O que há de novo
https://i.imgur.com/mL3bSuR.jpg
Forum Retrogames Brasil

Seja bem vindo ao Fórum Retrogames Brasil! Leia as regras com atenção antes de se registrar!

Xenforo - Comprar uma licença - O que acham?

Guitto

Ditador Benevolente Vitalicio
Staff member
Entrou
Abr 10, 2019
Mensagens
3,260
Reaction score
30
Pontos
48
Localização
Porto Alegre - RS
Pessoal, atualmente estamos utilizando um sistema de foruns gratuito, o MyBB. Ele é dependente de plugins, que frequentemente são "abandonados" pelos mantenedores, ou ficam sem suporte a novas versões do software. Com isso, ficamos bem limitados ao aplicar melhorias aqui, e creio que já "batemos no teto" no que poderiamos fazer.

Com isso, fui ver uma licença pra utilizar o Xenforo, que é o sistema de fóruns utilizado pelo Outerspace e outros fóruns grandes e ela custa a bagatela de 160 dólares, com a cotação atual, fica em 810,00 reais.

Ele é completo, e dispensa apresentações, incluindo aí o famigerado suporte ao tapatalk.

Com isso, pergunto: Se passassemos o chapéu entre os usuários pra dividir esse valor, e assim, diluir o montante pago, pois 810 contos é muito caro mesmo dividido entre a administração do site/fórum, vocês topariam contribuir pra ter o melhor fórum possível?
Essa licença seria perpétua, e estamos pensando em migrar o nosso servidor atual pra um melhor e mais barato. Aí migrariamos o banco de dados e já iniciariamos com um novo fórum.

Se o pessoal não tiver necessidade, então, continuaremos de boa com o MyBB. É mais pra saber da disposição de vocês em melhorar aqui.

Obrigado.
 
Infelizmente por causa da alta do dólar esse valor ai é muito alto... Acho que deve existir algum sistema pago mais barato, será que existe algum sistema tão bom quanto ele que seja mais barato?

Já fui ADM de um fórum que usava o IPB, e ele era muito bom também, mas acho que ele custava uns 180 dólares em 2009 quando os caras compraram a licença, mas ele estava evoluindo para uma interface muito bonita também. Além deles tem aquele VBulletin, esse só participei de alguns fóruns que tinha esse sistema, mas era legal também. Acho que deve existir outras alternativas mais em conta.

Que eu lembre o SMF era grátis e era bastante elogiado, alguns consideravam ele melhor que o PHPBB e MyBB.


Estava pesquisando os preços aqui e infelizmente os que citei são inviáveis, o VBulletin custa 249 dólares, e o IPB pelo que vi cobra por mês, e o plano mais barato sai mais de mil dólares por ano...

https://www.vbulletin.com/

https://invisioncommunity.com/buy

Mas o SMF continua grátis, se vocês estão cansados do MyBB e querem trocar de plataforma, acho que seria uma boa fazer um teste com ele:

https://simplemachines.org/
 
Eu ajudo.

Mas vocês deveriam fazer uma previsão mais ou menos de quanto sairia pra cada usuário (verificar quantos usuários ativos há por aqui e dividir o valor)..

E acho que todo mundo aqui deveria ajudar.

Em português esse é o único fórum realmente legal que existe.
O resto ou é espaço de extrema direita ou são fóruns que banem qualquer brincadeira.
 
Gordola da Station disse:
Eu ajudo.

Mas vocês deveriam fazer uma previsão mais ou menos de quanto sairia pra cada usuário (verificar quantos usuários ativos há por aqui e dividir o valor)..

E acho que todo mundo aqui deveria ajudar.

Em português esse é o único fórum realmente legal que existe.
O resto ou é espaço de extrema direita ou são fóruns que banem qualquer brincadeira.
O fórum tem seis membros ativos só, o restante são clones seus e do CCEMaster, então cada um teria que pagar uns 125 reais pelos meus cálculos :chorando:
 
Guitto disse:
Aí migrariamos o banco de dados e já iniciariamos com um novo fórum.

