O que há de novo
https://i.imgur.com/mL3bSuR.jpg
Forum Retrogames Brasil

Seja bem vindo ao Fórum Retrogames Brasil! Leia as regras com atenção antes de se registrar!

Qual seu último conserto/gambiarra?

Uma boa limpeza em dois controles que vieram com meu x360

image.png
image.png
Recentemente recuperei quatro controles desses para os caras da loja, dois deles eu troquei os analógicos e os botões LB e RB, outros dois só troquei os botões LB e RB, esses controles são bons de mexer, pois não tem frescuras como os controles dos consoles da Sony com aquelas películas chatas de mexer 😂
 
Recentemente recuperei quatro controles desses para os caras da loja, dois deles eu troquei os analógicos e os botões LB e RB, outros dois só troquei os botões LB e RB, esses controles são bons de mexer, pois não tem frescuras como os controles dos consoles da Sony com aquelas películas chatas de mexer 😂
Da Sony é um nojo, nem tanto pela pelicula, mas depois que desmonta pra conseguir deixar tudo no lugar e fechar é coisa de maluco
 
Da Sony é um nojo, nem tanto pela pelicula, mas depois que desmonta pra conseguir deixar tudo no lugar e fechar é coisa de maluco
Senti falta do banho nas placas dos controles hein

Tenho um DS3 aqui desmontado faz anos, pq ele deu problema depois de cair, abri, consertei.. Na hora de montar tinha um espaçador minúsculo que mantém algum botão dos de cima na posição certa que eu pus um pouquinho errado e ela quebrou quando fui fechar a carcaça kkkk
Um dia qualquer preciso tirar de lá, remendar e gastar um tempo pra montar ele, muito chato
 
@Yon e @burn1004 está faltando fotos de um NES aqui eim? 😁
Essa a novela foi longa kkkk

itd4jWl.jpeg


Época da pandemia o burn me mandou esse NES, que o @Odin encontrou morto nas andanças dele.. Dava sinal de nada

Dei aquele trato básico, nada mudou

Cismei com o soquete dele, que é comum dar problema de pegar o jogo.. Cheguei a fazer essa master gambiarra aqui pra ter certeza que não era ele

vLQG6QP.jpeg

EAto3n9.jpeg


E claro, nada!
Fui pro osciloscópio, teste de continuidade, testei pra ver se tinha sinal na primeira entrada de dados dele, pelo risco liso ali dá pra ver que nada
bWQsN14.jpeg


Testei as trilhas, tudo dando continuidade..

Fui pra próxima parte.. Tirei os CIs, aproveitei pra dar um banho na placa, peguei meu turbo game e testei a CPU e PPU nele. Funcionou! Melhor notícia!
YwfWyEf.jpeg

3KU3Zbe.jpeg


Quando ponho a WRAM, o Turbo Game fica zuado

nmbW5it.png


Beleza! Achei o problema!!!
Volto tudo pro NES, pego a RAM do meu turbo game pra substituir.. E nada de sinal :poop:

Ah, detalhe.. Eu fiz isso pausando alguns meses pq meu tdah e um bucado de mexida na vida me fazia ficar frustrado e irritado em pensar em pegar o NES pra mexer.. Ainda mais depois dessa haha
Daí só larguei ele por um bom tempo e enquanto isso o @burn1004 todo dia lá perguntando do NES, fantasiando jogar NES com a esposa, querendo comprar everdrive e etc kkkkk

Resolvi que tinha que terminar isso pra seguir a vida em frente, pedi ajuda ao @naldin pra me tirar do bloqueio. O cara arruma 2 RX580 da PCYes antes do café da manhã todo dia, pensa o que vai ser um nintendinho pro cara né??

Resultado: Na gambiarra de soldar o cartucho direto na placa do NES, eu deixei um fiapinho microscópico de solda ponteando um contato com o do lado 🤡🤡
Como eu demorei muito tempo de um processo pro outro, acabei não conferindo isso, vacilei demais!

