O que há de novo
https://i.imgur.com/mL3bSuR.jpg
Forum Retrogames Brasil

Seja bem vindo ao Fórum Retrogames Brasil! Leia as regras com atenção antes de se registrar!

Qual seu último conserto/gambiarra?

Hoje consegui arrumar o leitor do meu PS2 Slim reserva:



O problema desse console foi que fiquei uns dois anos sem usar ele, e esses dias fui testar dois Syphon Filter Dark Mirror originais que tinha comprado no Shopee e resolvi testar nesse console, só que quando liguei ele o leitor ficou emperrado, a lente não se movia direito, só ia até a metade do trilho e travava, dava um ruído no console mesmo com ele estando sem disco, o ruído era tipo um trrrrrr trrrrr trrrrrr, mas o @naldin me disse para eu lubrificar o trilho com WD-40, e hoje eu fiz isso e deu certo, eu só abri o console, apliquei WD-40 num algodão em vez de aplicar direto no trilho e na engrenagem do motorzinho do leitor que move a lente, pois aplicando direto poderia emporcalhar o console por dentro e pegar WD-40 na lente, o que não seria bom, e passei o algodão em todo o trilho onde corre a lente e na engrenagem que movimenta ela, ai montei o console, peguei um jogo em DVDR que não jogava a mais de 10 anos para testar, e o leitor rodou liso, sem engasgar nem nada :lol:

Eu fiquei tranquilo enquanto a esse reparo, pois sabia que o defeito poderia ser algo fácil de resolver, pois mal uso esse console, ele só ficou parado por mais de dois anos, com certeza era só lubrificar o trilho e a engrenagem que move a lente do leitor, apesar de eu nunca ter tido feito isso antes.
 
Odin disse:
Hoje consegui arrumar o leitor do meu PS2 Slim reserva:



O problema desse console foi que fiquei uns dois anos sem usar ele, e esses dias fui testar dois Syphon Filter Dark Mirror originais que tinha comprado no Shopee e resolvi testar nesse console, só que quando liguei ele o leitor ficou emperrado, a lente não se movia direito, só ia até a metade do trilho e travava, dava um ruído no console mesmo com ele estando sem disco, o ruído era tipo um trrrrrr trrrrr trrrrrr, mas o @naldin me disse para eu lubrificar o trilho com WD-40, e hoje eu fiz isso e deu certo, eu só abri o console, apliquei WD-40 num algodão em vez de aplicar direto no trilho e na engrenagem do motorzinho do leitor que move a lente, pois aplicando direto poderia emporcalhar o console por dentro e pegar WD-40 na lente, o que não seria bom, e passei o algodão em todo o trilho onde corre a lente e na engrenagem que movimenta ela, ai montei o console, peguei um jogo em DVDR que não jogava a mais de 10 anos para testar, e o leitor rodou liso, sem engasgar nem nada :lol:

Eu fiquei tranquilo enquanto a esse reparo, pois sabia que o defeito poderia ser algo fácil de resolver, pois mal uso esse console, ele só ficou parado por mais de dois anos, com certeza era só lubrificar o trilho e a engrenagem que move a lente do leitor, apesar de eu nunca ter tido feito isso antes.

Muito bom, bem pensado o lance do algodão.
 
naldin disse:
Muito bom, bem pensado o lance do algodão.
Pois é, o algodão me salva as vezes em outras gambiarras também, principalmente limpar por dentro de conectores e contatos de chips com álcool isopropílico, no caso de limpar os contatos ele ainda mostra a sujeira que saiu... :lol:
 
Hoje consegui consertar esse SNES aqui:



Ele apareceu semana passada na loja dos meus parceiros e é de cliente, o defeito dele era que ele ligava, mas só dava tela preta, mas o problema dele foi fácil de resolver e só troquei o cristal oscilador e ele voltou a funcionar perfeitamente. Mas eu estava meio cismado porque esse ano eu não tinha conseguido consertar nenhum console para eles, esse ano o movimento nos consertos foi bem fraco e só apareceu 5 consoles lá para mim arrumar, mais um de um cara que veio aqui em casa, e só consegui arrumar esse do cara que veio aqui, um SNES que postei aqui com uma skin do Donkey Kong Country, e e agora consegui consertar este último de hoje, mas os outros que não tinha conseguido arrumar eram pedreiras, então fiquei com receio de não conseguir arrumar este último, mas felizmente era um defeito muito simples.

