O que há de novo
https://i.imgur.com/mL3bSuR.jpg
Forum Retrogames Brasil

Seja bem vindo ao Fórum Retrogames Brasil! Leia as regras com atenção antes de se registrar!

Qual seu último conserto/gambiarra?

Hoje consegui recuperar esse outro controle de Master System, e esse ficou melhor que o outro:



A história dele é quase a mesma do outro controle que recuperei ontem, só que esse estava em melhor estado, o outro nem cabo tinha... Mas esse troquei o cabo dele por outro retirado de um controle pirata de Mega Drive, só que esse cabo era bem maior que o outro que coloquei no outro controle, não chegou a ficar do tamanho do cabo original, mas deve ter 1,30m mais ou menos, ficou de um tamanho razoável... Ontem esqueci de tirar uma foto da placa do controle, então hoje tirei desse segundo controle já com o cabo trocado:



O curioso é que a placa dele é bem simples, são só duas plaquinhas unidas por um fio, uma placa do direcional e a outra dos botões 1 e 2, não tem nenhum CI ou componente nesses controles, são só as plaquinhas com as trilhas e os contatos mesmo... No fim esse controle ficou bem bom, eu só tinha dois controles originais de Master para três consoles que tenho, agora tenho 4 controles.
 
Ando bem parado com os consertos ultimamente, mas mês passado arrumei um SNES e recentemente consegui recuperar um Xbox 360 Super Slim:
 
 
 
O SNES é um americano primeiro modelo, o CPU-01, ele apareceu no fim do mês passado na loja dos meus amigos onde pego consoles para consertar e ele era de cliente, eu consertei ele mês passado mesmo e já entreguei no último dia 30, ele só dava tela preta, mas fiz uma limpeza na placa e no slot e ele voltou a pegar jogos, mas estava com a imagem e som bem zoados, parecia fracos, e isso era problema de capacitores fracos, consegui fazer um recap nele e a imagem melhorou, mas ficou sem som, mas ai fiz um jumper na placa e ele voltou a dar som, ficou 100% de novo. Eu tinha muita raiva desses CPU-01 e os modelos GPM, pois eles me davam muita dor de cabeça, mas agora estou gostando de mexer nesses CPU-01, estou conseguindo recuperar a maioria que pego agora, pois boa parte são só capacitores fracos, pois esses modelos já tem quase 30 anos, são de 1991, 1992... Mas ainda continuo a odiar os modelos GPM, esses sim me dão dor de cabeça, pois boa parte deles que me aparecem tem imagem quadriculada, e preciso levar ele na eletrônica de um amigo para trocar os CIs responsáveis por isso, pois eles são SMD e ainda não tenho uma estação de ar quente para trocar eu mesmo
k-lol.gif

 
Já esse Xbox 360 Super Slim foi uma grata surpresa para mim, pois eu já tinha ele a mais de um ano, eu tinha ganho um lote de consoles e acessórios sucatas no início do ano passado e veio 3 Super Slim junto, eu já tinha ganho dos mesmos amigos mais três Fat e um Slim, e achava que nenhum desses consoles prestavam, mas fiquei todo esse tempo sem testar os Super Slim porque não tinha fonte, mas recentemente consegui uma fonte, e pude testa-los... Eu já tinha falado desses Super Slim aqui recentemente, um nem dava sinal de vida, o outro as vezes travava no menu, as vezes dava tela preta e luz vermelha, esse eu sabia que estava condenado também, mas um deles que é este que postei a foto, funcionava, dava tela, mas o único defeito dele é que não abria a gaveta no console, só no menu do sistema, ai recentemente fiz vários testes nele, abri ele, troquei o leitor, a frente dele, e o console ficou na mesma... Acabei formatando ele, atualizei o sistema, acessei a internet, ele ficou mais de 3 horas ligado e não deu nenhum problema, também coloquei um DVD de filme nele e rodou liso, testei até um Kinect nele e funcionou de boa, só não testei um jogo nele ainda porque não tenho nenhum aqui, mas antes de formata-lo testei um jogo chamado Hydro Thunder que tinha na memória dele, então cheguei na conclusão que ele funciona, só tem um pequeno problema na gaveta dele que não abre no botão do console, só no sistema... Finalmente consegui um Xbox 360 que ainda não tinha, e o melhor de tudo é que foi 0800
k-lol.gif
 
Um x360 de gratis nao é nada mau. Esse lance de gaveta não abrir, todos dispositivos de cd/dvd possuem um CI responsavel por isso, que dá problema principalmente quando a gaveta está emperrada e a pessoa fica insistindo.
 
