, mas o ícone de leitura gira e gira e gira e gira e gira...



PS5 (finalmente) mostra uma singela mensagem de erro de leitura do disco!

...Faz com que o leitor fique 'cego' com o seu uso devido a um grande nível de desgaste pelo seu uso (tá, normalmente os outros leitores ou unidades ópticas passam por isso também!), mas o desgaste nele parece bem superior. E pra entornar o caldo, DVDs e CDs continuam lendo normalmente nele, dando a entender que o Blu-Ray desgasta muito mais rápido que as outras unidades (inclusive tendo um tempo de vida MENOR que as do PS3/PS4)

XBOX, cadê você meu filho???

Outro que me deu uma grande dor de cabeça pra achar. O tão (des)conhecido Series X utiliza AS MESMAS UNIDADES OPTICAS DE SUAS VERSÕES ANTERIORES (ONE X e S respectivamente).

 
Depois de MUITO TEMPO (e sim, continuo vivo), esse tópico recebe uma atualização referente ao......?

xavierzinho.png


...Parem de ler a minha mente! Eu já sei que vocês são bem espertos.

Pois é! O lance é que... Até agora (em dias de pesquisa) o que me aparece como sistema de substituição de defeitos nessa área NÃO É MAIS a unidade optica, e sim, o drive completo!

dg-6m5s.png


Por isso, apresento a vocês o.... Como era o código mesmo? Ah sim! DG6M5S

Esse é o drive completo, que funciona no Xbox Series X (a geladeirinha preta) e no Series S. Uma das coisas que me fez fazer essa atualização foi pra deixar salientado o nome da unidade completa (DG6M5S. Não se esqueçam) e sua maneira de trocar porque só a unidade não é vendida separadamente (ainda! Aguardemos notícias do Jackie Chan em suas lojas de revenda favoritas)

O problema com as informações é a seguinte:

Saca aquele lance dos celulares que, hoje em dia você NÃO TROCA MAIS A BATERIA? Pois bem, tá indo pra mesma linha. Nesse caso, pelo menos dá pra trocar o conjunto completo (com um precinho desagradável, mas meio que, suportável (se é que ainda vale devido ao desaparecimento das mídias do mercado...)

Mas, pra ficar um pouco melhor (ou 'menos ruim') tem um video bem detalhado onde explica a troca do equipamento:



Lembrem que o cara que fala no video é meio que, arrogante mas vale a pena dar uma olhada mais atenciosa!

No mais....


Sempre acreditem que o Doraemon está aqui (demoro pra aparecer, mas apareço!)
 
Belíssimo tópico, não canso de escrever isso!

Parabéns!

E me lembrei que preciso achar um leitor de PS2 pra colocar no meu Slim aqui que tá parado faz tempo.

Tentei uns métodos de rodar iso por memory card e falhei miseravelmente. Os de USB com HD externo ficam lentos demais.

Como tenho já umas mídias queimadas, tô querendo meter um leitos novo mesmo.
 
Topo