Mas eu estava tão cismado que fui procurar por vídeos de SNES que davam tela preta, e vi alguns defeitos bem difíceis de consertar, uns deles eram defeito naquele CIC Chip, que é o chip de bloqueio do SNES, um dos consertos o cara tinha que trocar ele, o que é difícil, pois precisa de uma estação de ar quente porque esse chip é SMD, o outro tinha que fazer um jumper soldando num terminal dele muito pequeno, mas felizmente não precisou fazer nada disso. Agora já tenho a estação de ar quente caso precisasse trocar esse CI, mas ainda não comecei a usar ela, preciso treinar muito ainda com ela para começar a usa-la.

Um detalhe interessante é que esse SNES é um GPM-02 americano, e os capacitores dele estavam perfeitos, não precisaram ser trocados! Geralmente esses modelos por terem quase 30 anos os capacitores deles já estão desgastados, e precisam ser trocados, a imagem deles começam a dar interferências, ou senão o som dos jogos começam a dar um chiado, ou os dois problemas de uma vez, mas esse SNES ai está com o som e imagem perfeitos mesmo com os capacitores originais, o console estava com a carcaça muito suja, mas a placa estava limpinha e impecável, dava gosto de ver essa placa... Impressionante os capacitores estarem intactos, eu tenho uma teoria que os capacitores desses SNES podem durar mais se os consoles não ficarem muito tempo sem uso, se as pessoas usarem eles regularmente, e ligarem eles pelo menos uma vez a cada 3 ou 6 meses, acredito que os capacitores não morrem, mas se o cara ficar um ano, dois, ou mais anos, ai sim os capacitores morrem, mas é só uma teoria, não sei se isso realmente é assim.
 
Essa semana passei na loja dos meus parceiros e eles me deram uns controles e um console para mim tentar arrumar para eles, e o console era esse Mega Drive 3 aqui, que estava dando imagem com artefatos, e consegui arrumar ele :eek:culos:



O defeito dele poderia ser simples ou mais grave, temi que pudesse ser algum defeito grave em algum componente ou CI, que talvez tivesse que trocar o slot dele, e quando abri o console estava assim, certamente já tinha sido mexido antes:



De cara levei um susto, achei dois terminais de CI SMD que tinham sido mexidos, não sei se tinham CIs ali antes e se foram removidos, perto deles tinha um CI que certamente foi mexido, talvez o original tenha sido removido por alguém e colocaram um novo, mas certamente alguém mexeu ali, nessa parte da placa estava muito emporcalhado e grudento com fluxo de solda:



Como teste só limpei essa parte da placa, removi quase todo fluxo de solda, o que consegui, molhando ela com álcool isopropílico e esfregando com minha escova anti estática, e também dei uma limpada no slot, e para minha surpresa o console voltou a funcionar normal depois dessa limpeza, certamente foi só sujeira mesmo.

Tinha vindo uns seis controles com defeito também, e mexi em quatro deles, dois Wii Remote, um controle de 3 botões de Mega Drive da Tectoy, e um controle original de SNES, infelizmente não consegui consertar os três primeiros, mas consegui consertar o de SNES:



Ele não estava funcionando, não dava nenhum sinal no console, mas só desmontei ele, limpei a placa com álcool isopropílico, e dei uma limpada e uma ajeitada no plug de encaixe do fio na placa, já que os cabos dos controles originais de SNES são todos encaixados, não soldados, eles podem ser removidos facilmente... Ai depois montei tudo, testei e funcionou, no fim nem tive muito trabalho em ressuscitar esses itens.
 