Amigo naldin vc poderia me passar as tenssoes de trabalho desse dynavision 3, tenho um que ganhei quando tinha 5 anos e hoje com 29, em breve vou ser papai e quero restaurar ele pra deixar para meu filho, fiz o recap total e ele voltou a ligar o led, so que com tela preta e um zumbido no audio como se fosse curto, reparei que o regulador de voltagen e a cpu dele aquece bastante, fiz o teste do regulador e ele esta otimo, estou descomfiado do cpu, a modificaçao que fiz nele foi colocar na placa da fonte aqueles conector plug and play no lugar do flat que liga a fonte na placa principal assim evitando dos fios do flat ficar se rompendo durante o manuseio e assim ficando facil de desconectar uma placa da outra, e ao desconectar a fonte da placa principal o regulador nao aquece, a menbrana tactil dele esta perfeita sendo que liga e desliga normalmente, os cartuchos estao todos bom, to descomfiado das tenssoes que tem nele, to descomfiado que esta maior que o correto, me de um help por favor
Desde ja obrigado
 
Adveilson disse:
Amigo naldin vc poderia me passar as tenssoes de trabalho desse dynavision 3, tenho um que ganhei quando tinha 5 anos e hoje com 29, em breve vou ser papai e quero restaurar ele pra deixar para meu filho, fiz o recap total e ele voltou a ligar o led, so que com tela preta e um zumbido no audio como se fosse curto, reparei que o regulador de voltagen e a cpu dele aquece bastante, fiz o teste do regulador e ele esta otimo, estou descomfiado do cpu, a modificaçao que fiz nele foi colocar na placa da fonte aqueles conector plug and play no lugar do flat que liga a fonte na placa principal assim evitando dos fios do flat ficar se rompendo durante o manuseio e assim ficando facil de desconectar uma placa da outra, e ao desconectar a fonte da placa principal o regulador nao aquece, a menbrana tactil dele esta perfeita sendo que liga e desliga normalmente, os cartuchos estao todos bom, to descomfiado das tenssoes que tem nele, to descomfiado que esta maior que o correto, me de um help por favor
Desde ja obrigado

Opa, posso sim, estou fora de casa e volto na segunda feira. Mas diz aí, esse console ficou muitos anos parado? De uma conferida no slot do cartucho se não tem pino com ferrugem. E diga qual a tensão de saída do seu LM317.
 
Isso parece muito slot sujo/enferrujado, o que costumo fazer é pegar um cartão telefônico (qualquer coisa parecida que seja firme e não vá quebrar dentro) com uma lixa menos abrasiva, aqui uso 400.. passo nos contatos com o cartão no meio
Dps faço o mesmo com um pano e bastante álcool isopropílico pra limpar bem a parte interna do slot
 
Dactar que peguei faz um tempo.. Veio bem sujo, cheiro de mofo super forte dentro

cD9fwoe.jpg


qb8upnA.jpg


sUKVCcG.jpg


bTaXQAe.jpeg


Daí o que fazemos nesses casos??
Banhozinho relaxante :coracao:
x2VuW1S.png


Depois um molhozinho no álcool isopropílico, legal ver a cor dele, como sai sujeira da plaquinha

tSEaU3m.png


Ele não tinha nada demais, mas as chaves de dificuldade não funcionavam direito - WD40 pra amaciar a sujeira e limpeza com bastante álcool pra tirar ela lá de dentro e voltou ao normal
Mod AV e NTSC feitos
Recap e troca do potenciômetro
Y2380Fx.jpg


Colunas onde prende o parafuso estavam nesse estado, a outra tava desmanchando, com resina refiz e reforcei a outra
zxIgGf4.png

dZ7cZmQ.png


Labels já saindo, terminei de tirar, tirei a cola de ambas as partes e recoloquei com dupla face
ILkXUau.jpeg


No fim ficou bem bonitão :bigode:

xzVBvTb.jpeg


AQykfvY.jpg


jw23rb4.png


DcbPwdi.jpg


tbpxTtJ.jpeg


s2u6m7A.jpg


E vou por pra vender, ainda não estudei o valor, mas essa semana ainda posto no ML e Shopee.
 