Novo fórum mas salva TUDO o que produzimos aqui, OK? Users, tópicos são aproveitados automaticamente?
 
Se tem chance de perder algo daqui, pra mim é fora de cogitação

Tô mais duro que tudo, seria difícil ajudar

Acho que o fórum não tem movimentação pra valer a pena um investimento a mais assim
 
como usuário meio aleatório eu acho que do jeito que está não está ruim, mas se decidirem da pá ajudar sim
 
Porra galera, para de muquiranice

Se converter uma turminha aí não vai sair tão caro.

Forum novo com plataforma melhor é bão demais.

Vcs gastam muito mais com onlyfans e punhestas fácil fácil.

Não tem um que seja bom e um pouco mais barato pra turma não ficar de choradeira?
 
Tb não vejo necessidade de melhoria no sistema, falando unicamente como usuário, obviamente, não sei como é por trás das cortinas

Mas dependendo do valor eu ajudo sim, se é pra melhorar o fórum eu acho válido
 
Aquela biscate do Sony podia dar um troco, já que ele é programador no Canadá, esse valor não é nada pra ele.
Fora que ele conta por 2 aqui neh.
 
Bem, se os posts antigos (principalmente os da área manutenção) forem preservados eu jogo dinheiro no chapéu sim, mesmo que os contribuintes caibam nos dedos de uma mão.

Se a moderação estiver disposta a ser transparente, falar o que esperam do fórum pós migração, e discutir isso com os usuários estou disposto a contribuir seja o que for. Se for pra manter como está, não vejo sentido nenhum em comprar licença de plataforma de fórum pra algo que vai ser usado pro gordola ficar fazendo post com personagem seguidor do Alex Jones. Poxa isso aqui tem que passar por uma reestruturação como parte de uma estratégia pra trazer novos usuários. Tem que dar ênfase à atividade do fórum e esquecer o resto. A estrutura do fórum já é bem enxutinha, mas pra ser legal de participar e destacar os... destaques, minha proposta é

1. eliminar a àrea de divulgação de canais do youtube de vez e colocar como regra do fórum o BAN de divulgadores de canal com menos de 10 posts -> OK se algum membro ativo quiser divulgar algo, mas todo mundo sabe que quem vem só pra divulgar o canal vai postar e nunca mais vai lembrar desse lugar

2. despejar todo o conteúdo do Atualidades para o Save Point, eliminar Atualidades -> opa vamos lá, esse tem um argumento maiorzinho...
Vamos ser sinceros aqui, o foco do fórum é retro games, ninguém novo vai entrar aqui pra discutir filminho de herói da Marvel, e pelo visto nem usuários pré existentes já que agora a página 1 do SP tem 80% tópicos "fim de semana está aí" do Galdius. O Atualidades é o mais ativo e tem uma dinâmica legal, só que eu acho melhor aproximar esses posts dos posts de jogos que já são maioria no Save Point.
Então o Save Point fica tipo uma seção "Consoles" de um Outerspace ou Fórum UOL Jogos da vida, pra postar notícias e tudo relacionado a videogames não-retrô. Num fórum com mais de meia dúzia de usuários ativos seria interessante uma área PC separada, mas como não temos esse movimento, melhor colocar no SP também.

3. tirar a seção de manutenção do SP, Manutenção/Mods vira uma pasta raíz -> pelo amor de deus galera, o Yon, naldin, Odin e outros usuários têm um conteúdo muito foda de eletrônica, mods e manutenção de videogames/tvs e esse pode ser um diferencial muito legal do fórum, não escondam isso numa seção de um "cultura pop" por favor. Acho que todo mundo tá no discord do Yon, sugiro logarem mais uma vez e olharem as discussões que temos naquele lugar. Os tópicos que já estão dentro dessa subseção hoje trazem usuários novos, "direto" (guardado devidas proporções) vejo usuários de fora interagindo nesses posts, acredito que um destaque nessa área escondida do fórum anime mais quem cair em um dos tópicos pelo google ficar e contribuir.