Ultimamente ando fazendo só reparos simples e repetidos que já postei aqui algumas vezes, e que acabo nem postando aqui mais por isso, mas hoje fiz uma coisa inédita que eu nunca tinha feito, que foi recuperar esse PS One que não estava ligando:

https://streamable.com/tqifi5

Peguei ele na loja dos meus parceiros semana passada, e achei que era só problema na entrada da fonte, que podia estar oxidada, ou com mal contato, mas não era nada disso, então dei uma pesquisada, e achei um vídeo no Youtube dizendo que esse problema poderia ser em alguns fusíveis que tem na placa mãe, que eu nem sabia que tinham, então resolvi medir com o multímetro esses fusíveis, que são muito pequenos, e acabei descobrindo que estava faltando um deles, que alguém já tinha mexido no console antes, e provavelmente colocou um fio de cobre no lugar, e ele deve ter se rompido e o console deixou de ligar, então em vez de eu colocar outro fio no lugar, eu queria colocar outro fusível e entregar ele direito sem gambiarra, mas como eu não tinha esses fusíveis, acabei achando um compatível numa placa sucata de PS2 Slim, então retirei ele com minha estação de ar quente, ele era extremamente pequeno, do tamanho de um bicho de pé, mas consegui soldar ele na placa do PS One, deu trabalho, mas consegui, fiz minha menor solda até agora, o fusível está onde marquei na imagem, onde tem escrito PS606:



Tive sorte de achar um fusível compatível numa placa sucata, pois esses fusíveis eu acho que nem existem a venda por aqui, talvez só fora do Brasil e olhe lá... Fiquei feliz por ter feito um reparo que eu nunca tinha feito antes.
 
Hoje fiz um reparo extremamente simples em um SNES que peguei recentemente, mas que nunca tinha feito antes, por isso estou postando aqui, mas esse reparo foi o mais simples que fiz até agora, nem precisa abrir o console para fazer ele.



O defeito desse SNES era que ele não estava ligando, ai abri ele para testar o fusível e o regulador de tensão, e eles estavam ok, então o SNES não estava queimado, geralmente quando o SNES queima é problema em um desses dois componentes, ou nos dois, mas ai mexi no plugue da fonte e vi que o console ligava mexendo nele, então lembrei que os clientes que trouxeram ele falaram que esse console estava parado a anos, sem ser ligado, então olhei a entrada da fonte dele, e uma latinha que fica em baixo do pino central estava tão oxidada que estava preta, e era muito difícil lixar ela, então peguei minha mini retífica, e coloquei a menor broca que tinha, que era mais fina que uma agulha, então coloquei ela com cuidado dentro da entrada e lixei a latinha com a broca, deixei ela brilhando com a cor de um bronze, então limpei ela com um algodão com álcool isopropílico e tirei os resíduos que saíram, consegui meter o algodão com uma agulha, com todo o cuidado, e não quebrei o pino central de plástico que quebra com facilidade, queria manter a entrada original e consegui manter sem nem precisar remover ela.

Apesar desse reparo ser extremamente simples, e eu já ter mexido em uns 50 SNES em três anos reparando consoles, eu ainda não tinha feito esse simples reparo, se alguém pegar um SNES que não liga, nem sempre eles estão queimados, primeiro verifiquem se a entrada da fonte está com mau contato ou oxidada, pode ser só isso.
 
Nessa terça fiz dois consertos que não tinha feito antes, consertei um SNES que estava dando tela roxa e azulada, e um PS One que peguei no sábado, que estava com a imagem dando uma interferência, parecia cabo mal encaixado, mas não era isso.