Ficou topzao, parabens pela recuperação.
Que resina é essa que você usa? Legal esse recurso.

dZ7cZmQ.png
 
naldin disse:
Ficou topzao, parabens pela recuperação.
Que resina é essa que você usa? Legal esse recurso.

dZ7cZmQ.png

D_NQ_NP_676143-MLB41510042346_042020-V.jpg

Resina de dentista mesmo kk
Uso muito em notebook, pra arrumar dobradiça quebrada, aquelas roscas de parafuso que quebram.. Daí peguei um panfleto aqui, fiz um tubinho pra servir de molde, joguei a resina dentro e depois cortei na altura certa e lixei com a micro retífica
 
Yon disse:
naldin disse:
Ficou topzao, parabens pela recuperação.
Que resina é essa que você usa? Legal esse recurso.

D_NQ_NP_676143-MLB41510042346_042020-V.jpg

Resina de dentista mesmo kk
Uso muito em notebook, pra arrumar dobradiça quebrada, aquelas roscas de parafuso que quebram.. Daí peguei um panfleto aqui, fiz um tubinho pra servir de molde, joguei a resina dentro e depois cortei na altura certa e lixei com a micro retífica

Nem conhecia isso
 
Bom, hoje fiz mais um conserto, que foi esse SNES aqui que estava com interferência na imagem e zumbido no som:



Ontem apareceu um camarada que entrou em contato comigo por indicação de uns parceiros de uma loja onde ajudo a consertar consoles para eles, e eles passaram meu contato para ele, ai ele entrou em contato comigo perguntando se eu arrumava SNES, e disse que sim dependendo do problema... Ai ele veio aqui em casa ontem de tarde e me trouxe esse aparelho, e seu problema era apenas capacitores esgotados, ontem mesmo adicionei um capacitor de 1000 uF nele, e o problema de interferência de imagem desapareceu, mas o zumbido continuava, deixei para trocar os capacitores do áudio hoje.

Ai hoje de manhã fui trocar os capacitores, eu não fiz um recap geral nele, pois tinha medo de arrancar algum PAD SMD dele e me complicar, pois ainda não consegui comprar minha estação de ar quente, e resolvi trocar apenas os capacitores que estavam ruins, que eram três capacitores SMD de 10 uF, dois perto da entrada do cabo AV, e um que fica perto do slot, os outros ainda estavam bons, e para evitar problemas, troquei só esses três mesmo, ai fiz a troca, removi os capacitores com extremo cuidado, testei uma nova técnica e deu certo, comecei a cortar os capacitores um por um, cortando com alicate de corte de cima para baixo, com muito cuidado para não forçar os PADs embaixo, e deu certo, não forcei as trilhas, e elas ficaram intactas... Então fiz a troca tranquilamente, adicionando os capacitores eletrolíticos novos, depois limpei a placa, testei e o zumbido sumiu, a placa ficou filé e sem nenhuma gambiarra, console com vida nova de novo :coracao:

Eu não quis tirar foto da placa dele, mas era uma GPM-02 americana de 1993, que é o último modelo com slot removível, ela estava em bom estado, fico feliz que consegui arrumar esse SNES sem gambiarra, a maioria dos outros SNES que tinha pego antes estavam tão mexidos e detonados que eu sempre tinha que fazer alguma gambiarra...
 
Aquela gambiarra gostosa.

Comprei um Wii que está sem sensor, então com as dicas do @"Yon" , @"Odin" , 4 leds IR, uma régua escolar e a velha e boa fita crepe da Nintendo saiu isso:

BED9-DC32-EB62-4559-A4-C5-15364-B1-D0-FB8.jpg


E claro que funcionou.
 
Bela gambiarra naldin, acho que nem precisa você comprar o sensor original agora, ele está caro, geralmente custa uns 50 reais, maluco pedindo 100 reais por ele...

Você vai usar só ele agora? Se sim, tente fazer uma carcaça para ele na impressora 3D, acho que ficaria bem bonito, dá para fazer uma barra sem fio se quiser.
 
Odin disse:
Bela gambiarra naldin, acho que nem precisa você comprar o sensor original agora, ele está caro, geralmente custa uns 50 reais, maluco pedindo 100 reais por ele...

Você vai usar só ele agora? Se sim, tente fazer uma carcaça para ele na impressora 3D, acho que ficaria bem bonito, dá para fazer uma barra sem fio se quiser.

O @"burn1004" vai me ajudar nessa, ele está com um sobrando lá.
 
burn1004 disse:
100% inspirado num tópico que o Odin fez na Outerspace, segue o questionamento aqui 

Qual foi a última(o) alteração/conserto/gambiarra que você fez nos seus consoles?