Com as 3 propostas, eu imagino que a estrutura do fóro ficaria + ou - assim:
+Retrogames Brasil
|----Retrogames ( Discussões e reviews de jogos da primeira até a sétima geração (PS3, 360, Wii) )
|----Save Point   ( Notícias e discussões de jogos da sétima geração até a atual (PS5, XSX, Switch) ) <- os excelentes tópicos do Neto entram aqui
|----Manutenção e Tutoriais ( Duvidas? Console parou de funcionar? PC explodiu? Quer ajudar outros usuários? Essa é a area! )
+Off-Topic
|----Anarquia
|----Classificados

Não sei como é o software do fórum, mas acredito eu que o post de regras não ocuparem sua própria seção vazia, mas sim sejam somente posts pinados em cada seção ativa, já seja o suficiente e mais satisfatório do que ter uma seção morta no índice principal.

Queria saber a opinião de todo mundo quanto a isso, não só da moderação, pra abrir uma discussão sobre o que pode mudar. Não adianta nada plataforma nova, fórum velho.
 
A ideia do Punch é boa, eu iria sugerir que fosse criada uma pasta exclusiva para manutenção, e não como uma sub pasta como está atualmente, pois metade dos membros aqui curtem consertos, e ficaria bem mais visível, assim como está está muito escondida essa pasta... Já tentei trazer membros novos para cá e acho que eles não se interessaram porque essa pasta está escondida na Save Point.

Além dessa pasta eu sugiro também uma pasta sobre áudio e vídeo, pois muita gente se interessa por esses aparelhos, sendo para usar em consoles antigos, quanto novos, ai o pessoal poderia criar tópicos referentes a televisores e aparelhos de som ligados aos consoles. Poderia ter informática nessa mesma pasta, sendo informática retrô ou atual, pois computadores também rodam jogos.

Sobre a plataforma, tem que ser bem pensado, o Xenforo é bem melhor que essa plataforma, mas é um investimento alto, acho que o fórum precisa de uma reformulação para voltar a crescer.

Felizmente as postagens desse fórum podem ser transferidas para a nova plataforma por meio de backup, só tem que ser convertido que eu lembre.
 
Odin disse:
A ideia do Punch é boa, eu iria sugerir que fosse criada uma pasta exclusiva para manutenção, e não como uma sub pasta como está atualmente, pois metade dos membros aqui curtem consertos, e ficaria bem mais visível, assim como está está muito escondida essa pasta... Já tentei trazer membros novos para cá e acho que eles não se interessaram porque essa pasta está escondida na Save Point.

Além dessa pasta eu sugiro também uma pasta sobre áudio e vídeo, pois muita gente se interessa por esses aparelhos, sendo para usar em consoles antigos, quanto novos, ai o pessoal poderia criar tópicos referentes a televisores e aparelhos de som ligados aos consoles. Poderia ter informática nessa mesma pasta, sendo informática retrô ou atual, pois computadores também rodam jogos.

Sobre a plataforma, tem que ser bem pensado, o Xenforo é bem melhor que essa plataforma, mas é um investimento alto, acho que o fórum precisa de uma reformulação para voltar a crescer.

Felizmente as postagens desse fórum podem ser transferidas para a nova plataforma por meio de backup, só tem que ser convertido que eu lembre.

Acho que como o Punch disse, ficaria ótimo
Coisa de eletrônico em geral a gente falaria na parte de eletrônica, assim como informática, pensando mais em hardware e retro computadores entra nos Retros.
E como falaram, se tivéssemos uma área focada nisso de manutenção e eletrônica, me empenharia mais pra trazer discussões que trocamos idéia fora daqui pra cá em formato de tópico, tutoriais e etc. :coracao:

Não dá pra pensar algo pra melhorar visibilidade no google, por exemplo? Acho que é um investimento muito melhor que isso.
 
Bom, como o @Punch deu sugestões MUITO válidas, já vou aplicando algumas delas.

Galera, se o fórum contribuir com 40% desse valor (está com sobrepreço, pois o dólar está alto) eu acredito que posso inteirar o resto, e parcelo em suaves prestações no meu cartão. O Neto sabe que utilizar esse sistema de fóruns é uma vontade antiga minha. Eu ia até pegar uma versão de testes pra ver como funciona (há um período gratis, mas é apenas 7 dias).