Começando pelo SNES, a quase dois meses peguei ele na loja dos meus parceiros, eles iriam vender ele a um cliente, mas quando foram testar, se depararam com uma tela meio roxa, meio azulada, e acabaram vendendo outro bom no lugar para o cliente, e pediram para mim dar uma olhada, eu vi que poderia ser coisa fácil, mas não tinha pego um SNES com esse defeito ainda, mas quando abri ele levei um susto, ele estava muito mexido, cheio de gambiarras :susto:



Ele estava sem o dissipador de calor, não sei como não queimou, uma das memórias dele já tinha sido trocada, acho que ele tinha dado defeito de tela quadriculada antes, ele tinha uns jumpers perto do botão reset, dois capacitores dele perto do botão reset foram trocados, mas foram colocados de maneira estranha, o de 2.2 uF a pessoa que trocou nem encurtou as perninhas dele, e o de 220 uF que eu lembre, também não teve as perninhas cortadas e encurtadas, mas foi colocado de uma maneira mais tosca, a pessoa que trocou em vez de remover com ferro de solda e sugador, simplesmente cortou o capacitor da placa e soldou o novo em cima dos terminais do capacitor velho... E o chip CIC tinha sido trocado também, ao menos a memória e o chip CIC tinham sido bem trocados, provavelmente eles foram trocados por um profissional antes, mas o resto das gambiarras devem ter sido feitas por algum fuçador...

Mas dei um trato nele, primeiro troquei o restante dos capacitores que ficavam em baixo onde fica o dissipador de calor, só me faltou dois de 33 uF que eu não tinha mais, tive que comprar novos, mas levei algumas semanas para fazer isso, pois estava sem tempo para comprar, mas nesse último sábado comprei eles e pude terminar os reparos, além de trocar esses capacitores eu removi os dois que já tinham sido trocados e coloquei eles da maneira mais correta, e adicionei um novo dissipador que eu tinha nas minhas sucatas, feito o teste a tela meio roxa, meio azulada sumiu e o console ficou 100% de novo, esse recap foi o primeiro que fiz num SNES com a estação de ar quente, sem usar alicate.



Aproveitando que estava no embalo hoje de manhã, aproveitei e mexi no PS One que peguei com meus parceiros sábado, esse estava com um defeito que eu nunca tinha mexido num PS One, ele estava com a imagem distorcida, como se o cabo AV estivesse com mau contato, eu não sabia o que poderia ser, mas dei uma pesquisada e achei esse vídeo no Youtube:



Eu achava que ele estava com defeito no cristal, quase que fiz um teste antes trocando o cristal dele, mas ainda bem que vi esse vídeo antes, o técnico falou sobre um capacitor de 220 uF perto do conector do cabo AV que dá defeito, mas vi que tinham dois capacitores iguais, e resolvi trocar os dois como precaução, removi eles e vi que tinha uma mancha amarela em baixo deles, achei que pudessem ter vazado, mas como as manchas saíram facilmente, vi que podiam ser só fluxo mesmo... O engraçado é que decidi não usar a estação de ar quente para remover esses capacitores, pois como o PS One tem a placa bastante reduzida, cheia de componentes minúsculos, como ainda não domino totalmente a estação de ar quente e ainda não tenho uma fita protetora que é colada em cima dos componentes perto dos que serão removidos, para eles não saírem junto, decidi remover eles com alicate mesmo, e consegui remover eles facilmente, felizmente saiu fácil e não tive problemas, quando removi os capacitores a placa estava assim:



Depois de limpar as manchas amarelas com álcool isopropílico, adicionei os dois capacitores de 220 uF novos, coloquei os dois capacitores menores de tamanho que eu tinha, uns mais finos, eu tinha uns 4 ou 5 modelos desse capacitor diferentes, uns mais gordinhos, outros mais baixos, mas esses dois que coloquei foram os mais finos, para poder acomodar eles melhor na placa, pois por cima da placa quando for montar vai uma chapa de ferro em cima, que depois é colocado o leitor por cima dela, e a chapa poderia encostar nos capacitores e dar curto, mas adicionei os capacitores, e removi o cristal e coloquei ele de uma maneira melhor, pois ele estava mal soldado na placa, e ficou assim:



Fiz o teste ligando ele na TV e deu imagem normalmente, era defeito nos capacitores mesmo, ainda bem que pesquisei antes de fazer os testes nele, quase que troquei o cristal em vão :lol:

Fiquei feliz por ter conseguido fazer um reparo inédito nesse PS One, eu só aceitava pegar consoles de cartucho até o N64, e evitava consoles de CD, mas agora estou pegando PS1 para mexer sem medo, quem sabe um dia subo para o PS2 também.
 