Com o Naldin o jogo já pegou, mas cheio de caracteres na tela.. Comprei umas RAMs no aliexpress, bem naquela época que tava no taxa não taxa e os caras devolvendo compra, demorando pra caralho pra entregar e etc..
Demorou mas depois de um tempo chegou.
Acabou que as duas RAMs tavam com problema, tanto a da CPU quanto a de vídeo.
Blz, tudo lindo, funcionando
blSriYT.png

Qak0KJ6.jpeg

TdWsXEi.png

Easter eggs by @Punch

Beleza, início desse mês ele ia retornar pro RJ, peguei a case dele pra dar uma limpeza e tudo e guardei as peças internas dentro da caixa que já ia enviar pro burn.
Só não contava que uma das três filhotes de gato que são do capiroto iam conseguir mexer na caixa e pegar bem o botão power pra brincar, bem de manhãzinha, tava dormindo ainda..
Acabou que o Power caiu no chão e entrou no território do Minduin. Aí fudeu.
rbx94MA.jpeg

Ele pode fingir saber o que tá fazendo, mas não sabe! Não tem controle sob as ações dele!

Resultado do tempo que ele teve acesso ao botão, sorte que eu ouvi o barulho de coisa errada e levantei pra ver o que era:
v4RVqtC.png


Fiquei putaço, tentei encontrar um novo e basicamente teria que comprar outro NES pra sacrificar kkk
Mas burnão tava tão afim de jogar o NES dele que me mandou parar de preocupar com isso e mandar logo pra ele
Dei um trato nele, reforcei a parte interna, lixei, poli e acabou ficando até ok no final.
8MchPTF.png

E é isso! NES foi renascido dos mortos, sobreviveu à viagem ao RJ sem sequestros ou assaltos..

Só faltou que queria pelo menos tentar um retrobright e por um adesivinho pra voltar o escrito da frente, mas o burn não me deixou tirar as marcas de idade dele :cautious:
TL93xWV.jpeg
 
Fico feliz que esse NES tenha voltado a vida, eu encontrei ele atirado numa loja tipo um Sebo em 2020 pouco antes da pandemia começar, no inicio eu não quis ficar com ele, pois eu já tinha o meu, mas consegui comprar uma pistola Zapper, dois jogos originais e um adaptador de cartuchos de 60 pinos para 72 pinos que estavam junto com ele, falei desse achado e o Burn pirou e pediu para mim comprar ele para repassa-lo, esse NES estava no meio de um lote por 300 reais, ele tinha dois controles originais e alguns jogos, mais a pistola Zapper e o adaptador que eu tinha comprado antes, mas ai fiz um trato com ele e repassei esse NES com um dos controles e um jogo por 150 reais, o restante dos itens eu fiquei para mim, mas quando fui testar ele, só ficava piscando a tela aparecendo uma tela rosa e outra preta, ai fiz um teste nele e coloquei o slot do meu NES, passou a dar só a tela rosa, tentei mexer nele, mas como não tenho o mesmo conhecimento do Yon e do naldin, e na época eu tinha menos conhecimento e prática do que agora, fazia só um ano que eu tinha começado a mexer com eletrônica e não consegui consertar ele, mesmo assim o Burn quis ficar com o console para ele tentar arrumar, ai ele não conseguiu e enviou para o Yon tentar.

Eu tinha ficado bastante frustrado por ter pego esse console com defeito e não consegui consertar, mas ainda bem que o Yon conseguiu dar um trato nele 😂
 
Última edição:
  • Like
Reactions: Yon
Fico feliz que esse NES tenha voltado a vida, eu encontrei ele atirado numa loja tipo um Sebo em 2020 pouco antes da pandemia começar, no inicio eu não quis ficar com ele, pois eu já tinha o meu, mas consegui comprar uma pistola Zapper, dois jogos originais e um adaptador de cartuchos de 60 pinos para 72 pinos que estavam junto com ele, falei desse achado e o Burn pirou e pediu para mim comprar ele para repassa-lo, esse NES estava no meio de um lote por 300 reais, ele tinha dois controles originais e alguns jogos, mais a pistola Zapper e o adaptador que eu tinha comprado antes, mas ai fiz um trato com ele e repassei esse NES com um dos controles e um jogo por 150 reais, o restante dos itens eu fiquei para mim, mas quando fui testar ele, só ficava piscando a tela aparecendo uma tela rosa e outra preta, ai fiz um teste nele e coloquei o slot do meu NES, passou a dar só a tela rosa, tentei mexer nele, mas como não tenho o mesmo conhecimento do Yon e do naldin, e na época eu tinha menos conhecimento e prática do que agora, fazia só um ano que eu tinha começado a mexer com eletrônica e não consegui consertar ele, mesmo assim o Burn quis ficar com o console para ele tentar arrumar, ai ele não conseguiu e enviou para o Yon tentar.