Não perderiamos nada, a versão paga tem uma ferramenta de conversão de dados do MyBB para o Xenforo. Como vocês já devem ter percebido, muita coisa é preciso fazer na mão aqui, e outras vezes tivemos que contornar com plugins feitos pela comunidade, isso acaba tornando as ferramentas um verdadeiro frankenstein. Estou ouvindo e lendo tudo que o pessoal pede, as vezes conseguimos fazer, outras não, mas tudo que o Punch pediu no item 2, acho que concordamos todos. Melhor ideia ever, me beija.

A minha ideia de trazer o Xenforo é tornar tudo mais simples, as vezes tem atualização de segurança no Sistema do fórum que ficamos postergando devido aos bugs. O fórum já teve um breve reset (que vocês mal sentiram), depois disso agendei backups períodicos, manutenções preventivas e o Neto tá sempre de olho e me avisando sobre eventuais problemas. Ter algo pronto e fechado, que tem desenvolvimento ativo e suporte comercial seria MUITO MELHOR pessoal. Teve uma vez que passei 8hrs com o suporte da Hostgator até ajustar algo simples por aqui, a ferramenta é free e open source, não da pra reclamar. Mesmo com esses detalhes, ainda é MUITO superior ao que tinhamos no forumeiros.
 
Tô em uma situação bem delicada, mas se for para melhorar o fórum e tentar aumentar a comunidade, tem meu apoio e dinheiro.

Amo este fórum e a toda comunidade, boa parte da minha vida se passou aqui e é triste ver tantos lugares em que passei já estarem desativados. Por isso, olho com bastante carinho para o fórum e todos amigos que tive aqui, na alegria e na tristeza.

Discuti esses dias com o Guitto de uma integração maior entre o fórum e outros meios referentes ao próprio Retro Games Brasil. Disso, revelei a vontade de um projeto já existente do fórum mas que se parou por muito tempo... mas ressucitá-lo de uma forma mais organizada e profissional pra tentarmos alçar nÍveis diferentes.

Esse projeto estou montando de forma em que quando eu a apresente, seja um projeto palpável e que possamos nos organizar da melhor forma possível dentro da realidade de tempo de quem queira participar.

Em breve... e vida longa ao verdadeiro e primeiro RETRO GAMES BRASIL, ou também conhecido como LGBT... ops, RGB!
 
Eu como usuário não tenho o que reclamar do forum, por trás sei que podemos perder funcionalidades, sei bem como é sistema aberto onde mantenedores simplesmente abandonam tudo. Mas pelo movimento pequeno do forum não acredito que vale a pena o investimento.

Se os donos/admins tem ideia de fazer o forum crescer, melhor crescer ele primeiro, se não tem essa ideia melhor deixar assim mesmo.

Se a ideia é crescer o @punch deu boas ideias e minha sugestão fica mais em focar melhor o forum, hoje foruns estão cadas vez menos utilizados, não adianta tentar atirar para todo lado como aqui que não vai atrair ninguém. Minha visão de usuários que aparecem e somem é: chegam pelo nome achanado que terão boas informações sobre retrogames mas se deparam com tópicos de jogos atuais ps5/xbox/pc e tópicos do tipo xerosas / terraplanismo, nunca mais voltam.
 
naldin disse:
Minha visão de usuários que aparecem e somem é: chegam pelo nome achanado que terão boas informações sobre retrogames mas se deparam com tópicos de jogos atuais ps5/xbox/pc e tópicos do tipo xerosas / terraplanismo, nunca mais voltam.


SEM MAIS E ASSINO EMBAIXO!

PUNCH PRESIDENTE E NALDIN VICE! :clapping:, :clapping:, :clapping:, :clapping:, :clapping:, :clapping:, :clapping:, :clapping:, :clapping:, :clapping:,
 
Punch disse:
Bem, se os posts antigos (principalmente os da área manutenção) forem preservados eu jogo dinheiro no chapéu sim, mesmo que os contribuintes caibam nos dedos de uma mão.