Nessa terça resolvi criar coragem e finalmente mexi no último problema do meu Genesis 1 que eu estava postergando mexer nele por quase três anos, e troquei a entrada do controle 1 dele que estava com mau contato :coracao:



Esse Genesis é um console especial, pois ele era do @Gigacom e eu tenho ele a mais de 10 anos, esse console o Gigacom em meados de 2010 tinha encontrado numa banquinha todo sujo de tinta, e ele resgatou o console e deu um banho de água e sabão no coitado, e conseguiu recuperar ele, foi a primeira vez que vi um console sendo lavado com água e sabão e na época fiquei apavorado, ai tempos depois surgiu uma oportunidade de troca com ele, mandei uma caixa cheia de itens com defeito para ele tentar recuperar, e ele me ofereceu esse Genesis funcionando em troca, ai fizemos a troca e eu tenho ele até hoje.

Só que ele tinha dois pequenos problemas, um deles era que alguns jogos ficavam mudando de colorido para preto e branco, isso eu resolvi a três anos mudando ele de PAL-M para o original NTSC, era problema de transcodificação mal feita, talvez o cristal colocado nele estivesse ruim, e ele ficou com a imagem perfeita, eu já postei esse procedimento aqui em 2019, foi um dos primeiros reparos que fiz quando comecei a mexer com eletrônica, só que ele ainda tinha um pequeno defeito, pois ele tinha um mau contato na entrada do controle 1, e toda vez que eu ia jogar algum jogo, eu tinha que ficar mexendo no plugue do controle até todos os botões funcionarem, isso era um saco, mas eu ainda não tinha coragem de fazer porque tinha medo de ferrar com algum terminal da entrada do controle, mas hoje finalmente criei coragem, e troquei a entrada, aqui está uma foto da entrada antiga, tinha dois pinos quebrados na metade...



E aqui está a entrada nova, notem a diferença da entrada 1 para a original que é a 2, essa entrada 1 eu peguei de uma sucata de um Mega Drive japonês que eu tenho aqui, ela era um pouco diferente da do Genesis, mas os tamanhos e a compatibilidade era a mesma, talvez essas entradas tenham sido fabricadas por fornecedores diferentes, mas ficou 100% bom:



E aqui está o reparo que fiz, depois que fiz essas soldas coloquei dois parafusos que ajudam a prender o conector, quem vê essas soldas não viu a surra que levei para conseguir soldar direito, pois eu não queria usar fluxo porque emporcalha a placa e é chato de limpar depois, pois a placa fica grudenta, mas apanhei demais para soldar o conector sem fluxo, ai me irritei e peguei um fluxo resinoso velho que tinha aqui e coloquei na ponta de um cotonete e passei por cima dos terminais, depois que passei o fluxo resinoso foi como passar manteiga num pão recém saído do forno, perdi quase meia hora tentando soldar esses terminais pequenos e perto um do outro sem fluxo, e depois dessa vou sempre usar fluxo, não vou mais passar trabalho por pouca coisa :lol:



Depois testei o Genesis e ele funcionou sem problemas, agora ele está funcionando sem nenhum problema mais, eu adiei esse reparo nele porque considero esse console um dos mais especiais da minha coleção, e tinha medo de inutilizar ele, mas agora o problema está resolvido e não preciso mais me preocupar com ele :coracao:
 
Esse fim de semana eu resolvi fazer um mutirão para mexer em coisas que estavam paradas aqui, passei quase todo o sábado e a manhã de domingo mexendo com eletrônica, algumas coisas eu não consegui consertar ainda, mas consegui arrumar esse SNES que já estava a quase um mês com ele aqui parado, e foi um conserto inédito :coracao:



Peguei esse console com um amigo a mais de um mês, o problema dele era que o som dele estava muito baixo, estava uns 25% do volume só, mas de restante a placa estava boa, ela é uma 1CHIP-03 nacional, ai troquei todos os capacitores dela e adicionei mais um de 1000 uF, e para a minha surpresa o som continuou na mesma, ai resolvi fazer um teste, tinha quase certeza que era defeito no CI S-MIX, ai fiz um jumper em baixo da placa, o famoso jumper nos terminais de áudio do conector do cabo AV, ligando eles ao capacitor C23, e o som voltou a ficar alto novamente, apesar de Mono por causa da gambiarra, ai cheguei na conclusão que era defeito no CI S-MIX mesmo, pois esse jumper serve justamente para desabilitar esse CI, mas não tive coragem de entregar esse console com essa gambiarra, pois a placa dele estava em ótimo estado, e eu já tinha me dedicado bastante a ele, mas o problema é que eu nunca tinha trocado um CI SMD antes para valer, só fiz alguns treinos em placas velhas e eu não estava 100% com prática ainda, mas resolvi arriscar porque esse CI tem poucos terminais, e resolvi encarar ele sábado, ai peguei uma placa sucata com o mesmo CI, e removi ela e o CI do console, foi fácil remover com a estação de ar quente, mas o problema era soldar o novo CI na placa do console, e tive bastante dificuldade, mas não fiquei nervoso e fui tentando com calma até conseguir, ainda aprendi um macete, pois o resultado final não tinha ficado muito bom mesmo eu usando fluxo e tirando o excesso com malha dessoldadora, ficou umas rebarbas nos terminais, mas tive a ideia de usar novamente a estação de ar quente e aplicar ar quente um pouco em cima do CI, para ver se a solda dos terminais se endireitava e removesse possíveis curtos que não vi, ai apliquei o ar quente e a solda se endireitou, o resultado ficou assim:



Ai testei o console e o som voltou ao normal, fiquei bastante feliz por ter feito o primeiro reparo para valer trocando um CI SMD de um console que não era meu, já entreguei outros consoles sem consertar com problemas no mesmo CI antes porque tinha medo e danificar ainda mais os consoles, mas dessa vez deu tudo certo, apesar de o reparo não ser tão complicado, era uma coisa que eu ainda não tinha prática de fazer.

E hoje de manhã fiz outro reparo inédito, mas dessa vez bem mais simples, que foi trocar o cabo da minha fonte original de SNES 110V, por incrível que pareça eu não tinha feito isso ainda, essa minha fonte é velha de guerra, já usei muitas vezes ela durante quase 20 anos, mas a alguns meses uma parte do cabo ficou com os dois fios dentro do cabo a mostra, um deles é um fio verde, mas o outro é um cobre puro, e esse cobre começou a se despedaçar, ai fiquei com medo de perder essa fonte, pois é a única original que tenho, ai peguei outra fonte queimada que eu tinha aqui, que não sabia se o cabo estava bom, ai consegui abrir ela e testei o cabo, o cabo estava bom, ai consegui fazer a troca, trocando o cabo dela por outro cabo de fonte original:

 
Precisava testar umas RAMs 6116 de NES, que tem aquele encapsulamento estreito no meu turbo game, que nem tem furação pra elas..
A do NES por ex. já vem preparada pros 2 formatos:
JSgkjEP.png


Nada que sacrificar um soquete maior + colinha 793 + bicarbonato e um pouco de paciência não resolva kkk
kNtkvWM.jpeg
 
J6wlaN4.jpeg
 
DYIQQDi.jpeg
 
Yon disse:
Precisava testar umas RAMs 6116 de NES, que tem aquele encapsulamento estreito no meu turbo game, que nem tem furação pra elas..
A do NES por ex. já vem preparada pros 2 formatos:
JSgkjEP.png


Nada que sacrificar um soquete maior + colinha 793 + bicarbonato e um pouco de paciência não resolva kkk
kNtkvWM.jpeg
 