Eu tinha ficado bastante frustrado por ter pego esse console com defeito e não consegui consertar, mas ainda bem que o Yon conseguiu dar um trato nele 😂
Pra mim foi um belo aprendizado também.. Além da chance de mexer num NES de verdade, NTSC e tudo mais.. Nunca tinha mexido em um, só em turbo game e dynavision
 
Esse deu trabalho mesmo, ta louco. Agora essa do botão para encerrar foi demais kkkkkk
 
  • Like
Reactions: Yon
Fico feliz que esse NES tenha voltado a vida, eu encontrei ele atirado numa loja tipo um Sebo em 2020 pouco antes da pandemia começar, no inicio eu não quis ficar com ele, pois eu já tinha o meu, mas consegui comprar uma pistola Zapper, dois jogos originais e um adaptador de cartuchos de 60 pinos para 72 pinos que estavam junto com ele, falei desse achado e o Burn pirou e pediu para mim comprar ele para repassa-lo, esse NES estava no meio de um lote por 300 reais, ele tinha dois controles originais e alguns jogos, mais a pistola Zapper e o adaptador que eu tinha comprado antes, mas ai fiz um trato com ele e repassei esse NES com um dos controles e um jogo por 150 reais, o restante dos itens eu fiquei para mim, mas quando fui testar ele, só ficava piscando a tela aparecendo uma tela rosa e outra preta, ai fiz um teste nele e coloquei o slot do meu NES, passou a dar só a tela rosa, tentei mexer nele, mas como não tenho o mesmo conhecimento do Yon e do naldin, e na época eu tinha menos conhecimento e prática do que agora, fazia só um ano que eu tinha começado a mexer com eletrônica e não consegui consertar ele, mesmo assim o Burn quis ficar com o console para ele tentar arrumar, ai ele não conseguiu e enviou para o Yon tentar.

Eu tinha ficado bastante frustrado por ter pego esse console com defeito e não consegui consertar, mas ainda bem que o Yon conseguiu dar um trato nele 😂
Você nunca tinha mexido ou visto um original? Eu só joguei nos anos 90 em um que era de um primo mais novo, ai só vi outro pessoalmente quando ganhei dois NES com defeito em 2011, o meu que ainda tenho e outro com um problema similar a esse, mas consegui recuperar só o meu, na época eu nem sonhava em mexer com eletrônica, mas ele tinha problema no som, ele ficava falhando, consegui arrumar ele sem querer abrindo a caixinha onde ficava as entradas da fonte, e dos cabos RF e AV, vi que a placa estava enferrujada em baixo e lixei, acho que era só trilha enferrujada, o outro NES ficava só piscando como se estivesse com cartucho pirata, ele estava em estado estético feio, cheio de trincados, ai como na época não tinha interesse em mexer com eletrônica, acabei trocando ele por um Game Boy funcionando, mas acho que o defeito dele era só folga no slot, agora nunca mais vou saber se era isso, ai só mexi em outro em 2019, outro com o mesmo defeito, e só mexi no slot, e por último mexi no meu NES quando converti ele para NTSC.
 
Você nunca tinha mexido ou visto um original? Eu só joguei nos anos 90 em um que era de um primo mais novo, ai só vi outro pessoalmente quando ganhei dois NES com defeito em 2011, o meu que ainda tenho e outro com um problema similar a esse, mas consegui recuperar só o meu, na época eu nem sonhava em mexer com eletrônica, mas ele tinha problema no som, ele ficava falhando, consegui arrumar ele sem querer abrindo a caixinha onde ficava as entradas da fonte, e dos cabos RF e AV, vi que a placa estava enferrujada em baixo e lixei, acho que era só trilha enferrujada, o outro NES ficava só piscando como se estivesse com cartucho pirata, ele estava em estado estético feio, cheio de trincados, ai como na época não tinha interesse em mexer com eletrônica, acabei trocando ele por um Game Boy funcionando, mas acho que o defeito dele era só folga no slot, agora nunca mais vou saber se era isso, ai só mexi em outro em 2019, outro com o mesmo defeito, e só mexi no slot, e por último mexi no meu NES quando converti ele para NTSC.
Até já tinha visto de vista mesmo kkk
Mas eu era criança, parente de parente adolescente tinha levado lá pro sítio e ficou jogando algum jogo do Simpsons.. Mas tinha proximidade 0 com ele, só vi mesmo kk
 