Sou novato em eletrônica , estou estudando a pouco mais de uma semana, mas decidi fazer meu primeiro reparo/gambiarra. Comprei em um ferro velho perto de casa um Master System I, estava num estado de sucata,  bem sujo,  mas a carenagem estava até boa , se não fosse o barro  :arregalado: , mas decidi pegar para tentar aprender um pouco, paguei R$ 30,00 , desmontei dei uma lavada na carenagem para tirar a lama ...

Limpei a Placa com álcool isopropílico , depois sai procurando meio na tentativa e erro os defeitos, vi que a saída de vídeo estava sem solda e completamente solta, um capacitor estava estourado e a chave power estava dava indícios de não funcionar...

nmo6V7.jpg


A limpeza quase completa, tirei o botão , e soldei um novo 

0WWUNx.png
 
Não ficou perfeito, mas para uma primeira tentativa estava razoável.

U335AG.png


Chave no lugar, capacitor trocado e saída de vídeo com solda .


Oxidação em todo lugar 

MDnR7u.png
wx40Mj.png


Depois de passar um CF7  e pintar  nem parecia o mesmo.

6UpiEM.png
NVvFRU.png


Fiz o teste e não é que funcionou,  o hang on na memória  rodando, agora só falta comprar um cartucho para testar a entrada , mas já estou pra lá de satisfeito ....

rOMYR2.png
 
vlad_arruda disse:
burn1004 disse:
100% inspirado num tópico que o Odin fez na Outerspace, segue o questionamento aqui 

Qual foi a última(o) alteração/conserto/gambiarra que você fez nos seus consoles?

Sou novato em eletrônica , estou estudando a pouco mais de uma semana, mas decidi fazer meu primeiro reparo/gambiarra. Comprei em um ferro velho perto de casa um Master System I, estava num estado de sucata,  bem sujo,  mas a carenagem estava até boa , se não fosse o barro  :arregalado: , mas decidi pegar para tentar aprender um pouco, paguei R$ 30,00 , desmontei dei uma lavada na carenagem para tirar a lama ...

Limpei a Placa com álcool isopropílico , depois sai procurando meio na tentativa e erro os defeitos, vi que a saída de vídeo estava sem solda e completamente solta, um capacitor estava estourado e a chave power estava dava indícios de não funcionar...

nmo6V7.jpg


A limpeza quase completa, tirei o botão , e soldei um novo 

0WWUNx.png
 
Não ficou perfeito, mas para uma primeira tentativa estava razoável.

U335AG.png


Chave no lugar, capacitor trocado e saída de vídeo com solda .


Oxidação em todo lugar 

MDnR7u.png
wx40Mj.png


Depois de passar um CF7  e pintar  nem parecia o mesmo.

6UpiEM.png
NVvFRU.png


Fiz o teste e não é que funcionou,  o hang on na memória  rodando, agora só falta comprar um cartucho para testar a entrada , mas já estou pra lá de satisfeito ....

rOMYR2.png
Caramba! Começou muito bem, parabéns! ;:blush:;

Você deve ter tido uma grande satisfação de ter arrumado esse console, eu sempre fico assim mesmo já mexendo com consoles a quase 3 anos, você acabou recuperando uma preciosidade, pois esse Master está bem valorizado ultimamente, ainda mais por ser o primeiro modelo, cuide bem dele!
 
vlad_arruda disse:
burn1004 disse:
100% inspirado num tópico que o Odin fez na Outerspace, segue o questionamento aqui 

Qual foi a última(o) alteração/conserto/gambiarra que você fez nos seus consoles?

Sou novato em eletrônica , estou estudando a pouco mais de uma semana, mas decidi fazer meu primeiro reparo/gambiarra. Comprei em um ferro velho perto de casa um Master System I, estava num estado de sucata,  bem sujo,  mas a carenagem estava até boa , se não fosse o barro  :arregalado: , mas decidi pegar para tentar aprender um pouco, paguei R$ 30,00 , desmontei dei uma lavada na carenagem para tirar a lama ...

Limpei a Placa com álcool isopropílico , depois sai procurando meio na tentativa e erro os defeitos, vi que a saída de vídeo estava sem solda e completamente solta, um capacitor estava estourado e a chave power estava dava indícios de não funcionar...

nmo6V7.jpg


A limpeza quase completa, tirei o botão , e soldei um novo 

0WWUNx.png
 
Não ficou perfeito, mas para uma primeira tentativa estava razoável.