J6wlaN4.jpeg
 
DYIQQDi.jpeg

Malhor gambis, top demais que ficou
 
Esqueci de postar aqui, mas a duas semanas um tiozinho amigo de uma loja de usados entrou em contato comigo dizendo que tinha seis consoles para mim dar uma olhada para ele, que eram três SNES e três Mega Drive III, ai fui lá recentemente pegar esses consoles, e consegui recuperar esses dois aqui:



O SNES não ligava, ai de cara vi que era a entrada da fonte que tinha quebrado, ela não quebrou só o pino de plástico no meio da entrada, que é fácil de quebrar e muitos já quebraram com o tempo, geralmente quando esse pino quebra o console segue funcionando, pois o ferrinho que fica dentro dele geralmente não quebra, mas nesse caso quebrou o ferrinho junto, ai fui obrigado a trocar. Mas logo depois que fiz a troca, apareceu um zumbido no som, ai consegui eliminar o problema apenas adicionando um capacitor de 1000 uF.

Já o Mega Drive III é um modelo fonte externa da Tectoy, acho que esse foi o primeiro modelo Mega Drive III dela, aquele que tem a entrada RF do lado, esse console ele me deu para mim testar para ele, pois ele não tinha uma fonte, mas eu tinha uma fonte do meu Genesis II aqui, que é praticamente o mesmo modelo, e ele funcionava, mas resolvi abrir ele para ver como estava por dentro, e levei um susto, ele estava extremamente enferrujado por dentro! As chapas metálicas que ficam em volta da placa estavam muito enferrujadas, e a ferrugem já tinha pego em partes da placa do console, fui obrigado a limpar a placa e eliminar a ferrugem dela, depois dei um trato nas chapas metálicas, mas quase peguei tétano de tanta ferrugem que tirei dele... Se eu não removesse tudo o console iria dar problemas logo...

Os outros quatro consoles não sei se conseguirei arrumar, os SNES estão muito sucateados, um deles só dá tela preta, mas a placa está muito mexida, já o outro aparece algumas listras tipo artefatos na tela, acho que é defeito no CI CPU, se for isso não conseguirei trocar esse CI, ele é muito difícil para mim, fora a aparência de ambos que estão com as carcaças bem feias. Já os outros dois Mega Drive III, um tenho que trocar a chave do Power, e o outro só dá tela preta, talvez eu recupere o que falta a chave do Power, mas é muito difícil achar ela, talvez eu tenha que adaptar outra...
 
Essa semana eu recuperei esse Mega Drive III adaptando uma chave de liga e desliga de Super Nintendo nele:



Esse console eu tinha pego numa das lojas onde ajudo com consertos, junto com mais cinco consoles, eram três Mega Drive e três Super Nintendo, mas acabei recuperando só um Super Nintendo e agora dois Mega Drive, o primeiro Mega Drive estava só todo oxidado por dentro, acho que eu já tinha postado ele aqui até a uns dois meses, mas esse que recuperei agora era só trocar a chave de liga e desliga. Só que eu queria por uma igual a original, primeiro eu removi a chave do outro Mega Drive que não consegui recuperar, mas a chave dele era muito sensível e acabei quebrando as perninhas dos terminais, ai tive que ir atrás de uma nova, só que tive uma imensa dificuldade em encontrar essas chavinhas exatas, e acabei não conseguindo comprar nem na internet... Tentei achar em lojas de componentes eletrônicos aqui na minha cidade e também não achei, ai acabei ficando com esse console quase três meses parado aqui até conseguir a chavinha original. Só que o dono queria logo esse console para vender na loja dele, ai como não tive outra opção, acabei tendo que adaptar essa chave de Super Nintendo nele, ficou estilo Mega Drive II japonês, a instalação foi fácil, o único problema foi ter que lixar o buraco para poder passar a chave, já que ela era um pouco maior que o buraco, levei umas duas horas para conseguir fazer isso, mas consegui, e ela acabou ficando assim:

https://streamable.com/c1q069

Eu queria ter colocado uma chave nova igual a original, mas infelizmente não pude colocar, ai tive que adaptar essa mesmo para entregar ao dono, menos mal que ele gostou dele assim mesmo, e vai colocar ele a venda agora.
 