Até já tinha visto de vista mesmo kkk
Mas eu era criança, parente de parente adolescente tinha levado lá pro sítio e ficou jogando algum jogo do Simpsons.. Mas tinha proximidade 0 com ele, só vi mesmo kk
Putz 😂

Esse que vi na infância era de um primo mais novo, ele tinha uns 5 anos, e queria um SNES, mas ai o pai dele levou ele num mercado, acho que num Carrefour, isso em meados de 1995, e eles viram um NES original em promoção, e acabaram comprando ele achando que seria mais fácil de conseguir jogos, mas compraram vários jogos piratas para ele e nunca conseguiram jogar por ser bloqueado, e na época nem sabiam desbloquear, uma vez cheguei a levar alguns cartuchos do meu Dynavision e um adaptador para cartuchos de 60 pinos e mesmo assim não deu certo, isso foi em 1997 que eu lembre... Ai o moleque ficou uns três anos só jogando Mario 3 naquele NES, até que em 1998 minha mãe me fez doar a ele meu Dynavision 3, que foi meu primeiro videogame. Tempos depois tentei comprar aquele NES dele, na época quase comprei ele por 25 reais, era dinheiro na época e era o que valia mesmo, naquele tempo se comprava SNES usados por 50 contos, mas ele já tinha se desfeito do NES. Mas por um bom tempo joguei Mario 3 com esse meu primo nesse NES quando eu ia visitar ele, depois disso só fui tocar em outro NES de novo em 2011 quando ganhei aqueles dois, e toquei num controle original novamente em 2019 quando consertei aquele NES que estava com folga no slot 😂
 
  • Like
Reactions: Yon
Hoje fiz algo inédito que eu ainda não tinha feito, que foi converter um dos meus Dreamcast americanos para NTSC novamente :D



Esse Dreamcast é um verdadeiro Frankenstein e tem história, veio do RJ, já viajou para Brasília e hoje está no RS, eu peguei ele numa troca em 2012, negociei ele com defeito com o Burn, dei um Atari no estado para ele em troca, e desde então troquei várias peças dele, até ele ficar funcional alguns anos depois. Só que em 2016 eu furei a placa dele por acidente, coloquei um parafuso errado quando fui parafusar o leitor dele novamente e acabei furando a placa, ai um amigo me ajudou e consegui com ele outra placa, mas essa placa não era americana, era uma placa da Tectoy, e esse console passou a ser PAL-M, e isso me incomodava desde então, até que hoje converti ele para NTSC novamente.



Esses tempos um parceiro de outro fórum tinha convertido o dele para NTSC também, e ele postou em outro fórum o que ele tinha feito, mas eu não tinha entendido direito o que ele fez, e ele me explicou sobre uns jumpers da placa, ai fiquei de fazer uns testes, e vi que o meu não tinha esses jumpers, que era praticamente uma placa americana, mas estava em PAL-M, ai ele me passou um esquema de fazer um jumper na placa, e usar um disco chamado Dreamcast Region Change, mas na época não pude fazer esse teste, e só hoje resolvi fazer isso.

O que fiz foi basicamente fazer um jumper do pino 12V na placa, onde é encaixada a fonte, e ligar o jumper ao resistor R512, bem como mostra nas fotos:





Fazendo isso a pessoa pode fazer a modificação necessária. Depois disso baixei e gravei num CDR a imagem do Dreamcast Region Change, usei o programa IMGBurn com o plugin para gravar imagens .CDI do Dreamcast, aqui está os link para baixar a imagem e o programa para gravar, é tudo gratuito:


Feito isso, coloquei o CDR no console e apareceu essa tela, cliquei no Change Region:



Depois aparece essa tela, essa foto peguei na internet, não estava essa configuração no meu, em Country o meu estava em USA, o Broadcast estava em PAL-M, e o Language estava em English, no meu caso eu só mudei o Broadcast de PAL-M para NTSC e cliquei em Write, depois disso cliquei em Reboot, e o console reiniciou e ficou em NTSC.