Se a moderação estiver disposta a ser transparente, falar o que esperam do fórum pós migração, e discutir isso com os usuários estou disposto a contribuir seja o que for. Se for pra manter como está, não vejo sentido nenhum em comprar licença de plataforma de fórum pra algo que vai ser usado pro gordola ficar fazendo post com personagem seguidor do Alex Jones. Poxa isso aqui tem que passar por uma reestruturação como parte de uma estratégia pra trazer novos usuários. Tem que dar ênfase à atividade do fórum e esquecer o resto. A estrutura do fórum já é bem enxutinha, mas pra ser legal de participar e destacar os... destaques, minha proposta é

1. eliminar a àrea de divulgação de canais do youtube de vez e colocar como regra do fórum o BAN de divulgadores de canal com menos de 10 posts -> OK se algum membro ativo quiser divulgar algo, mas todo mundo sabe que quem vem só pra divulgar o canal vai postar e nunca mais vai lembrar desse lugar

2. despejar todo o conteúdo do Atualidades para o Save Point, eliminar Atualidades -> opa vamos lá, esse tem um argumento maiorzinho...
Vamos ser sinceros aqui, o foco do fórum é retro games, ninguém novo vai entrar aqui pra discutir filminho de herói da Marvel, e pelo visto nem usuários pré existentes já que agora a página 1 do SP tem 80% tópicos "fim de semana está aí" do Galdius. O Atualidades é o mais ativo e tem uma dinâmica legal, só que eu acho melhor aproximar esses posts dos posts de jogos que já são maioria no Save Point.
Então o Save Point fica tipo uma seção "Consoles" de um Outerspace ou Fórum UOL Jogos da vida, pra postar notícias e tudo relacionado a videogames não-retrô. Num fórum com mais de meia dúzia de usuários ativos seria interessante uma área PC separada, mas como não temos esse movimento, melhor colocar no SP também.

3. tirar a seção de manutenção do SP, Manutenção/Mods vira uma pasta raíz -> pelo amor de deus galera, o Yon, naldin, Odin e outros usuários têm um conteúdo muito foda de eletrônica, mods e manutenção de videogames/tvs e esse pode ser um diferencial muito legal do fórum, não escondam isso numa seção de um "cultura pop" por favor. Acho que todo mundo tá no discord do Yon, sugiro logarem mais uma vez e olharem as discussões que temos naquele lugar. Os tópicos que já estão dentro dessa subseção hoje trazem usuários novos, "direto" (guardado devidas proporções) vejo usuários de fora interagindo nesses posts, acredito que um destaque nessa área escondida do fórum anime mais quem cair em um dos tópicos pelo google ficar e contribuir.

Com as 3 propostas, eu imagino que a estrutura do fóro ficaria + ou - assim:
+Retrogames Brasil
|----Retrogames ( Discussões e reviews de jogos da primeira até a sétima geração (PS3, 360, Wii) )
|----Save Point   ( Notícias e discussões de jogos da sétima geração até a atual (PS5, XSX, Switch) ) <- os excelentes tópicos do Neto entram aqui
|----Manutenção e Tutoriais ( Duvidas? Console parou de funcionar? PC explodiu? Quer ajudar outros usuários? Essa é a area! )
+Off-Topic
|----Anarquia
|----Classificados

Não sei como é o software do fórum, mas acredito eu que o post de regras não ocuparem sua própria seção vazia, mas sim sejam somente posts pinados em cada seção ativa, já seja o suficiente e mais satisfatório do que ter uma seção morta no índice principal.

Queria saber a opinião de todo mundo quanto a isso, não só da moderação, pra abrir uma discussão sobre o que pode mudar. Não adianta nada plataforma nova, fórum velho.

Cara, sua sugestão foi quase que acatada integralmente. Se tu não postar mais, vou comer teu cu e te passar corona.
O post de regras é assim JUSTAMENTE pra que esteja na cara. Não da pra dizer que não leu desse jeito.
 
Topo