mod AV que fiz num Masterzinho..
BWpgBH4.jpeg


Câmera macro faz os negócios ficarem até feios.. A olho nu a estética por fora fica bem melhor :kshame
cIpyna7.jpeg


8V03d9U.jpeg


Ele tá dando MUITO ghosting na imagem, essa semana vou ver se consigo melhorar isso.. Reparei também que o Pause não tá funcionando, ter que achar outro switch pra por nele tb
yCbsgkC.jpeg

A câmera ameniza na tv de plasma, mas ao vivo é bem presente tb

xD0sADq.jpeg

6DcWz2V.jpeg


Fui pra sala testar a TV porque não consegui tirar foto boa na tubosinha e vejo que a Plasma dá interferência do mesmo jeito kkk
VmuAGaZ.jpeg
 
Cabo para poder ligar um rx 8bitdo do SNES no Dynavision. Como o padrão de joystick NES e SNES é o mesmo, funciona de boa.

BBB71749-AE35-4-B95-8-CA2-92-E52-A865786.jpg
 
Depois de 12 anos que comprei esse console, e 5 anos que comecei a mexer com eletrônica, segunda finalmente consegui consertar a imagem ruim do meu Telejogo 1 😵‍💫



Esse console eu tentei consertar diversas vezes de 2019 para cá quando comecei a aprender a consertar consoles, e apesar do defeito de imagem dele parecer simples, eu não conseguia resolver esse problema, já fiz vários testes com ele, troquei os capacitores, troquei um cabo interno dentro dele, troquei o CI LM1889N que era um CI de imagem, removi as chaves dele, desmontei elas e limpei, refiz algumas soldas, troquei o cristal oscilador, e mesmo assim o console ficava sempre na mesma, eu cheguei a ler todos os sites que falavam de manutenção de Telejogo que eu encontrava no Google, e ver todos os vídeos que tinham no Youtube na época, mas nenhum deles mostrava o que poderia ser esse defeito, eu me sentia extremamente frustrado por não conseguir consertar esse console, que é meu console mais antigo, mas ontem por acaso eu lembrei do console, e da minha frustração com ele, e por acaso procurei por algum novo vídeo que eu não tenha visto, e achei esse bendito aqui que foi postado em 2021:



Foi então que quase no final do vídeo, o cara resolveu testar um jumper no CI LM1889N, em que ele ligava um fio em dois terminais dele que são soldados juntos, e ligava esse fio num dos terminais da saída da placa que ia para o cabo RF, e o console parava de dar imagem ruim, e como vi que esse jumper era fácil de fazer, fui fazer um teste na mesma hora, e fiz esse jumper aqui:



Ai montei o console, liguei ele na TV e para a minha surpresa, o console passou a dar uma imagem muito boa, e som também, pois esse console dava uma imagem tão ruim que quase não dava som, eu tinha que aumentar o volume no máximo na TV para conseguir ouvir o som bem fraquinho que saia... E além disso o console passou a dar cores bem vivas, antes quando aparecia alguma cor, aparecia uma cor bem fraca, mas na maioria das vezes o console dava imagem em preto e branco... Eu fiz esse vídeo aqui que peguei um trecho de um vídeo que fiz a quase 10 anos mostrando uns controles separados de Telejogo 1 que fiz, e depois mostra um vídeo que fiz ontem logo logo depois que consertei a imagem do console, que fiz para mostrar para alguns amigos:



Depois de todo esse tempo finalmente consegui consertar esse defeito que me incomodava, e era apenas um jumper que resolvia o problema...
 
Cabo para poder ligar um rx 8bitdo do SNES no Dynavision. Como o padrão de joystick NES e SNES é o mesmo, funciona de boa.

BBB71749-AE35-4-B95-8-CA2-92-E52-A865786.jpg
Só pela curiosidade, dei um acabamentinho no que vc me passou, ficou bem bacana
Passei só primer mesmo, já que o cabo já era claro e a outra tinta em spray que eu tinha aqui era mto brilhosa
34Vte5J.png
 
Topo