Depois disso só desmontei o console novamente e removi o jumper da placa, não precisa mais dele depois disso, ai é só montar o console novamente que ele vai ficar em NTSC. Esse jumper só serve para poder fazer essa modificação no Dreamcast Region Change, pois ele permite que altere a memória Flash do console usando esse Dreamcast Region Change. Se não fizer esse jumper não é possível fazer a modificação, ontem tentei fazer sem ele e não consegui, quando ele reiniciava voltava a ficar PAL-M novamente. Esse método serve para quem quiser fazer isso mas tem o GDEmu, para isso é só passar o arquivo de imagem do Dreamcast Region Change para o cartão SD, depois que fazer esse jumper que falei.

Feito isso o console ficou pronto, é uma tarefa simples, mas que custei a entender, não precisa trocar cristal nem nada, só fazer um jumper na placa e usar um programa para fazer essa alteração :D
 
Última edição:
Hoje dei um trato no meu Teejogo II e consertei os três botões vermelhos dele que só funcionavam quando queriam 😁



Esses botões são um do console que é o botão de iniciar os jogos, e os outros dois botões eram dos controles, cada controle tem um botão vermelho, eu não tinha mexido neles antes porque achava que tinha que trocar eles por novos, mas quando abri o console e os controles, vi que era um sistema muito antigo até para a época, esses botões são só duas latinhas que encostam uma na outra para dar contato quando o botão vermelho de plástico é apertado... Eu não cheguei a tirar fotos do console aberto, mas tirei de um dos controles, o sistema é esse aqui:



Eu só entortei um pouco para cima a latinha que encosta no botão e na outra latinha, e lixei a outra latinha redonda até ela ficar dourada de novo, depois lixei a outra latinha também, fiz isso nos três botões e depois limpei com álcool isopropílico:



Depois desentortei a latinha que eu tinha entortado e montei tudo, os botões voltaram a funcionar normalmente, não precisei soldar nada, só lixei essas latinhas com uma lixa de papel e depois limpei tudo. O console passou a funcionar normalmente agora, fazia tempo que esse console estava com esse problema, comprei ele em 2018 e acho que sempre falhava esses botões, mas só não mexi antes porque achava que precisava comprar botões novos. Aqui está um vídeo dele funcionando normalmente:



Quem tiver esse console e estiver com o mesmo problema, é um processo bem simples de resolver e não precisa manjar muito de eletrônica, só precisa desmontar e montar com cuidado.

Ontem eu fiz só uma limpeza nos meus outros Pongs, pois eles ficam expostos em uma estante e de tempos em tempos tenho que tirar a poeira deles, ai aproveitei e fiz uns vídeos deles funcionando para postar em umas redes sociais, pois pouca gente viu eles funcionando, quem estiver curioso com eles aqui estão os vídeos:







 
  • Like
Reactions: Yon
MESQE9Z_o.jpg

Esse Telejogo foi o primeiro contato que eu tive com videogame, meu tio teve um desse

E essa tv boombox eim?
 
MESQE9Z_o.jpg

Esse Telejogo foi o primeiro contato que eu tive com videogame, meu tio teve um desse

E essa tv boombox eim?
Pois é, lembrei que você me contou sobre ele uma vez, esse ai um dia eu quero trocar a carcaça de madeira dele que está feia e quebrada num dos cantos, tem um cara que vi no ML uma vez que faz elas novas, tanto do I quanto do II, e ainda preciso fazer um recap nele, agora ele está funcionando 100% e sempre teve imagem boa, funciona colorido até em umas TVs problemáticas minhas, mas os capacitores dele já tem mais de 40 anos, preciso troca-los 😂

Essas TVs ai eu tenho mais para usar com esses Pongs, tem dois deles, o Videorama e o Telegame 4002, que só dão imagem boa com elas, a TVzinha preta que aparece com eles é uma Samsung original que garimpei ano passado, um dia gostaria de conseguir uma quadradinha daquelas de porteiro dos anos 80 e 90 que ainda não tenho.
 