U335AG.png


Chave no lugar, capacitor trocado e saída de vídeo com solda .


Oxidação em todo lugar 

MDnR7u.png
wx40Mj.png


Depois de passar um CF7  e pintar  nem parecia o mesmo.

6UpiEM.png
NVvFRU.png


Fiz o teste e não é que funcionou,  o hang on na memória  rodando, agora só falta comprar um cartucho para testar a entrada , mas já estou pra lá de satisfeito ....

rOMYR2.png

Ficou muito bacana o Master! Nem parece que pegou em tão mal estado kk
E problemas clássicos.. Essa chave sempre emperra com o tempo, capacitor eletrolítico sempre dá problema e conector de AV e controles direto ficam com solda fria do manuseio gentil das crianças kkk
 
vlad_arruda disse:
burn1004 disse:
100% inspirado num tópico que o Odin fez na Outerspace, segue o questionamento aqui 

Qual foi a última(o) alteração/conserto/gambiarra que você fez nos seus consoles?

Sou novato em eletrônica , estou estudando a pouco mais de uma semana, mas decidi fazer meu primeiro reparo/gambiarra. Comprei em um ferro velho perto de casa um Master System I, estava num estado de sucata,  bem sujo,  mas a carenagem estava até boa , se não fosse o barro  :arregalado: , mas decidi pegar para tentar aprender um pouco, paguei R$ 30,00 , desmontei dei uma lavada na carenagem para tirar a lama ...

Limpei a Placa com álcool isopropílico , depois sai procurando meio na tentativa e erro os defeitos, vi que a saída de vídeo estava sem solda e completamente solta, um capacitor estava estourado e a chave power estava dava indícios de não funcionar...

nmo6V7.jpg


A limpeza quase completa, tirei o botão , e soldei um novo 

0WWUNx.png
 
Não ficou perfeito, mas para uma primeira tentativa estava razoável.

U335AG.png


Chave no lugar, capacitor trocado e saída de vídeo com solda .


Oxidação em todo lugar 

MDnR7u.png
wx40Mj.png


Depois de passar um CF7  e pintar  nem parecia o mesmo.

6UpiEM.png
NVvFRU.png


Fiz o teste e não é que funcionou,  o hang on na memória  rodando, agora só falta comprar um cartucho para testar a entrada , mas já estou pra lá de satisfeito ....

rOMYR2.png

Ficou bom mesmo, parabéns pela primeira tentativa. O que seria o CF7?
 
Nesse domingo acabei resolvendo trocar o botão Power do meu Phantom System:



O processo é simples, mas tem que tomar cuidado quando for remover o botão velho, pois pode arrancar algum terminal, esses botões do Power e Reset tem 4 terminais, mas eles são bem pequenos. Eu troquei o botão original porque para ligar esse console tinha que apertar com bastante força, isso é um defeito comum nos Phantom System e acredito que muitos foram parar no lixo por causa disso, pois os botões oxidam com o tempo e as pessoas por pouco conhecimento poderiam achar que eles teriam queimado e eles acabaram sendo descartados, mas é um problema simples de resolver, é só trocar o botão defeituoso por um tact swicth simples, que acaba até melhorando o console. Existem tact switch de vários tamanhos diferentes, uns mais largos, outros mais altos, mas eu tinha disponível um pequeno e baixo, e acabou me servindo, só tive que cortar um pedaço do plástico do botão que encosta nele, mas a troca foi tranquila.

Esse console eu já tinha a uns 8 ou 9 anos, e deixei por vários anos esse botão original porque uma vez eu quebrei a entrada da fonte dele, e na época eu não sabia soldar, ai pedi ajuda para um amigo trocar essa entrada para mim, e ele acabou trocando, só que falei para ele também que o botão Power dele estava com problemas, e ele já até sabia o que era, e ele acabou removendo o botão e lixando a latinha dele que estava bem oxidada, só que esse botão funcionou bem somente por um ou dois anos, e logo depois apresentou o mesmo problema de novo, e como na época não sabia trocar e nem soldar, deixei ele assim até agora, quando finalmente resolvi trocar esse botão.

Eu troquei somente o Power, o Reset eu deixei o original ainda, pois ele sempre funcionou sem problemas, acho que o problema do Power era mais desgaste mesmo, deve ter sido muito usado antes de mim, ai resolvi deixar o botão Reset original, só irei trocar quando precisar algum dia.
 
Topo