Hoje recuperei essa fonte de Nintendo 64 original 110V americana 😁



Peguei ela para arrumar ontem, mas só mexi nela hoje, ela funcionava, mas quando ela era ligada em algum console ele dava tela preta, e isso não era defeito no console, pois ela foi testada em dois consoles funcionando, que funcionaram com outras fontes normalmente, então o dono me disse que era defeito nessa fonte mesmo. O que fiz foi algo simples, só troquei esse capacitor grande aqui:



Provavelmente esse capacitor já tinha sido trocado antes, colocaram um capacitor de 100 uF 160V nela, e infelizmente eu não tinha esse capacitor novo, mas eu tinha outra fonte estragada que era americana, e tinha um capacitor quase igual, mas era um de 100 uF 200V, aparentemente esse capacitor era o original da fonte estragada, ai testei ele nessa fonte com problema e ela passou a funcionar normalmente.



Eu sabia que era defeito de capacitor, já consertei uma fonte de Wii com defeito similar ano passado, eu tinha aberto ela e vi que o capacitor maior estava estufado, só troquei ele e ela tinha voltado a funcionar também, mas este dessa fonte de Nintendo 64 não estava estufado, mas vi que ele não era o original da fonte, provavelmente o problema era que ele era 160V e o original era 200V, ai provavelmente a fonte não gerava energia suficiente para fazer o console iniciar os jogos.
 
  • Like
Reactions: Yon
Nesse último sábado dei um trato nesse Turbo Game e consertei um controle dele também 😁



Peguei esse console para consertar com um amigo, e ele me deu ele com os dois controles originais dele, testei um deles estava funcionando, testei ele no meu Hi-Top Game e estava ok, mas o outro não funcionava, ai dei uma limpada nele e ele ficou cheio de mau contato, as vezes eu apertava o B e ele apertava o Start junto, ai abri ele novamente, testei o cabo e estava ok, mas os contatos estavam com pontos de ferrugem, lixei todos eles, ai ele voltou a funcionar normalmente.

Ele pediu só para mim dar uma revisada no console, ele estava funcionando, mas notei que o Reset dele não funcionava, então abri ele, e percebi que estava faltando algo no Reset, tinha só um contato na placa, com um Durex em cima dele:



Ai entrei em contato com o @Yon , que entende bastante de Turbo Game, ele me disse que aquele Durex segurava uma latinha igual a essa:



Pensei em adaptar uma borrachinha de controle no lugar, mas tentei fazer outra latinha igual para deixar o console mais original, por mais tosca que era aquela latinha, ai procurei por uma lata de refrigerante que estava atirada no meu pátio, achei ela e retirei esse lacre, tentei fazer uma latinha igual, mas não deu certo, ficou muito dura:



Ai não tive outra alternativa, tive que usar uma borrachinha mesmo, tenho um saco cheio de borrachas de diversos controles que fui juntando de 2010 para cá, e achei essa aqui que acho que era de um controle de Nintendo 64:



Testei a borrachinha e funcionou certinho, ela ficou assim na placa, eu queria ter colado ela com cola quente para ficar mais firme, mas infelizmente minha pistola de cola quente estragou, ai tive que colar ela com Durex mesmo, como era a latinha original... Eletrônico da CCE sem cola quente ou Durex, é impossível de encontrar 😂



Mas ai fui fechar o console e o botão de plástico ficou duro e nem descia quando apertava ele, ai tive que abrir ele novamente e cortar um pedaço de baixo do botão, antes era assim:



Depois ficou assim:



Feito isso o botão de plástico passou a descer novamente e o Reset voltou a funcionar, fiz um vídeo testando o Reset:

 
  • Love
Reactions: Yon
e @Odin deu uma boa limpada nos slots??
Esse de 60 pinos principalmente, é bem chato
 
e @Odin deu uma boa limpada nos slots??
Esse de 60 pinos principalmente, é bem chato
Os caras da loja já tinham dado uma boa limpada neles antes, os dois slots estavam pegando certinho e o console aparentemente estava limpo.
 
  • Like
Reactions: Yon
Topo